EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - Licenciatura
Disciplina: História da Filosofia Antiga
Carga horária: 120 h
Série: 1ª
Ementa: A passagem do Mito à Filosofia; As Escolas Pré-Socráticas; As Escolas Socráticas; Platonismo; Aristotelismo; A Filosofia Helenística; O Neoplatonismo.
Disciplina: Lógica
Carga horária: 120 h
Série: 1ª
Ementa: Natureza da lógica. Silogística. Métodos de demonstração de Silogismos Categóricos. Pressupostos e aspectos filosóficos da lógica. Lógica Moderna: cálculo sentencial; cálculo de predicados. Metateoremas. Lógicas Não-Clássicas. Filosofia da Lógica.
Disciplina: Estética
Carga horária: 60 h
Série: 1ª
Ementa: Reflexão filosófica acerca da gênese e natureza da arte e do gosto estético. Concepções filosóficas acerca do Belo: o naturalismo grego a estética medieval e do Renascimento; a reflexão estética moderna; a filosofia da arte na Teoria Crítica da Sociedade. Movimentos artísticos contemporâneos. Desenvolvimento da prática de formação do professor de Filosofia.
Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica em Filosofia I
Carga horária: 120 h
Série: 1ª
Ementa: A documentação como método de pesquisa e de estudo. Os diferentes métodos de pesquisa em filosofia. Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos filosóficos. Diretrizes para a elaboração de textos filosóficos. Formas de trabalhos acadêmico-filosóficos. Aspectos técnicos da redação: a ABNT. Diretrizes para a apresentação oral e seminários. As exigências éticas da pesquisa e outras exigências acadêmicas. Os pré-requisitos lógicos do trabalho científico-filosófico: raciocínios e demonstrações.
Disciplina: Sociologia Geral e da Educação
Carga horária: 60 h
Série: 1ª
Ementa: Introdução aos conceitos e terminologias utilizadas pelas diferentes correntes do pensamento sociológico, tendo-se em conta a sua contribuição para o que vieram denominar como ciências sociais e sua relação com a temática da educação, dado, o surgimento do assim chamado mundo moderno.
Disciplina: Psicologia Geral e da Educação
Carga horária: 120 h
Série: 1ª
Ementa: As escolas principais da psicologia que se fundamentam e se articulam com a filosofia. Os aspectos históricos, sociais e filosóficos na constituição da psicologia moderna. A diversidade da psicologia a partir de suas bases epistemológicas. A contribuição da psicanálise para a compreensão da estruturação da personalidade, bem como na definição dos papéis e funções da família no desenvolvimento psicológico infantil e da adolescência. As bases teóricas da psicologia da educação, com ênfase nas abordagens histórico-social e construtivista. O papel do professor no processo de escolarização do aluno tanto na relação professor-aluno enquanto subsidio para a construção de subjetividades.
Disciplina: História da Filosofia Medieval
Carga horária: 120 h
Série: 2ª
Ementa: As raízes do pensamento medieval: O legado bizantino, o legado grego-romano, o legado judaico-cristão, o legado islâmico. O estudo de autores da Patrística e da Escolástica. Discussão dos filósofos medievais a partir de seus textos. A relação entre filosofia e história na época medieval.
Disciplina: Teoria do Conhecimento
Carga horária: 120 h
Série: 2ª
Ementa: O projeto clássico da filosofia do problema do conhecimento. O conhecimento em Aristóteles. Os racionalismos. Os empirismos. Os criticismos. O conceito e o critério de verdade. Racionalidade individual versus racionalidade coletiva. O pragmatismo contemporâneo.
Disciplina: Filosofia Geral: Problemas Metafísicos
Carga horária: 120 h
Série: 2ª
Ementa: Conceito Clássico e moderno de metafísica. Ontologia e Metafísica. O Ser e os seres. As Categorias. A Analogia. A Causalidade.
Disciplina: Filosofia da Educação
Carga horária: 60 h
Série: 2ª
Ementa: Reflexões sobre a natureza da atividade filosófica ligada à educação; Filosofia e filosofia da Educação: concepções e especificidades da Filosofia; concepções de Educação; tarefas da Filosofia da Educação; relação entre Educação, Pedagogia, ensino; Filosofia da Educação do/a professor/a; Ideologia e educação; Tendências pedagógicas da Educação Brasileira. Teóricos da Filosofia da Educação.
Disciplina: Filosofia Política
Carga horária: 120 h
Série: 2ª
Ementa: Estudo de alguns autores ou temas clássicos da filosofia política, Platão e Aristóteles, particularmente das épocas moderna: Maquiavel, Hobbes, Locke, Rousseau, Hegel e a filosofia política contemporânea. Pressupostos filosóficos da teoria marxista. Consequências históricas e perspectivas contemporâneas sobre o marxismo.
Disciplina: Didática
Carga horária: 60 h
Série: 2ª
Ementa: Bases teórico-pedagógicas da ação docente. Tendências pedagógicas na prática educativa: diferentes concepções sobre ensinar e aprender. A Didática da Filosofia na escola de massa: retrospectiva sobre objetivos políticos sociais do ensino de filosofia na escola brasileira. O que priorizar no ensino da educação básica: temas filosóficos ou história da filosofia? A avaliação de materiais didáticos. Planejamento como elemento organizador do trabalho docente. Avaliação da aprendizagem: reflexões, técnicas e instrumentos.
Disciplina: História da Filosofia Moderna
Carga horária: 120 h
Série: 3ª
Ementa: Caracterização geral: contextualização histórica, autores e correntes filosóficas fundamentais: humanismo renascentista, racionalismo, revolução científica, empirismo, iluminismo, idealismo. Temáticas fundamentais da filosofia moderna: conhecimento, ciência, ética, política, direito, estética, educação. Desenvolvimento da prática de formação do professor de Filosofia.
Disciplina: Filosofia da Ciência
Carga horária: 60 h
Série: 3ª
Ementa: Perspectivas epistemológicas contemporâneas. A ciência e a tecnologia. O conhecimento científico. Método e objetivo da ciência. Ciência e verdade. Ciências naturais e ciências sociais. A filosofia e a ciência. O papel do filósofo frente à ciência e à tecnologia. Ciência, valores e ética.
Disciplina: Metodologia do Ensino em Filosofia
Carga horária: 60 h
Série: 3ª
Ementa: A disciplina abordará os elementos essenciais do contexto curricular de filosofia. Os fundamentos filosóficos e pedagógicos, estratégias e requisitos básicos para o ensino de filosofia. Condições históricas sobre o ensino de filosofia. Epistemologia do Filosofar e sua construção reflexiva, crítica e criativa. O dilema Ensinar filosofia ou história da filosofia? Elementos metodológicos para ensino de Filosofia. Prática de preparar uma aula no Ensino Médio. O papel social do professor de filosofia.
Disciplina: Optativa I
Carga horária: 60 h
Série: 3ª
Ementa: No final de cada ano serão apresentadas as ementas de disciplinas que serão oferecidas como optativas.
Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica em Filosofia II
Carga horária: 60 h
Série: 3ª
Ementa: O projeto de pesquisa: a pergunta condutora, a delimitação do problema, a hipótese, os objetivos, o embasamento teórico, metodológico e empírico. A investigação científica como prática filosófica. Aspectos técnicos para elaboração do TCC.
Disciplina: Prática de Ensino em Filosofia I
Carga horária: 60 h
Série: 3ª
Ementa: A disciplina abordará sobre planejamento, execução, avaliação de atividades de docência e análise de experiências, instrumentos e recursos didáticos voltados ao ensino de filosofia em escolas de nível médio, em consonância com as determinações da RESOLUÇÃO Nº 050/2011– CEPE/UENP. Aspectos técnicos para condução do Estágio Supervisionado em Filosofia I.
Disciplina: Ética
Carga horária: 120 h
Série: 3ª
Ementa: As origens linguísticas do termo Ética e o campo da Ética Filosófica. Diferenciação entre Ética e Moral. Liberdade e responsabilidade moral. A questão dos valores e as diferentes concepções de "bom". A estrutura e o desenvolvimento histórico filosófico do pensamento ético desde a Antiguidade até nossos dias. Tendências atuais do debate ético filosófico.
Disciplina: História da Filosofia Contemporânea
Carga horária: 120 h
Série: 4ª
Ementa: A compreensão da gênese da Filosofia Contemporânea a partir da crítica à história da Metafísica. Os rompimentos e as continuidades dessa história na contemporaneidade. A crítica à metafísica; A Filosofia como Ciência Rigorosa; A retomada da questão pelo sentido do Ser; As principais correntes da filosofia contemporânea.
Disciplina: Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Carga horária: 60 h
Série: 4ª
Ementa: Introdução aos estudos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Aspecto clínico-terapêutico e sócio-antropológico da surdez. Noções básicas de LIBRAS com vistas a uma comunicação entre ouvintes e surdos no âmbito escolar. Fundamentos históricos da educação de surdos. Legislação brasileira. Introdução das variações da língua de sinais.
Disciplina: Filosofia da Linguagem
Carga horária: 60 h
Série: 4ª
Ementa: Natureza e função da linguagem. Concepções históricas da Linguagem. Linguagem formal e linguagem ordinária: aspectos lógicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos
Disciplina: Filosofia da Mente
Carga horária: 60 h
Série: 4ª
Ementa: O problema da relação mente-corpo; perspectivas explicativas da mente: dualismos, materialismos, fisicalismos, teorias da identidade, funcionalismos, behaviorismos; Externalismo e internalismo. Intencionalidade; Consciência; Qualia; Subjetividade; Identidade Pessoal; Mentes e máquinas. Cognição incorporada e situada. Filosofia Ecológica.
Disciplina: Optativa II
Carga horária: 60 h
Série: 4ª
Ementa: No final de cada ano serão apresentadas as ementas de disciplinas que serão oferecidas como optativas.
Disciplina: Prática de Ensino em Filosofia II
Carga horária: 60 h
Série: 4ª
Ementa: A disciplina abordará sobre planejamento, execução e avaliação de atividades do ensino de filosofia em cursos da Educação Básica. Apresentação dos objetivos do Estágio. Recomendações práticas sobre Estágio Supervisionado II. O perfil profissional do licenciado em Filosofia. Estágio: entre a teoria e a realidade. A legislação sobre estágio na atualidade. Noções básicas sobre a L.D.B. E “ECA”. A importância dos registros de classe. O regimento interno de um colégio. A aula no contexto histórico. A dimensão técnica e ética da aula. A organização de um colégio de Ensino Fundamental e Médio. O exercício profissional do professor de filosofia. Aspectos técnicos para condução do Estágio Supervisionado em Filosofia II.
Disciplina: Antropologia Filosófica
Carga horária: 60 h
Série: 4ª
Ementa: Antropologia como campo de conhecimento. A evolução humana. As noções de Homem, Natureza e Cultura. As concepções de Sociedade e Cultura. O problema das relações Étnico-Raciais. História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Questões de gênero.