Linha 1: Educação Básica: gestão e planejamento

Esta linha de pesquisa procura analisar os fundamentos históricos, filosóficos, sociais, políticos, econômicos, culturais, estéticos e legais da Educação Básica de forma articulada ao planejamento educacional. Entende que o planejamento da Educação Básica é uma ação que se desenvolve no âmbito do Estado, das instituições escolares e das ações docentes, e que seu princípio orientador deve ser o da participação democrática. Em uma perspectiva interdisciplinar, a linha prioriza investigações sobre temas que estejam relacionados ao planejamento educacional, à gestão democrática, às políticas educacionais e à proposição de projetos de intervenção na Educação Básica.

 

Linha 2: Práticas Docentes para a Educação Básica

Esta linha de pesquisa procura investigar as práticas docentes para os diversos níveis da Educação Básica. Em uma perspectiva interdisciplinar, investiga nas diferentes áreas do conhecimento as teorias e os processos de ensino e aprendizagem, de avaliação, de formação inicial e continuada de professores, as metodologias e o uso de tecnologias. Prioriza as pesquisas de intervenção na Educação Básica.