Aviso sobre período de vedação eleitoral

EGRESSOS 2021

Nome Concluinte Ellen Simone Stutz Souto
Ano de conclusão: 2021
Título da Dissertação: “Contradições, desafios, perspectivas da educação do campo: a experiência da Escola do Campo Cerrado das Cinzas de Arapoti, Paraná”
Título Produto Educacional:  DA EDUCAÇÃO RURAL A EDUCAÇÃO DO CAMPO – CONCEPÇÕES E CONCEITOS PARA A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO POPULAR
Orientador: Prof. Dr. Antonio Carlos de Souza
Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5934235585504404
   
Nome Concluinte Francieli Axman Tavares Duarte
Ano de conclusão: 2021
Título da Dissertação: “Gestão escolar: desafios e perspectivas na construção e implementação dos Projetos Políticos Pedagógicos no Município de Cambará”
Título Produto Educacional:  “Gestão escolar: desafios e perspectivas na construção e implementação dos Projetos Políticos Pedagógicos no Município de Cambará”
Orientador: Prof. Dr. Antonio Carlos de Souza
Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8102530691468320
   
Nome Concluinte José Gustavo Araújo Bruzarosco
Ano de conclusão: 2021
Título da Dissertação: "Análise Dos Significados De Gestão Democrática Expressos Nos Documentos Do Programa De Ensino Integral Do Estado De São Paulo"
Título Produto Educacional:  Documentos do PEI e Gestão Democrática: Ambiente de disponibilização e discussão das legislações que regem e organizam o Programa de Ensino Integral do estado de São Paulo e as formas de exercício da Gestão Democráica no Programa
Orientador: Prof. Dr. Maurício de Aquino
Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5891363118215018
   
Nome Concluinte Lucimara Leite Laiter
Ano de conclusão: 2021
Título da Dissertação: "O Programa Mais Educação E O Incentivo À Educação Em Tempo Integral: Um Estudo De Caso Em Ourinhos-Sp"
Título Produto Educacional:  "Guia para a Implementação da Educação em Tempo Integral"
Orientador: Prof. Dr. Maurício de Aquino
Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8709020703430874
   
Nome Concluinte Rafaela Silva Lionardo
Ano de conclusão: 2021
Título da Dissertação: "As Questões De Gênero No Contexto Escolar: Um Estudo Da Compreensão De Professores E Pedagogos"
Título Produto Educacional:  "Gênero e Docência: uma Proposta Formativa"
Orientador: Prof. Dr. Luiz Antonio de Oliveira
Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9831644403678180
   
Nome Concluinte Rafael de Barros
Ano de conclusão: 2021
Título da Dissertação: “O Ensino de Filosofia no contexto da reforma do Ensino Médio e da implementação da Base Nacional Comum Curricular”
Título Produto Educacional:  "Curso De Extensão: Ensino Médio - Uma Construção Coletiva, Crítica E Consciente Para O Ensino De Filosofia"
Orientador: Prof. Dr. Antonio Carlos de Souza
Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0154673475499909
   
Nome Concluinte Rodrigo Dias Araujo
Ano de conclusão: 2021
Título da Dissertação: "A Pedagogia Do Movimento: Tendências E Desafios Para A Educação Do Movimento Dos Trabalhadores Rurais Sem Terra"
Título Produto Educacional:  "Caderno de Educação: A Pedagogia do Movimento e a proposta de Educação do MST"
Orientador: Profa. Dra. Marisa Noda
Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0060557048797413
   
Nome Concluinte Samantha Cristina Macedo Périco
Ano de conclusão: 2021
Título da Dissertação: "Estereótipos de gênero na educação infantil: o impacto do brincar na cultura corporal"
Título Produto Educacional:  E-BOOK: CULTURA CORPORAL, GÊNERO E O BRINCAR NA EDUCAÇÃO
INFANTIL
Orientador: Prof. Dr. Luiz Antonio de Oliveira
Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3961986208736824
   
Nome Concluinte Aline Letícia Trindade Rosa
Ano de conclusão: 2021
Título da Dissertação: "A Política De Ações Afirmativas Em Pauta: O Sistema De Cotas Sociorraciais Como Subsídio Para Inserção Do Estudante De Ensino Médio Da Rede Pública Ao Ensino Superior"
Título Produto Educacional:  INTERAÇÕES TEMÁTICAS:
O QUE SÃO AÇÕES AFIRMATIVAS?
Orientador: Prof. Dr. Flávio Massami Martins Ruckstadter
Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4457384204292495
   
Nome Concluinte Aline Sirlene de Souza
Ano de conclusão: 2020
Título da Dissertação: “Educação Ambiental Crítica: concepções e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental”
Título Produto Educacional:  "Educação Ambiental Crítica nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Proposta formativa a partir de um grupo de estudos"
Orientador: Prof. Dr. Jorge Sobral da Silva Maia
Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4103495239630847
   
Nome Concluinte Ana Carolina Simão Zeferino
Ano de conclusão: 2021
Título da Dissertação: “Ensino De História E Colonialidade: Em Busca Da Visibilidade Das Mulheres Populares Latino-Americanas”
Título Produto Educacional:  EM BUSCA DA
VISIBILIDADE DAS MULHERES POPULARES
LATINO-AMERICANAS
Orientador: Prof. Dr. Jean Carlos Moreno
Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0905635019348278
   
Nome Concluinte André Luiz Santos de Oliveira
Ano de conclusão: 2021
Título da Dissertação: "Educação Em Sexualidades Crítica: Análise Crítica Dos Currículos Do Ensino Médio Do Estado De São Paulo"
Título Produto Educacional:  Dicionário sobre questões de gênero e sexualidades
Orientador: Prof. Dr. Jorge Sobral da Silva Maia
Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2871028321083667
   
Nome Concluinte Gabriela Aparecida de Assis
Ano de conclusão: 2021
Título da Dissertação: “Práticas Pedagógicas De Aprendizagem Histórica Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental: Contribuições Da Pedagogia Histórico-Crítica”
Título Produto Educacional:  Plano de trabalho docente-discente: possibilidades para a aprendizagem histórica na perspectiva da PHC
Orientador: Profa. Dra. Vanessa Campos Mariano Ruckstadter
Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3529045336192150
   
Nome Concluinte Gesmilher de Almeida Lopes
Ano de conclusão: 2021
Título da Dissertação: "Professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta de formação continuada para o ensino de geometria"
Título Produto Educacional:  "Produto Educacional: Proposta De Formação Para O Ensino De Geometria, A Patir Das Necessidades Formativas Encontradas No Grupo Pesquisado"
Orientador: Prof. Dr. Flávio Rodrigo Furlanetto
Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3919149791446816
   
Nome Concluinte Magali de Fátima Monteiro
Ano de conclusão: 2021
Título da Dissertação: "Educação ambiental crítica: fundamentos e práticas para o processo formativo de estudantes do ensino médio no município de Bandeirantes-PR"
Título Produto Educacional:  "Plano de Ação: Sugestão ao Fascículo de Atividades Socioambientais"
Orientador: Prof. Dr. Jorge Sobral da Silva Maia
Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1577238992249426
   
Nome Concluinte Meline Lopes Pinheiro
Ano de conclusão: 2021
Título da Dissertação: “Centro De Memória Virtual Da Escola Municipal Véra Cecília Lamin (1968-2020)”
Título Produto Educacional:  Abertura do Site do Centro de Memória.
Orientador: Profa. Dra. Vanessa Campos Mariano Ruckstadter
Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2574915371386704
   
Nome Concluinte Ronaldo da Silva Cunha
Ano de conclusão: 2021
Título da Dissertação: "O Processo De Fundação Do Colégio Nossa Senhora Das Graças Na Cidade De Cambará/Pr (1950-1955): Política, Fé E Educacão"
Título Produto Educacional:  O Processo De Fundação Do Colégio Nossa Senhora Das Graças Na Cidade De Cambará/Pr (1950-1955): Política, Fé E Educacão
Orientador: Prof. Dr. Flávio Massami Martins Ruckstadter
Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7528116486802226
   
Nome Concluinte Silvia Helena Cesar
Ano de conclusão: 2021
Título da Dissertação: "A Formação Docente Para O Letramento Matemático Com Números"
Título Produto Educacional:  PROPOSTA DE FORMAÇÃO PARA O ENSINO DO
CONCEITO DE NÚMEROS, A PARTIR DAS NECESSIDADES FORMATIVAS
ENCONTRADAS NO GRUPO PESQUISADO
Orientador: Prof. Dr. Flávio Rodrigo Furlanetto
Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1718624343262155
   
Nome Concluinte Vanessa Fernanda Mayrinck
Ano de conclusão: 2021
Título da Dissertação: "História, Memória e Patrimônio Cultural: Uma Articulação entre o Ensino de História e a Educação Patrimonial no município de Jacarezinho (PR)"
Título Produto Educacional:  Jacarezinho: Outros Sujeitos, Novas Histórias
Orientador: Prof. Dr. Jean Carlos Moreno
Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4823708392942731
   

 

 

EGRESSOS 2022

Nome Concluinte Daniela Rodrigues Martelini Rahuam
Ano de conclusão: 2022
Título da Dissertação: "A formação continuada como desafio da coordenação pedagógica: análise e contribuições da pedagogia histórico-crítica"
Título Produto Educacional: "A formação continuada como desafio da coordenação pedagógica: análise e contribuições da pedagogia histórico-crítica"
Orientador: Luiz Antônio de Oliveira
Linha de pesquisa: Educação Básica: gestão e planejamento
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7110369643752789
   
Nome Concluinte Liliane Milanezi Lopes
Ano de conclusão: 2022
Título da Dissertação: “Políticas educacionais e o estado avaliador: a padronização do ensino em contradição com a proposta de educação integral”
Título Produto Educacional: “Políticas educacionais e o estado avaliador: a padronização do ensino em contradição com a proposta de educação integral”
Orientador: Flávio M. M. Ruckstadter
Linha de pesquisa: Educação Básica: gestão e planejamento
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8174700641885393
   
Nome Concluinte Maria Eduarda de Lara Lalli
Ano de conclusão: 2022
Título da Dissertação: “Luta da classe trabalhadora na escola pública brasileira à luz da pedagogia histórico-crítica: uma análise sobre as avaliações externas”
Título Produto Educacional: “Escritos sobre a luta de classes na escola pública e as avaliações externas à luz do PHC para a emancipação da classe trabalhadora”
Orientador: Marisa Noda
Linha de pesquisa: Educação Básica: gestão e planejamento
Lattes: http://lattes.cnpq.br/746840845732127
   
Nome Concluinte Silvia Regina Cordeiro Rédua
Ano de conclusão: 2022
Título da Dissertação: “A utilização da audiodescrição no ensino de história para alunos cegos”
Título Produto Educacional: “Audiodescrição: uma proposta de formação”
Orientador: Luiz Antônio de Oliveira
Linha de pesquisa: Educação Básica: gestão e planejamento
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5283083620554395
   
Nome Concluinte Ana Maria Barbalho Viganó
Ano de conclusão: 2022
Título da Dissertação: “Formação docente continuada na perspectiva da pedagogia histórico-crítica: um contraponto à base nacional comum curricular e sua proposta formativa”
Título Produto Educacional: “Proposta formativa de professor contra-hegemônica”
Orientador: Vanessa C. M. Ruckstadter
Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7593018148463124
   
Nome Concluinte Andréia Patrocinio Marquezepe
Ano de conclusão: 2022
Título da Dissertação: “A modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar sobre as publicações em periódicos nos últimos cinco anos”
Título Produto Educacional: “Modelagem matemática: uma alternativa para o ensino nos anos iniciais do ensino fundamental”
Orientador: George F. S. Martin
Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6031728165450042
   
Nome Concluinte Daiany dos Reis Santana
Ano de conclusão: 2022
Título da Dissertação: “Análise da evasão escolar na eja e uma proposição ao ensino de matemática visando a permanência e o êxito dos estudantes”
Título Produto Educacional: “Caderno de atividades - etnomatemática e temas de educação financeira para a EJA”
Orientador: Jonis J. Nervis
Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7455178082791842
   
Nome Concluinte Daniela Ferreira Toth
Ano de conclusão: 2022
Título da Dissertação: “A realidade local como objeto de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: uma experiência a partir da pedagogia histórico-crítica”
Título Produto Educacional: “História local: um guia de imagens para o planejamento do trabalho pedagógico”
Orientador: Vanessa C. M. Ruckstadter
Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5995328466225688
   
Nome Concluinte Lisandra Tamires Mendonça
Ano de conclusão: 2022
Título da Dissertação: “Avaliação dos professores de um guia online sobre o uso da prática de lembrar em sala de aula via workshop e leitura”
Título Produto Educacional: “Vídeoaula sobre o guia de prática de lembrar”
Orientador: Roberta Ekuni de Souza
Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0026890767295508
   
Nome Concluinte Tatiana Paschoal Chagas
Ano de conclusão: 2022
Título da Dissertação: “Leitura crítica na escola pública a partir da perspectiva da pedagogia histórico-crítica: elementos para a transformação social”
Título Produto Educacional: “Proposta de formação docente em grupos de estudos - discutindo teoria e prática (a práxis) e pensando um processo crítico de ensino de leitura”
Orientador: Jorge Sobral da Silva Maia
Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica
Lattes:

http://lattes.cnpq.br/5055344938573829

 

 
Nome Concluinte Cleyson Mendes Soares
Ano de conclusão: 2022
Título da Dissertação: “A concepção de Estado e de escola na Base Nacional Comum Curricular – BNCC”
Título Produto Educacional: “A concepção de Estado e de escola na Base Nacional Comum Curricular – BNCC”
Orientador: Antonio Carlos de Souza
Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento
Lattes:

http://lattes.cnpq.br/6792026544889525