CIPA promove Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Terça, 19 Dezembro 2023 12:35 por Editor da Comunicação Social

A Comissão Interna de Prevenção de Acendentes e de Assédio (CIPA) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou, de 12 a 15 de dezembro, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), no Campus Luiz Meneghel, em Bandeirantes. Ao todo, foram 96 inscritos para participar do evento.

“A SIPAT é uma das mais importantes atividades da CIPA e, neste ano, englobou inúmeras atividades direcionadas à comunidade acadêmica do CLM da UENP, cujo objetivo principal foi a conscientização dos trabalhadores sobre a importância da prevenção aos acidentes no ambiente de trabalho”, destacou o presidente da comissão, Mauro Januário.

A programação contou com palestras sobre a Síndrome do Esgotamento Profissional, Saúde Mental, importância das Atividades Físicas, Posturas e Técnicas de Relaxamento, Assédio no Ambiente Universitário, Sustentabilidade, Desafios Nutricionais e Primeiros Socorros. Houve também minicuros de Prevenção de Incêndios e Uso de Equipamentos, além de avaliação da saúde, incluindo eletrocardiograma, realizado na Clínica de Enfermagem da UENP, para todos os trabalhadores do CLM.

De acordo com o professor Mauro, para atingir todas as áreas do conhecimento, foram feitas parcerias com os colegiados de Fisioterapia, Educação Física e Enfermagem da UENP, com a Usina de Bandeirantes (Usiban), por meio da sua Brigada de Incêndio, e com profissional de Nutrição de Abatiá.

Além do professor Mauro, a gestão 2022/23 da Cipa é composta por Francisco Carlos Mainardes da Silva (secretário), Gilda Santos da Rocha Tomé, Maria Imaculada da Silva, Nair Aparecida Barbosa Concentino e Rogério Ferreira dos Santos.

Última modificação: Terça, 19 Dezembro 2023 17:17

UENP-CLM - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES