Feira de Profissões da UENP atrai mais de 2 mil pessoas no CLM

Terça, 28 Novembro 2023 14:59 por Editor da Comunicação Social
Em Bandeirantes, cerca de duas mil pessoas participaram da Feira de Profissões da UENP Em Bandeirantes, cerca de duas mil pessoas participaram da Feira de Profissões da UENP

A II Feira de Profissões da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) aconteceu na segunda-feira, 27 de novembro, no Campus Luiz Meneghel em Bandeirantes. Na ocasião, cerca de duas mil pessoas, entre alunos e professores de nove escolas de ensino fundamental e médio de Cambará, Andirá, Siqueira Campos e Bandeirantes participaram da programação gratuita do evento.

Promovida pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), pelos colegiados dos cursos e pelos Campi da Universidade, com o apoio da Reitoria e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), a Feira também ocorreu em Jacarezinho e Cornélio Procópio nos dias 14 e 16 de novembro. O evento tem o objetivo de divulgar informações sobre os cursos de graduação da UENP, as formas de ingresso e as atividades desenvolvidas atualmente na Universidade tanto pelos alunos quanto pelos professores.

O reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, comemora o sucesso do evento. “Nos três dias em que realizamos a Feira de Profissões da nossa Universidade, tivemos grande participação de muitos estudantes. Foram momentos muito proveitosos para que estes alunos pudessem, de fato, ter um contato mais dinâmico com a nossa UENP e conhecer todas as possibilidades que a Universidade proporciona nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão”, comenta.

De acordo com a pró-reitora de Graduação da UENP, Juliana Telles Faria Suzuki, a participação do público na segunda edição do evento foi expressiva. "A Feira de Profissões têm contribuído para dar maior visibilidade para nossos cursos de graduação. Somos uma Universidade pública, gratuita e de qualidade e, nesta edição do evento, estamos conseguindo demonstrar isso para toda a comunidade. A presença significativa de estudantes das escolas de ensino médio e de outros visitantes indica um interesse ativo na feira e na comunidade estudantil, fornecendo informações importantes para a exploração de carreiras e orientação educacional”, afirma.

Para o diretor do Campus Luiz Meneghel, Ricardo Castanho Moreira, a Feira é uma oportunidade para que o estudante que está iniciando a busca por um curso superior, resolva muitas dúvidas. “O evento oportuniza ao aluno vir conhecer os cursos e ter uma noção do que vai encontrar tanto na graduação quanto no mercado de trabalho”. Ademir Zacarias Junior, vice-diretor do CLM, ressalta a importância que a Feira tem para a comunidade acadêmica. “É um momento de troca de ideias, de surgimento de novas ideias, de criação de possibilidades. Como evento institucional, é uma ótima oportunidade para isso. É muito bom quando a gente pode ver nossos alunos participando e a empolgação deles em preparar um bom material para receber os visitantes”, destaca.

O professor do Colégio Agrícola Mohamad Ali Hamzé (CEEP), de Cambará, Jean Carlos Alves, elogiou a organização do evento. “Eu sou formado em Geografia pela UENP e sei a importância de uma Universidade pública como esta em nossa região. A Feira foi bem interessante e bem estruturada. No evento, os nossos alunos conheceram um pouco mais sobre como é o andamento da Universidade, das possibilidades de atuação, e puderam ter um contato mais próximo com essa realidade para que, daqui a um tempo, possam estar aqui, cursando o nível superior”.

A aluna do Colégio Cívico Militar Professor Mailon Medeiros, de Bandeirantes, Isabely Vitória Lima, de 17 anos, decidiu prestar vestibular para Biologia na UENP. “Estou achando a Feira bem interessante. São alunos bem dedicados e tenho certeza de que quem estuda aqui será um profissional excelente. Gostei bastante dos animais e de como o pessoal apresentou as informações sobre os demais cursos”, conta.

Já o estudante do Colégio Agrícola de Cambará, Reginaldo Aparecido Delfino, de 17 anos, optou por um curso de outra área, apesar de o curso de Agronomia ter chamado sua atenção. "Achei bem interativa a apresentação em todos estandes. Os projetos apresentados pelos estudantes são sensacionais. Apesar do curso de Agronomia me atrair, decidi cursar Ciência da Computação aqui na UENP”, acentua.

A estudante do Colégio Franciscano Santa Izabel, Pietra Carneiro, de 15 anos, ainda está decidindo a profissão do futuro, mas já tem certeza do que quer cursar na UENP. “Estou em dúvida entre Medicina Veterinária e Agronomia. Amo animais desde pequena e minha família me incentiva muito. Quero seguir os passos do meu pai e trabalhar com cavalos”, diz.

Última modificação: Terça, 28 Novembro 2023 16:51