APRESENTAÇÃO
O objeto da atuação do fisioterapeuta é o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético- funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, objetivando preservar, desenvolver e restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação, respeitando os princípios éticos/bioéticos, e culturais do indivíduo e da coletividade.
HISTÓRICO DO CURSO
O curso de Fisioterapia foi implantado em 2003 e reconhecido em 2006, pelo CEE/PR, neste ano a primeira turma do curso iniciou as atividades de estágio obrigatório, atendendo a Resolução CNE/CES de 19/02/2002, divididas em três níveis: hospitalar, ambulatorial e comunitário. Tal atividade é desenvolvida atualmente na Clínica de Fisioterapia da UENP (convênio CISNORPI), Asilo São Vicente de Paulo, Santa Casa de Misericórdia, CAPES e Unidades Básicas de Saúde. A partir de 2008, o curso de Fisioterapia integra a UENP. Em 2020, com a necessidade de inserção de disciplinas de diversas áreas de conhecimento na matriz curricular, o colegiado propôs novo projeto pedagógico de curso, aprovado pela Resolução 007/2020 CEPE–UENP de 17/11/2020. A última renovação de reconhecimento ocorreu pelo Decreto Estadual no 1.690, de 13/06/2019.
PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO
O curso projeta como perfil de seu aluno e futuro fisioterapeuta ser generalista, crítico, reflexivo e comprometido com a realidade social, cultural, econômica e ambiental; humanista, dirigindo sua atuação em benefício da saúde integral do ser humano e da sociedade; colaborativo e propositivo na resolução dos problemas de saúde individuais e coletivos, em todos os níveis de atenção à saúde, pautando-se nas evidências disponíveis; atencioso, empático e comunicativo com os usuários dos serviços de saúde, seus familiares e comunidade, bem como com os membros das equipes profissionais.
CAMPOS DE ATUAÇÃO
Atividade de saúde, regulamentada pelo Decreto-Lei 938/1969, Lei 6.316/1975, Lei 10.424/2002, Lei 3.830/2019 e Resoluções do COFFITO, Decreto 9.640/84, Lei 8.856/94, Resolução COFFITO 259/2003, 464/2016, 465/2016, 466/2016, 501/2018.
Com as áreas de atuação:
- Fisioterapia Clínica;
- Saúde Coletiva:
- Educação;
- Pesquisa;
Outras como: Indústria de equipamentos de uso fisioterapêutico, esporte, atendimento domiciliar, equoterapia e acupuntura.
PROPOSTA PEDAGÓGICA EM VIGOR
Curso: Fisioterapia
Carga Horária: 4.500 horas
Turno: Integral
Regime: Seriado Semestral
Vagas: 40
Período de integralização: Mínimo de 05 anos e Máximo de 08 anos.
Modalidade: Presencial
OUTRAS INFORMAÇÕES:
O curso de Fisioterapia possui o Programa de Residência em Reabilitação Física, nas áreas de Ortopedia e Traumatologia; Hospitalar; e Neurologia adulto e infantil, realizando atendimentos na Clínica de Fisioterapia da UENP, Santa Casa de Misericórdia, Asilo São Vicente de Paulo e Unidades Básicas de Saúde de Jacarezinho. Outra atividade que envolve alguns professores membro do colegiado de Fisioterapia é a participação no Programa de Mestrado em Ciências do Movimento Humano.
CONTATOS:
Coordenador do Colegiado do Curso de Graduação em Fisioterapia: Prof. Dr. Denis Carlos dos Santos -
Vice Coordenadora: Profa. Dra. Joyce Karla Machado da Silva -
Coordenadora de Estágio Supervisionado Obrigatório: Profa. Ma. Marielli Ramos Stocco -
Coordenador de Trabalho de Conclusão de Curso: Prof. Dr. Tiago Tsunoda Del Antonio
Coordenador de Atividade Curricular de Extensão (AEX): Prof. Dr. João Paulo Freitas -
Coordenador: Denis Carlos dos Santos
Vice-Coordenadora: Joyce Karla Machado da Silva
Coordenadora de Estágio: Marielli Ramos Stocco
Representante Docente: Tiago Tsunoda Del Antonio
Representante Docente: Paulo Fernandes Pires
Representante Docente: Jéssica Kirsch Micheletti
Representante Discente: Yasmin Dias Nobre
Diretora da Clínica de Fisioterapia: Profa. Dra. Claudia Roberta Brunnquell -