Vestibular UENP

GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA – Bacharelado

REGULAMENTO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE FISIOTERAPIA DO CCS – UENP.

 

Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso de Fisioterapia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Norte do Paraná deve ser feito no formato de MONOGRAFIA ou ARTIGO, que é a exposição detalhada de um problema ou assunto específico, investigado cientificamente.

 

Art. 2º Quanto a redação do TCC:

§1º. A redação do TCC (Monografia) deve seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, no tocante a trabalhos científicos.

§2º. Realizada a escolha pelo formato de artigo, este deve seguir as normas específicas da revista a qual será encaminhado.

 

Art. 3º O TCC é requisito parcial para a conclusão de curso, e deve ser entregue pelo aluno no último ano da graduação.

§1º. O aluno deve ter um professor orientador, docente da UENP, e também poderá ter um co-orientador, sendo que para ambos os casos será exigida a titulação mínima de Especialista.

§2º Tanto o Orientador quanto o Co-Orientador deverão oficializar essa função através de assinatura em carta de aceite.

Parágrafo único: para os orientadores em regime CRES ou outro qualquer que tenha vínculo temporário com a UENP é obrigatório a co-orientação de um professor efetivo da UENP.

 

Art. 4º O TCC obrigatoriamente envolve a elaboração de um projeto, que deve conter as seguintes partes: título, introdução, justificativa, objetivos, caminhos metodológicos, cronograma e referências.

 

Art. 5 º O projeto de pesquisa deve ser entregue ao final do terceiro ano para o professor responsável pela disciplina de Metodologia da Pesquisa, estando em anexo o comprovante de aprovação pelo seu respectivo comitê de ética ou o número de protocolo indicando seu encaminhamento, caso envolva seres humanos e/ou animais.

 

Art. 6º Nos casos em que a pesquisa envolve seres humanos, é necessário que as pessoas envolvidas autorizem a publicação dos dados e resultados, e também devem seguir as normas constantes da Resolução nº 196/96 Conselho Nacional da Saúde.

 

Art. 7º O TCC (monografia) deverá conter os seguintes elementos, e estrutura:

ELEMENTOS

ESTRUTURA

PRÉ-TEXTUAIS

Capa

Lombada (opcional)

Folha de rosto

Ficha catalográfica - Verso da folha rosto

Errata (opcional)

Folha de aprovação

Dedicatória (opcional)

Agradecimento (opcional)

Epígrafe (opcional)

Resumo em português

Resumo em língua estrangeira

Listas: ilustrações, tabelas, siglas, símbolos (opcional)

Sumário

TEXTUAIS

Introdução e Proposição

Desenvolvimento (materiais e métodos, resultados e discussão)

Considerações Finais

 

PÓS-TEXTUAIS

Referências

Bibliografia Consultada (opcional)

Glossário (opcional)

Apêndice(s) (opcional)

Anexo(s) (opcional)

Índice(s) (opcional)

Fonte: ABNT 14724

 

Art. 8º A versão provisória do TCC deverá ser entregue em data previamente estabelecida, em três vias encadernadas em espiral.

 

Art. 9º Para apresentação do TCC no formato de artigo, o aluno deverá anexar com o mesmo, o comprovante de aceite ou documento atestando o envio para a revista, que deverá ser indexada no qualis (Educação Física/Fisioterapia). A falta deste comprovante impossibilita o aluno de apresentar o TCC.

 

Art. 10º A defesa do TCC será feita de forma oral, pública e mediante banca examinadora, composta de dois professores da instituição ou fora dela, com titulação mínima de Especialista, mais o professor orientador.

Parágrafo Único. Os membros da banca examinadora serão indicados pelo Orientador do TCC, e deverão eleger um Presidente.

 

Art. 11º A defesa do TCC terá uma duração máxima de 20 (vinte) minutos para apresentação, e de 10 (dez) minutos para arguição da Banca.

 

Art. 12º A avaliação do TCC será feita pela soma obtida das notas do trabalho impresso (7,0) e da apresentação oral (3,0), segundo os seguintes critérios:

§1º. Trabalho escrito (delimitação do tema (0,5), definição dos objetivos (0,5), justificativa e relevância do estudo (1,0), desenvolvimento (4,0) e as considerações finais (1,0)).

§2º. Apresentação oral (organização (1,0), clareza (1,0) e domínio (1,0)).

 

Art. 13º Em caso de não aprovação da defesa do TCC, a Banca determinará as alterações necessárias e marcará data para uma nova defesa.

 

Art. 14º A versão definitiva do TCC deverá ser entregue em data previamente estabelecida, gravada em CD (formato pdf).

Parágrafo Único. Haverá um cronograma geral de atividades, sob a responsabilidade da disciplina de Metodologia Científica.