APRESENTAÇÃO
O Curso visa formar um profissional educador, com sólida formação pedagógica e em Matemática, princípios éticos, responsabilidade social, ambiental, educacional e tecnológica, bem como ser prático-reflexivo, produzir conhecimentos pedagógicos dos conteúdos; agregar os recursos tecnológicos a sua prática docente, incorporar o ensino e a pesquisa em sala de aula, e também ser corresponsável pela qualidade do ensino, com senso crítico necessário para compreender o mundo moderno.
HISTÓRICO DO CURSO
O Curso de Graduação em Matemática – Licenciatura, foi autorizado a funcionar pelo Decreto Federal nº 47.612, com implantação da primeira turma em 1960. Em 1965 foi reconhecido pelo Decreto Federal nº 57.124. A última Renovação de Reconhecimento ocorreu através da Portaria SETI nº 100 de 4 de abril de 2020, válida pelo prazo de 4(quatro) anos a partir de 15 de setembro de 2020.
PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO
Os profissionais formados no Curso de Matemática - Licenciatura deverão possuir as seguintes capacitações:
a) visão abrangente do papel social do educador; capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares e de exercer lideranças;
b) capacidade de aprendizagem continuada;
c) abertura para aquisição e utilização de novas ideias e tecnologias;
d) visão histórica e crítica da Matemática, tanto no seu estado atual como nas várias fases de sua evolução;
e) visão crítica da matemática que o capacite a avaliar livros textos, estruturação de cursos e tópicos de ensino;
f) capacidade de comunicar-se matematicamente e de compreender matemática;
g) capacidade de estabelecer relações entre a matemática e outras áreas de conhecimento;
h) capacidade de utilização dos conhecimentos matemáticos para a compreensão do mundo que o cerca;
i) capacidade de despertar o hábito da leitura e do estudo independente, e incentivar a criatividade dos alunos;
j) capacidade de expressar-se com clareza, precisão e objetividade;
k) habilidade de elaborar e adequar métodos pedagógicos intrínsecos à realidade do seu ambiente de trabalho;
l) compreender a importância que a formação matemática oferece à formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania;
m) compreender a possibilidade da linguagem matemática ser inteligível a todos, sendo capaz de abranger e superar possíveis obstáculos existentes em seu ensino.
CAMPOS DE ATUAÇÃO
O licenciado em Matemática poderá atuar nos anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e disciplinas correlatas de cursos profissionalizantes. Ainda lembrando, que o aluno do curso de Matemática poderá prosseguir nos estudos avançando para áreas de pesquisa em educação ou área afins.
PROPOSTA PEDAGÓGICA EM VIGOR
A proposta pedagógica atual foi implantada em 2020, sendo suas principais características:
Curso: Graduação em Matemática - Licenciatura
Carga Horária: 3.200 horas
Turno: Noturno
Regime: Seriado Anual
Vagas: 50
Período de integralização: Mínimo de 04 (quatro) e Máximo de 06 (seis) anos
Modalidade: Presencial
A proposta pedagógica para ingressantes até 2019 tem como principais características:
Curso: Graduação em Matemática - Licenciatura
Carga Horária: 3.000 horas
Turno: Noturno
Regime: Seriado Anual
Vagas: 50
Período de integralização: Mínimo de 04 (quatro) e Máximo de 06 (seis) anos
Modalidade: Presencial
CONTATOS:
Coordenador: Anália Maria Dias de Góis -
Vice Coordenador: Luciano Cornas -
Fone: (43) 3511-4300