APRESENTAÇÃO
É a ciência que cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes em um país, para organizar as relações entre indivíduos e grupos na sociedade. Zelar pela harmonia e pela correção das relações entre os cidadãos, as empresas e o poder público, é a função do bacharel em direito. Para isso, ele analisa as disputas e os conflitos com base no que está estabelecido na Constituição e regulamentado pelas leis, defendendo os interesses do cliente em diversos campos. Resolve litígios que envolvem indivíduos ou empregados e empregadores. Há duas carreiras distintas para esse bacharel: ele pode atuar como advogado ou seguir a carreira jurídica, trabalhando como advogado público, juiz, promotor de Justiça ou delegado de polícia. Para ser advogado é preciso passar em exame da OAB. Já o candidato a juiz, promotor ou delegado de polícia tem de prestar concurso público. Para se tornar juiz, é necessário ter ainda dois anos de inscrição na OAB como advogado.
HISTÓRICO DO CURSO
O Curso de Graduação em Direito – Bacharelado, foi autorizado a funcionar pelo Decreto Estadual nº 5.593, com implantação da primeira turma em 1970. Em 1974 foi reconhecido pelo Decreto Federal nº 74.030. A última Renovação de Reconhecimento ocorreu através do Decreto Estadual nº 8.293 de 21 de novembro de 2017, válido pelo prazo de 5(cinco) anos a partir de 15 de setembro de 2017.
O curso de graduação em Direito tem por princípio assegurar o perfil do graduando, através de uma sólida formação geral, de base humanística e axiológica, que o levará a desenvolver capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, além de adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais. Deverá ainda desenvolver uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, no âmbito judicial ou extrajudicial, com a finalidade de atuar no exercício da Ciência do Direito, da prestação da justiça e do desenvolvimento da cidadania.
Com a finalidade de difundir e aperfeiçoar a cultura técnico-científica na área do Direito, a Faculdade tem preparado os futuros profissionais para que possam difundir, através das mais diversas ocupações, os ideais de justiça e solidariedade, revelando um perfil que espelha os reflexos de um ensino comprometido com uma visão humanística.
CAMPOS DE ATUAÇÃO
Advocacia forense, Consultoria, Assessoria e Direção jurídica, Magistratura, Ministério Público da União e dos Estados, Defensoria Pública, Advocacias da União, dos Estados e Municípios, Magistério jurídico, Carreiras públicas cujo requisito seja o bacharelato em direito e outras atividades correlatas.
PROPOSTA PEDAGÓGICA EM VIGOR
A proposta pedagógica atual foi implantada em 2010, sendo suas principais características:
Curso: Graduação em Direito - Bacharelado
Carga Horária: 3.830 horas
Turno: Noturno
Regime: Seriado Anual
Vagas: 70
Período de integralização: Mínimo de 05 (cinco) e Máximo de 08 (oito) anos.
Modalidade: Presencial
CONTATOS:
Coordenador: Renato Bernardi -
Vice Coordenadora: Carla Bertoncini -
Fone: (43) 3511-4350