Área de Concentração: Educação Básica

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) define “Educação Básica” como sua área de concentração. Nos termos dos artigos 21 e 22 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN, Lei n. 9394/96), a Educação Básica é um dos níveis da educação escolar brasileira, composta pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, que tem como finalidades o desenvolvimento do educando e seu preparo, a partir de uma formação comum, para o exercício da cidadania e para a progressão no trabalho e em estudos posteriores. No contexto educacional brasileiro do início do século XXI, a Educação Básica se constitui como um campo promissor para investigações científicas e atuação profissional, uma vez que, se por um lado o acesso a este nível de ensino foi praticamente universalizado, por outro, um dos maiores desafios passa a ser a melhora de sua qualidade. Desse modo, é a partir da área de concentração que se estabelece o foco das atividades de estudo, de pesquisa e de construção de propostas de intervenção a serem desenvolvidas pelo programa em suas duas linhas de pesquisa. É a Educação Básica que constitui os pontos de partida e de chegada das investigações e ações a serem desenvolvidas pelo programa.

 

Linhas de Pesquisa

Linha 1: Educação Básica: gestão e planejamento

Esta linha de pesquisa procura analisar os fundamentos históricos, filosóficos, sociais, políticos, econômicos, culturais, estéticos e legais da Educação Básica de forma articulada ao planejamento educacional. Entende que o planejamento da Educação Básica é uma ação que se desenvolve no âmbito do Estado, das instituições escolares e das ações docentes, e que seu princípio orientador deve ser o da participação democrática. Em uma perspectiva interdisciplinar, a linha prioriza investigações sobre temas que estejam relacionados ao planejamento educacional, à gestão democrática, às políticas educacionais e à proposição de projetos de intervenção na Educação Básica.

 

Linha 2: Práticas Docentes para a Educação Básica

Esta linha de pesquisa procura investigar as práticas docentes para os diversos níveis da Educação Básica. Em uma perspectiva interdisciplinar, investiga nas diferentes áreas do conhecimento as teorias e os processos de ensino e aprendizagem, de avaliação, de formação inicial e continuada de professores, as metodologias e o uso de tecnologias. Prioriza as pesquisas de intervenção na Educação Básica.