Curso de Enfermagem realiza I Edição do UENP na Comunidade

Terça, 28 Novembro 2023 13:26 por Editor da Comunicação Social

O curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Norte do Paraná realizou, na sexta-feira, 24 de novembro, o I Encontro UENP na Comunidade. O evento, que reuniu projetos de extensão da Instituição, foi realizado em parceria com a Secretaria de Saúde de Bandeirantes, por meio da Vigilância em Saúde, e aconteceu no Ginásio de Esportes Chinelão, em Bandeirantes.

Na ocasião, a comunidade pôde conhecer os projetos de extensão desenvolvidos pelos estudantes do primeiro ano do curso como parte das atividades curriculares de extensão (AEX). Também foram oferecidos alguns serviços gratuitos, como aferição de pressão arterial, medição de glicemia capilar, distribuição de preservativos e testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite. Os projetos apresentados no evento foram Controle de Vetores, Além dos Tabus Sexuais, Jovens Socorristas, Medicação e Saúde, Parasitoses Intestinais, que integram o programa Saúde e Bem-estar, do curso de Enfermagem.

Cerca de 800 pessoas estiveram no evento ao longo do dia. A coordenadora da ação e professora do curso de Enfermagem, Simone Cristina Castanho Sabaini de Melo, falou sobre a ação.“Nosso público foi principalmente de alunos do ensino fundamental e médio. Além de todos os ensinamentos que os projetos estão apresentando, o evento também foi importante para que os jovens possam conhecer a UENP e saber que temos, aqui no município, uma Universidade pública, gratuita e de qualidade”, disse.

O pró-reitor de Extensão e Cultura da UENP, Rui Gonçalves Marques Elias, destacou a importância do evento para a extensão universitária. “Esse evento fecha um ciclo do curso de Enfermagem em relação a curricularização da extensão em que os alunos, que trabalharam nos projetos ao longo do ano, se uniram para apresentar os projetos para a comunidade. É um evento importante para nós, por refletir muito do que pensamos e conceituamos da extensão universitária. É muito bonito ver essa união da UENP com o setor público e a comunidade, colocando nossos alunos como protagonistas da ação”, frisou.

“As atividades de extensão são muito importantes para a formação técnica e cidadãos acadêmicos. As ações são pensadas e desenvolvidas em parcerias com a comunidade, prefeitura, secretarias municipais e empresas. Agradecemos o apoio da Reitoria e da PROEC e parabenizamos todos os coordenadores, professores, agentes e acadêmicos que se dedicaram nessas atividades”, destacou o diretor do Campus Luiz Meneghel, Ricardo Castanho Moreira.

No evento, a Vigilância em Saúde de Bandeirantes promoveu o Dia de Combate à Dengue. O Encontro, como acentuou o chefe da Vigilância, Reinaldo Marqui, foi muito importante para levar informação sobre saúde, prevenção, além de promover a saúde da população. “Nós apresentamos nosso trabalho em relação à dengue, com exposição fotográfica e informações sobre prevenção, destacando o trabalho dos agentes. Com auxílio de microscópios, mostramos as larvas do mosquito. Nós ficamos muito felizes em realizar esse evento em parceria com a UENP. Com toda a certeza, foi um sucesso”, disse.

O prefeito de Bandeirantes, Jaelson Ramalho Matta, esteve no evento e falou sobre a importância para a comunidade. “Temos muitas crianças e adolescentes participando, que podem e devem, a partir do que aprenderam aqui, levar todo esse conhecimento adquirido para seus familiares. É importante trabalhar essas questões sobre prevenção da dengue, primeiros socorros, higiene e todos os outros temas que estão sendo apresentados, desde cedo”, apontou.

Para a acadêmica de Enfermagem da UENP, Dinoelly Maria Paiva, que integra o projeto Jovens Socorristas, o evento possibilitou uma boa interação com o público. “Todos que passaram por aqui demonstraram bastante interesse nos projetos, prestavam atenção, tinham muita curiosidade. Foi uma experiência bem legal, em que pudemos mostrar para a comunidade um pouco do que trabalhamos na Universidade”, contou.

A professora do Colégio Estadual Cyriaco Russo, Andrea de Lima Silva, esteve com os alunos na feira e destacou a importância do evento. “Esse é um momento muito importante, onde os alunos podem receber um vasto conhecimento em relação à saúde, além de ver aquilo que a Universidade produz. Parabéns a UENP por todo o excelente trabalho desenvolvido na nossa comunidade”, disse. Para Luiz Felipe Camargo, aluno do 3º ano do Colégio, o evento foi “muito legal. As informações que o pessoal dos projetos passaram eram muito interessantes. Além disso, tive um contato maior com a Universidade”, relatou.

A professora Simone destacou a importância da parceria com a Prefeitura para a realização do evento. “Gostaria de agradecer a Secretária de Saúde e de Educação pelo apoio neste evento. Essa parceria foi muito importante para que a gente conseguisse unir esforços e fazer um evento dessa magnitude”, finalizou.

Última modificação: Terça, 28 Novembro 2023 13:30

UENP-CLM - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES