Curso de Agronomia da UENP completa 50 anos

Quarta, 25 Novembro 2020 10:16 por Editor da Comunicação Social
Vista aérea do Campus Luiz Meneghel de Bandeirantes Vista aérea do Campus Luiz Meneghel de Bandeirantes

Há exatos 50 anos, em 25 de novembro de 1970, nascia o curso de Agronomia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), na época denominada Escola Superior de Agronomia de Bandeirantes. Meio século depois, o curso se tornou referência e é considerado uns dos melhores do Brasil pelas avaliações e pela tradição em formar profissionais de excelência para atuação no mercado de trabalho. De lá para cá já foram 4720 engenheiros agrônomos graduados pela Instituição.

O coordenador do curso, professor-doutor José Celso Martins, formado na quarta turma, em 1976, destaca que a formação acadêmica do corpo docente de Agronomia da Universidade é um grande diferencial que se reflete na formação dos alunos. “O curso de Agronomia possui 34 professores, dos quais 88,2% são doutores, 8,8% são mestres e 2,9% graduados”. O professor ressalta ainda a responsabilidade e o comprometimento em formar cidadãos e profissionais capacitados para as mais diversas demandas que a carreira de agrônomo impõe.

“A Agronomia da UENP tem por objetivo desenvolver no educando o respeito à fauna e à flora; a conservação e recuperação da qualidade do solo, do ar e da água; o uso tecnológico racional, integrado e sustentável do ambiente; o emprego de raciocínio reflexivo, crítico e criativo e o atendimento às expectativas humanas e sociais no exercício das atividades profissionais”, acentua José Celso.

O professor comenta que os profissionais formados pelo curso atuam em maior número no setor agrícola, no setor agropecuário, além de outros segmentos no Brasil e no exterior. “Temos uma história marcada por conquistas e evolução. Somos hoje uma Instituição respeitada em todo o país pela qualidade dos profissionais que entregamos ao mercado de trabalho durantes esses 50 anos. Ressalto a competência de nossos docentes e recordo aqui das pessoas que prematuramente nos deixaram, mas que marcaram de forma indelével a construção e solidificação do curso de Agronomia”, finalizou o professor.

A reitora da UENP, professora Fátima Aparecida da Cruz Padoan, enalteceu a formação que é proporcionada aos estudantes da Universidade e parabenizou o curso pelos 50 anos. “Poucos cursos no Brasil possuem a estrutura e a excelência que a graduação em Agronomia da UENP possui. Temos uma Fazenda Escola com cerca de 150 hectares para que nossos estudantes possam desenvolver seus estudos e pesquisas, tudo isso aliado a um corpo docente de excelência. Isso se reflete na formação de profissionais extremamente capacitados. Parabéns a todos, professores, alunos e agentes universitários, que fizeram e fazem parte dessa história!”, disse a reitora.

O diretor do Campus Luiz Meneghel de Bandeirantes, Ederson Marcos Sgarbi, ressalta a importância do curso para a história que se seguiria após sua criação em 1970. “Agradecemos a existência do curso de Agronomia que foi primordial para a criação dos novos cursos do Campus Luiz Meneghel e para criação e consolidação da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Agradecemos todos os professores, funcionários, alunos e ex-alunos que contribuíram e contribuem para a grandeza do curso de Agronomia e do nosso Campus”, disse.

História

Em 25 de novembro de 1970, o então presidente da república, Emílio Garrastazu Médici, assinou o Decreto Federal nº 67657, autorizando o funcionamento da Escola Superior de Agronomia de Bandeirantes. Naquele momento, assumiu como primeiro diretor o professor Thomas Nicolleti, que, logo em seguida, foi sucedido pelo professor Luiz Trajano Silva, que era o engenheiro civil responsável pelas construções dos prédios que abrigaria o então recém-criado curso. No ano seguinte, foi realizado o primeiro vestibular no mês de janeiro e, em março, a aula inaugural da FFALM, proferida pelo professor-doutor Salvador de Toledo Pizza Júnior, da ESALQ USP- de Piracicaba.

Em 1973, o curso passa a ser chamado de Fundação Faculdade de Agronomia Luiz Meneghel, uma homenagem a quem, além de grande incentivador na criação do curso de Agronomia, juntamente a seus familiares e com a Família Zambon, doaram os 62 alqueires de terra, que foram liberados, gradativamente, a medida do crescimento do curso e que hoje abriga o Campus Luiz Meneghel. Em 1974, através do Decreto Federal nº 74620, o curso de Agronomia foi reconhecido antes de formar a 1ª turma de Engenheiros Agrônomos, que aconteceu em dezembro do mesmo ano.

Com a criação de novos Cursos, como Medicina Veterinária e Ciências Biológicas, no ano de 2000, a Fundação Faculdade de Agronomia Luiz Meneghel, passou a ser denominada Fundação Faculdades Luiz Meneghel (FFALM). Três anos depois, com o Decreto nº 1052 de 11/04/2003 do Governo do Estado do Paraná, a Fundação deixa de ser Instituição Municipal para ser Estadual. Em 2006, a FFALM foi integrada a recém-criada Universidade Estadual do Norte do Paraná, com a nomenclatura Campus Luiz Meneghel. Em 2012, foi criado o Programa de Mestrado em Agronomia da Instituição.

Em 2019, o curso de Agronomia alcançou nota 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Neste ano, a Portaria 058/2020, datada de 07/04/2020 da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (SETI), renovou o reconhecimento da graduação em Agronomia, bacharelado, pelo prazo de cinco anos, mantendo a mesma proposta pedagógica em vigor.

UENP-CLM - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES