Agronomia da UENP aprova primeiro mestre

Quarta, 11 Dezembro 2013 08:43 por Assessoria de Comunicação Social

O mestrando Guilherme Martins Maia foi o primeiro aluno a defender uma dissertação no programa de Mestrado em Agronomia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). A defesa do estudo "Sistema de manejo no solo na produção do cafeeiro e nas propriedades químicas e físicas do solo" aconteceu na quinta-feira, 5, no Centro de Ciências Agrárias (CCA), Campus Luiz Meneghel de Bandeirantes.

Criado em março de 2012, o programa ainda está com a primeira turma em andamento. Mais 13 alunos devem defender suas dissertações até março de 2014. Ao todo, o curso conta com 14 professores permanentes sob regime de tempo integral e dedicação exclusiva, com doutorado e pós-doutorado pertencentes ao quadro da Universidade.

O curso de Mestrado em Agronomia, cuja área de concentração é Sistemas para Produção Agropecuária Sustentável, visa abordar as áreas de produção agropecuária integrando os aspectos ambientais no planejamento das atividades de exploração agrícola, promover a geração de conhecimentos e capacitar profissionais para a pesquisa, ensino e extensão, além da formação de mão de obra qualificada para desenvolver e dirigir de maneira sustentável as explorações agrícolas e pecuárias.

O programa está estruturado para a geração de conhecimentos e formação de recursos humanos nas linhas de pesquisa de Produção Agropecuária Sustentável e Sanidade Vegetal por meio de projetos de pesquisa abrangentes. As questões ambientais são tratadas apoiadas na utilização de geotecnologias para um diagnóstico ambiental mais rápido e abrangente e, dentro da legislação vigente e bases ecológicas, buscar a mitigação da atividade agropecuária e recuperação das áreas degradadas.

Primeira dissertação

A dissertação "Sistema de manejo no solo na produção do cafeeiro e nas propriedades químicas e físicas do solo orientadora", como explica Ana Maria Conte, orientadora da pesquisa, foi dividida por etapas. "O trabalho foi desenvolvido na propriedade particular do aluno, situada no município de Cândido Motta, São Paulo. Ele realizou desde atividades de plantio de culturas comerciais, adubação verde, adubação orgânica para verificar a produtividade cafeeira e melhorias nas propriedades do solo".

Ana Maria ainda destaca que o plantio do café foi feito no início deste ano e a colheita, para algumas análises obtidas para a pesquisa, aconteceu no mês de agosto. A banca, realizada na última semana, foi composta, além da orientadora, pelos professores Claudinei Paulo de Lima e Luís Guilherme Sachs.

Última modificação: Quarta, 11 Dezembro 2013 08:46

UENP-CLM - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• TORNA PÚBLICA a concessão de bolsas do Programa de Redução de Assimetrias na Pós-Graduação (PRAPG), no Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPAGRO) da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Luiz Meneghel - Bandeirantes.

• RESOLVE homologar a Banca Examinadora da Defesa de Dissertação da mestranda Cassia Milena da Silva, conforme sugestão apresentada, com a devida anuência do orientador Prof. Dr. Marco Antonio Gandolfo.

• Nomeia Coordenadores de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Coordenadores de Atividades Curriculares de Extensão (AEX) da Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Luiz Meneghel.

• Nomeia Membros Docentes das Comissões Executivas dos Colegiados de Curso de Graduação do Campus Luiz Meneghel.

• A Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Luiz Meneghel torna público o Edital de Resultado do processo seletivo para contratação de Estagiários - NÍVEIS SUPERIOR E MÉDIO, referente ao Edital nº 005/2024-UENP/CLM.