Ingressantes a partir de 2020
EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA - Licenciatura
Disciplina: Produção e Interpretação de Representações para a Educação Matemática
Carga horária: 60 h
Série: 1ª
Ementa: Níveis de Linguagem. Técnicas de Leitura. Técnicas e Tipologia de Composição. Redação Oficial. Mecanismos Gramaticais no Texto. Leitura e interpretação de textos científicos, utilização de tabelas e gráficos, domínio da linguagem matemática, símbolos, deduções de hipótese e descrições de fenômenos.
Disciplina: Educação, Direitos Humanos e Diversidade Sociocultural
Carga horária: 60 h
Série: 1ª
Ementa: Participação da Sociedade civil e Estado no processo civilizatório. História dos direitos humanos. Documentos internacionais e nacionais; as concepções filosóficas de direitos humanos e as lutas sociais. Diversidades étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e cultura afro-brasileira e africana. Preparar o ser humano de forma crítica para respeitar o meio em que vive, buscando sustentabilidade e mantenimento da biodiversidade propiciando a formação para o exercício pleno da cidadania.
Disciplina: Estatística e Probabilidade
Carga horária: 120 h
Série: 1ª
Ementa: Introdução à estatística. Principais Técnicas descritivas. Introdução à probabilidade. Variáveis aleatórias e funções de distribuição. Alguns modelos probabilísticos. Estimação. Testes de hipóteses.
Disciplina: Matemática Financeira
Carga horária: 120 h
Série: 1ª
Ementa: Razões e proporções. Juros Simples. Desenho comercial. Desconto racional. Analogia comercial. Juros compostos. Desconto comercial composto. Rendas certas. Empréstimos indivisíveis. Empréstimos divididos em títulos. Depreciação.
Disciplina: História da Matemática
Carga horária: 60 h
Série: 1ª
Ementa: Introdução à historiografia da ciência e à historiografia da matemática. Origens da matemática no período greco-helenista. A matemática na Idade Média. A matemática no Renascimento. A matemática na época do Racionalismo. Origem dos métodos dos infinitésimos. A descoberta do cálculo diferencial e integral. Ampliação dos métodos dos infinitésimos. Tópicos da cultura afro-brasileira e indígena.
Disciplina: Fundamentos de Matemática Elementar
Carga horária: 60 h
Série: 1ª
Ementa: Sequências. Convergência e divergência das sequências. Somatórias e suas propriedades. Séries. Critérios de convergência das Séries. Funções: domínio, imagem, contradomínio, gráficos, simetria. Estudos de funções de primeiro grau e de segundo grau. Funções exponenciais. Funções Logarítmicas. Funções compostas. Funções inversas. Noções de trigonometria e funções trigonométricas. Séries de funções.
Disciplina: GEOMETRIA PLANA
Carga horária: 120 h
Série: 1ª
Ementa: Geometria plana. Elementos de Geometria não-Euclidiana.
Disciplina: Cálculo Diferencial e Integral I
Carga horária: 120h
Série: 2ª
Ementa: Limite e continuidade de funções reais. Diferenciação de funções reais e suas aplicações. A integral de funções de uma variável e suas aplicações. Técnicas de integração. Equações diferenciais simples: método da separação de variáveis.
Disciplina: Desempenho Geométrico e Geometria Descritiva
Carga horária: 120 h
Série: 1ª
Ementa: Construções fundamentais. Polígonos. Conceito de escalas. Tangência e concordância. Ovais. Arcos e espirais. Curvas cônicas. Tipos de projeções. Métodos descritivos; interseção de sólidos; seção de sólidos; desenvolvimento de superfícies.
Disciplina: Álgebra Linear
Carga horária: 120 h
Série: 2ª
Ementa: Elementos de álgebra linear.
Disciplina: Geometria Espacial
Carga horária: 60 h
Série: 2ª
Ementa: Axiomas da Geometria. Geometria Plana. Trigonometria. Geometria Espacial. História da Matemática relacionada com o conteúdo.
Disciplina: Didática e Políticas Públicas
Carga horária: 60 h
Série: 2ª
Ementa: Fundamentação teórica sobre a evolução histórica e suas diferentes abordagens, considerando seus aspectos psicológicos, sociológicos, filosóficos, políticos e suas implicações no processo ensino-aprendizagem, privilegiando-se os temas: evolução das ideias pedagógicas no Brasil, a contextualização da didática, algumas concepções psicopedagógicas e suas repercussões na didática e o processo ensino-aprendizagem: momentos e problemas. Políticas educacionais referentes aos contextos sociais, políticos e econômicos do país. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Diretrizes para a Educação básica (Ensino Fundamental de Nove Anos, Ensino Médio Integrado e Politécnico, Parâmetros Curriculares Nacionais). Plano Nacional de Educação (PNE) e a Política Nacional de Educação Ambiental e implicações no âmbito da escola. Base Nacional Comum Curricular.
Disciplina: Tópicos de Educação Inclusiva e Libras
Carga horária: 60 h
Série: 2ª
Ementa: Aspectos linguísticos, culturais e educacionais da comunidade surda. Introdução aos estudos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais – Libras. Aspecto clínico-terapêutico e socioantropológico da surdez. Aprendizagem de conhecimentos básicos da Libras como língua de comunicação inerente à relação professor/alunos surdos/ouvintes no âmbito escolar. Legislação e Políticas Públicas de Inclusão de surdos. Fundamentos históricos da educação de surdos. Introdução às variações da língua de sinais. Questões identitárias e étnicas no uso de Libras. Conceitos, história e concepções da Educação Especial na perspectiva da inclusão. Políticas Educacionais, Legislação Brasileira. Promover reflexão sobre estratégias e práticas de ensino que possibilitem a inclusão, mediante os diversos contextos de aprendizagem, propiciando a compreensão das diferenças entre os paradigmas de integração e de inclusão.
Disciplina: Psicologia da Educação
Carga horária: 60 h
Série: 2ª
Ementa: A construção do conhecimento psicológico num contexto histórico-crítico. Desenvolvimento humano e aprendizagem. Implicações pedagógicas das principais teorias psicológicas: Behaviorismo, Psicanálise, Abordagem humanista, Epistemologia genética, Abordagem cognitivista, Abordagem histórico-cultural. Interações sociais na sala de aula. Tópicos da Psicologia da Adolescência.
Disciplina: Cálculo Diferencial e Integral II
Carga horária: 120 h
Série: 3ª
Ementa: Funções reais de várias variáveis. Derivadas parciais e derivadas direcionais. Máximos e mínimos de funções com duas variáveis. Integrais múltiplas e suas aplicações.
Disciplina: Física Geral e Experimental I
Carga horária: 120 h
Série: 3ª
Ementa: Relações entre a física e outras ciências. Medidas e grandezas em Física. Vetores e sistemas de coordenadas. Cinemática da partícula. Os princípios da dinâmica. Referenciais inerciais e não inerciais. Conservação da energia e momento linear. Cinemática e dinâmica dos corpos rígidos. Gravitação. Simetrias e leis de conservação. Observação e reflexão sobre a situação atual do ensino de conteúdos de mecânica no nível médio.
Disciplina: Matemática do Cotidiano
Carga horária: 120 h
Série: 3ª
Ementa: Aplicação dos conceitos e teorias relativos ao conteúdo programático de Matemática na Educação Básica referente à interpretação dos fatos cotidianos.
Disciplina: Metodologia e Prática de Ensino de Matemática I
Carga horária: 120 h
Série: 3ª
Ementa: O papel da didática na formação do educador matemático. Organização do processo de ensino e aprendizagem da matemática escolar. Planejamento, execução e avaliação do processo de ensino e aprendizagem da matemática escolar básica. Reflexões sobre impactos ambientais na educação matemática e uso consciente de materiais recicláveis no ensino. Tópicos em Educação Ambiental. Diálogos sobre tópicos transversais, a educação ambiental desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente na educação básica. Jogos da cultura africana aplicada a aprendizagem de matemática.
Disciplina: Introdução à Modelagem Matemática
Carga horária: 60 h
Série: 3ª
Ementa: Análise de métodos clássicos do conteúdo matemático correspondente (E.D.O., programação linear, sistemas, etc.). Elaboração de modelos alternativos - modelagem para 1º e 2º graus. A partir das técnicas de modelagem, item 4, os alunos iniciarão a pesquisa de campo, individual ou em grupos, objetivando a análise de fenômenos e a transição dos mesmos através da linguagem matemática, onde tal expressão algébrica deverá indicar como os fatos variam em consequência da variação de seus componentes. Abordagens sobre questões de gênero e a etnomatemática.
Disciplina: Métodos e Técnicas de Pesquisa
Carga horária: 60 h
Série: 3ª
Ementa: Reflexão sobre o senso comum, o conhecimento científico e metodologia científica. Análise de tipos de pesquisa e as técnicas de pesquisa nas ciências humanas e exatas. Elaboração de projeto de pesquisa, instrumentos de coleta de dados e artigo científico. Normatização do trabalho científico. Desenvolvimento da pesquisa.
Disciplina: Cálculo Diferencial e Integral III
Carga horária: 120 h
Série: 4ª
Ementa: Integrais duplas, integrais triplas, Funções vetoriais. Derivadas e integrais de funções Vetoriais. Aplicações.
Disciplina: Física Geral e Experimental II
Carga horária: 120 h
Série: 4ª
Ementa: Estática e dinâmica dos fluidos. Temperatura e calor. Primeira e segunda Leis da termodinâmica. Teoria cinética dos gases. Oscilações. Movimento ondulatório. Óptica Geométrica. Observação e reflexão sobre a situação do ensino de conteúdos de física no nível médio. Montagem, realização e análise de experiências de eletricidade, magnetismo, eletromagnetismo, ótica geométrica e ótica física. Observação e reflexão sobre a utilização de laboratórios no ensino de conteúdos de física no nível médio. Ondas eletromagnéticas. Polarização. Interferência e difração da luz. Observação e reflexão sobre a situação atual do ensino de conteúdos.
Disciplina: Metodologia e Prática de Ensino de Matemática II
Carga horária: 120 h
Série: 4ª
Ementa: O papel da didática na formação do educador matemático. Organização do processo de ensino e aprendizagem da matemática escolar. Planejamento, execução e avaliação do processo de ensino e aprendizagem da matemática escolar básica. Reflexões sobre impactos ambientais na educação matemática e uso consciente de materiais recicláveis no ensino. Tópicos em Educação Ambiental. Consciência ambiental, diálogos, debates e projetos que levem a pensar uma vivência harmônica e sustentável.
Disciplina: Cálculo Numérico
Carga horária: 60 h
Série: 4ª
Ementa: Números e operações. Números Complexos. Métodos numéricos: a resolução de sistemas lineares; o ajuste de curvas pelo método dos quadrados mínimos; a aproximação polinomial por séries de Taylor e de MacLaurin: a interpolação polinomial: os métodos de diferenças; integração numérica.
Disciplina: Equações Diferenciais Aplicadas à Resolução de Problemas
Carga horária: 120 h
Série: 4ª
Ementa: Equações diferenciais de primeira ordem. Equações diferenciais lineares. Introdução às equações diferenciais parciais.