GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA – BACHARELADO
APRESENTAÇÃO
O objeto da atuação do fisioterapeuta é o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético- funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, objetivando preservar, desenvolver e restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação, respeitando os princípios éticos/bioéticos, e culturais do indivíduo e da coletividade. Desta forma, o curso de Fisioterapia da UENP visa contribuir na formação de profissionais capacitados para atuarem na reabilitação, prevenção e melhoria da saúde e da qualidade de vida da população, em ações articuladas e multiprofissionais e, para participar das mudanças que inferem nos aspectos relacionados à saúde, através de uma formação com perfil generalista. O curso também procura formar profissionais conscientes de suas responsabilidades, como cidadãos participantes, na busca de soluções aos problemas relativos às necessidades de reabilitação, prevenção e manutenção da saúde com domínio de conhecimentos, habilidades e atitudes representativas de um conjunto de “saberes” indispensáveis ao exercício de sua função.
HISTÓRICO DO CURSO
O Curso de Graduação em Fisioterapia – Bacharelado, foi autorizado a funcionar pelo Decreto Estadual nº 5.842, com implantação da primeira turma em 2003. Em 2007 foi reconhecido pelo Decreto Estadual nº 1.221. A última Renovação de Reconhecimento ocorreu através do Decreto Estadual nº 1.690 de 13 de junho de 2019, válido pelo prazo de 4(quatro) anos a partir de 14 de julho de 2019.
PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO
O curso de Graduação em Fisioterapia pretende formar um profissional competente, que venha a suprir as expectativas que a sociedade espera desta categoria.
Assim, o curso projeta como perfil do futuro fisioterapeuta ser:
- generalista e crítico em relação ao seu conhecimento e fazer profissional, pautado por princípios éticos, bioéticos e pelo rigor científico;
- reflexivo e comprometido com a realidade social, cultural, econômica e ambiental, dirigindo sua atuação em benefício da saúde integral do ser humano e da sociedade;
- colaborativo e propositivo na resolução dos problemas de saúde individuais e coletivos em todos os níveis de atenção à saúde, pautando-se nas evidências disponíveis;
- atencioso, empático e comunicativo com os usuários dos serviços de saúde, seus familiares e comunidade, bem como com os membros das equipes profissionais.
Em relação às competências, o aluno e profissional devem ser capazes de:
- identificar situações de saúde e de doença que influenciam o desempenho funcional humano;
- avaliar, de forma integral, o ser humano, no âmbito individual ou coletivo;
- elaborar o diagnóstico fisioterapêutico;
- executar os procedimentos pertinentes a cada situação, mobilizando recursos e técnicas fisioterapêuticas com qualidade e segurança;
- estabelecer e executar o plano de intervenção fisioterapêutica;
- orientar usuários e cuidadores em relação à atenção com a saúde e à adesão ao tratamento fisioterapêutico;
- fazer encaminhamentos, emitir laudos e pareceres, atestados e relatórios;
- atuar como agente de educação em saúde, no âmbito individual e coletivo, nos diferentes níveis de atenção à saúde;
- trabalhar de forma interprofissional nos diferentes níveis de atenção à saúde;
- empregar, coerentemente, comunicação verbal, não verbal e habilidades de escrita e leitura;
- atuar na gestão dos serviços de saúde, racionalizando e mobilizando os recursos disponíveis.
CAMPOS DE ATUAÇÃO
Atividade de saúde, regulamentada pelo Decreto-Lei 938/1969, Lei 6.316/1975, Lei 10.424/2002, Lei 3.830/2019 e Resoluções do COFFITO, Decreto 9.640/84, Lei 8.856/94, Resolução COFFITO 259/2003, 464/2016, 465/2016, 466/2016, 501/2018, nas seguintes áreas de atuação:
a) Fisioterapia Clínica:
- Ambulatórios;
- Consultórios;
- Centros de Reabilitação;
- Hospitais;
- Unidades Básicas de Saúde.
b) Saúde Coletiva:
- Ações Básicas de Saúde;
- Fisioterapia do Trabalho;
- Programas institucionais;
- Vigilância Sanitária.
c) Educação:
- Direção e coordenação de cursos;
- Docência – níveis: secundário e superior;
- Extensão;
- Pesquisa;
- Supervisão técnica e administrativa.
d) Outras:
- Indústria de equipamentos de uso fisioterapêutico;
- Esporte;
- Atendimento Domiciliar;
- Equoterapia;
- Acupuntura.
PROPOSTA PEDAGÓGICA EM VIGOR
A proposta pedagógica atual, implantada em 2021, tem como principais características:
Curso: Graduação em Fisioterapia – Bacharelado
Carga Horária: 4.500 horas
Turno: Integral
Regime: Seriado Semestral
Vagas: 40
Período de integralização: Mínimo de 05 (cinco) e Máximo de 08 (oito) anos.
Modalidade: Presencial
A proposta pedagógica para ingressantes até 2020 tem como principais características:
Curso: Graduação em Fisioterapia – Bacharelado
Carga Horária: 4.425 horas
Turno: Integral
Regime: Seriado Anual
Vagas: 40
Período de integralização: Mínimo de 04 (quatro) e Máximo de 07 (sete) anos.
Modalidade: Presencial
CONTATOS:
Coordenador: Joyce Karla da Silva –
Vice Coordenador: Lívia Gimenes –
Coordenador de Estágio: Tiago Del Antônio –
Coordenadora de TCC: Ana Carolina Ferreira Tsunoda –
Fone: (43) 3511-2600