Vestibular UENP

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA - Bacharelado

 

Disciplina: Anatomia Humana

Carga horária: 210 h

Série:

Ementa: Estudo da Anatomia Humana. Identificação dos órgãos componentes dos sistemas, suas partes, estruturas, funções e correlações, possibilitando conhecimento teórico-prático do corpo humano com ênfase no aparelho do movimento.

 

Disciplina: Biofísica

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Introdução à biofísica. Estruturas supramoleculares. Biofísica dos sistemas: circulatório, renal, auditivo e visual. Radioatividade e radiação em Medicina.    

 

Disciplina: Bioquímica

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo bioquímico da célula animal. Química e metabolismo de proteínas, carboidratos, lipídeos e ácidos 1nucléicos. Conhecimento sobre enzimas, coenzimas e controle do metabolismo celular. Estudo do controle hormonal e integração do metabolismo. Conhecimento sobre proteínas contráteis e bioquímica do tecido celular.

 

Disciplina: Fisioterapia Preventiva

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa: Conhecimentos teóricos e práticos sobre ergonomia. A importância da visão fisioterápica na análise dos postos de trabalho e suas funções laborais, considerando a relação trabalho e trabalhador. Métodos de análises posturais, sua fisiologia e biomecânica, voltadas para a prevenção.

 

Disciplina: Citologia e Histologia

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa: Conhecimento básico sobre microscopia óptica e eletrônica. Estudo da anatomia microscópica dos diferentes tipos de células. Estudo da morfologia dos componentes celulares e relações de ultra-estrutura com sua fisiologia. Estudo da anatomia microscópica dos diversos tipos de tecidos e suas inter-relações. Estudo histológico dos diversos sistemas do corpo humano.

 

Disciplina: Sociologia e Antropologia

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo dos princípios gerais de sociologia e da relação indivíduo e sociedade. Enfoque sobre a construção social da realidade, da cultura e saúde e da antropologia como ciência – a evolução cultural do homem. Abordagem de questões de diversidades culturais e relações étnico-raciais.

 

Disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem Motora

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo e conhecimento sobre as qualidades físicas de base e sua aplicabilidade na fisioterapia.

 

Disciplina: Saúde Coletiva

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo sobre o processo saúde-doença e história da evolução das políticas de saúde no Brasil e no mundo. Evolução e conceitos básicos sobre o sistema de saúde no Brasil. Abordagem sobre o Sistema Municipal de Saúde: municipalização e territorialização. A vigilância à saúde como unidade das práticas de vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental. Estudo sobre o controle de doenças crônico-degenerativas: tuberculose, hanseníase, diabetes, hipertensão e AIDS. Conhecimento sobre a Estratégia de Saúde da Família: conceitos, mapa inteligente, equipe multidisciplinar. Estudo sobre Biossegurança: conceitos, materiais e métodos.

 

Disciplina: Psicologia Aplicada à Fisioterapia

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Conhecimento e noções básicas de psicologia. Estudo sobre a aquisição do comportamento, formação da personalidade, inteligência e excepcionalidade. Enfoque sobre o conflito e frustração, psicopatologias. Abordagem sobre o vínculo terapeuta-paciente. Análise da interdisciplinaridade na reabilitação. Conhecimento sobre os fatores emocionais e intervenientes no processo de reabilitação. Análise da relação terapeuta e a família do paciente, e a reabilitação e o paciente terminal.

 

Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Preparo intelectual e prático para a investigação científica e profissional. Os aspectos teóricos, referentes ao plano intelectual, dizem respeito ao conceito de ciência e seus métodos. As condições para a pesquisa propriamente dita dizem respeito a escolha do tema de pesquisa, ao problema que aí se levanta, aos objetivos, às hipóteses, ao projeto como um todo e, ainda, às questões da apresentação correta do relatório da pesquisa.

 

Disciplina: Administração em Fisioterapia

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Orientação aos acadêmicos quanto aos diferentes tipos de vínculo empregatício e contratos trabalhistas em Fisioterapia. Uso de programas de gerenciamento administrativo.

 

Disciplina: Cinesiologia e Biomecânica

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: Abordagem teórica-prática dirigida à análise anátomo-funcional do movimento humano normal, com um aprofundamento nos elementos da unidade motora, na biomecânica, cinemática e cinética.

 

Disciplina: Cinesioterapia

Carga horária: 90 h

Série:

Ementa: Conhecimento sobre o movimento humano de forma terapêutica, por meio de técnicas de manuseio aplicadas nas disfunções cinético-funcionais, envolvendo a coordenação e equilíbrio, postura, marcha, força, alongamento e flexibilidade. Atua na educação e reeducação sensório-motora, nas adaptações do aparelho locomotor e na reeducação funcional, promovendo correlações clínicas sobre os efeitos fisiológicos decorrentes das técnicas cinesioterápicas aplicadas aos órgãos e sistemas.

 

Disciplina: Ética e Deontologia

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Conceitos de ética geral, bem como seus posicionamentos filosóficos. Apresentação das normas disciplinadoras do exercício profissional, as limitações e o orientador profissional do fisioterapeuta. Considera ainda, os Conselhos Federal e Regionais de fisioterapia e sua vinculação à Terapia Ocupacional.

 

Disciplina: Fisiologia Humana

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: Transporte de íons através da membrana, o potencial de ação gerado na membrana da célula nervosa e muscular e o mecanismo de transmissão nervosa. Estudo do metabolismo dos carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, minerais e água, identificando sua importância e aplicabilidade na fisioterapia muscular. Fisioterapia óssea. Fisioterapia articular e fisioterapia do exercício.

 

Disciplina: Farmacologia (Semestral)

Carga horária: 30 h

Série:

Ementa: -

 

Disciplina: Imunologia (Semestral)

Carga horária: 30 h

Série:

Ementa: -

 

Disciplina: Fisioterapia Geral

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: Histórico da fisioterapia no Brasil e no mundo. Compreensão do mecanismo neurofisiológico na aplicação dos recursos terapêuticos da eletrotermofototerapia, hidroterapia, mecanoterapia.

 

Disciplina: Fisioterapia Aplicada à Dermatologia e Estética

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: Estudo da dermatologia. Recuperação de queimados. A utilização de recursos físicos, químicos e eletroterápicos aplicados à fisioterapia estética.

 

Disciplina: Fisioterapia Desportiva

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Conhecimentos teóricos e práticos sobre os comprometimentos advindos das práticas desportivas. Métodos e técnicas de prevenção, avaliação, acompanhamento, evolução e tratamento fisioterápico de lesões desportivas.

 

Disciplina: Métodos e Técnicas de Avaliação em Fisioterapia

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: Conceito de avaliação fisioterapêutica envolvendo anamnese, exame físico, testes específicos para elaboração de diagnósticos diferenciais, abrangendo as áreas de ortopedia, neurologia e pneumologia.

 

Disciplina: Patologia Geral e Patologia de Órgãos e Sistemas

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Conhecimento dos processos fisiopatológicos para o entendimento das diversas afecções que comprometem os sistemas orgânicos. Estudos voltados para as células e suas funções, bem como os padrões macro e microscópicos de lesão, mecanismos de lesão celular e alterações decorrentes. Compreensão sobre órgãos e sistemas alterados por processos patológicos diversos, relacionados à fisioterapia.

 

Disciplina: Recursos Terapêuticos Mecânicos e Manuais

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo e análise dos efeitos fisiológicos, indicações, contra-indicações, métodos e técnicas de terapias manuais e mecanoterapia.

 

Disciplina: Recursos Terapêuticos não Convencionais

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Principais metodologias de abordagens fisioterápicas não convencionais: reeducação postural global, harmonização do corpo sensível, acupuntura, doin, moxabustão, antiginástica, reflexologia.

 

Disciplina: Fisioterapia Aplicada à Ortopedia e Traumatologia

Carga horária: 180 h

Série:

Ementa: Estudo, aplicação e contraindicação de recursos terapêuticos manuais e métodos de tratamento fisioterápicos em patologias traumato-ortopédicas.

 

Disciplina: Fisioterapia Aplicada à Neurologia

Carga horária: 252

Série:

Ementa: Noções básicas em neurologia, desde o exame neurológico até a estruturação dinâmica e de desenvolvimento do sistema nervoso. Conhecimento das doenças mais comuns relacionadas à neurologia para atuação fisioterapêutica. Embasamento teórico/prático sobre as diversas técnicas de abordagem fisioterapêutica nas patologias neurológicas.

 

Disciplina: Fisioterapia Aplicada à Cardiologia

Carga horária: 180 h

Série:

Ementa: Estudo anátomo-funcional do sistema cardiovascular, suas alterações, repercussão funcional e condições especiais para a reabilitação.

 

Disciplina: Fisioterapia Aplicada à Pneumologia

Carga horária: 180 h

Série:

Ementa: Estabelecimento de técnicas em fisioterapia adequadas às patologias do sistema respiratório, com ênfase na fisiologia dos sistemas ventilatório, ausculta, padrões ventilatórios, oxigenioterapia e aerosolterapia, assistência ventilatória mecânica e cinesioterapia respiratória.

 

Disciplina: Fisioterapia Aplicada à Pediatria

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Conhecimento do desenvolvimento da motricidade normal e suas alterações em decorrência de lesões encefálicas. Abordagem fisioterapêutica das disfunções sensório-motoras da infância. Noções sobre a fisioterapia nas patologias ortopédicas da infância.

 

Disciplina: Fisioterapia Aplicada à Reumatologia

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Informações teóricas-práticas sobre o sistema imunológico, bem como as principais afecções reumáticas que repercutem sobre o sistema locomotor. Utilização da avaliação, métodos e técnicas para elaboração de um plano de tratamento fisioterapêutico.

 

Disciplina: Diagnóstico por Imagem e Exames Complementares

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Apresentação dos principais métodos de imagem, suas indicações e interpretações.

 

Disciplina: Fisioterapia Aplicada à Ginecologia e Obstetrícia

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo das afecções ginecológicas mais comumente tratadas pelo fisioterapeuta, bem com técnicas e intervenção fisioterapêutica na área de obstetrícia.

 

Disciplina: Bioestatística

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Conceitos fundamentais de estatística. Noções de amostragem. Apresentação tabular e gráfica de dados. Medidas de tendência central para uma amostra. Medidas de dispersão ou de variabilidade para uma amostra. Noções de probabilidade. Intervalo de confiança. Noções sobre teste de hipóteses. Tabelas de contingência. Teste t. Análise de variância

 

Disciplina: Língua Brasileira De Sinais - Libras (Optativa)

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: -

 

Disciplina: Primeiros Socorros (Optativa)

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: -