EGRESSOS 2021
Nome Concluinte Ellen Simone Stutz Souto Ano de conclusão: 2021 Título da Dissertação: “Contradições, desafios, perspectivas da educação do campo: a experiência da Escola do Campo Cerrado das Cinzas de Arapoti, Paraná” Título Produto Educacional: DA EDUCAÇÃO RURAL A EDUCAÇÃO DO CAMPO – CONCEPÇÕES E CONCEITOS PARA A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO POPULAR Orientador: Prof. Dr. Antonio Carlos de Souza Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: http://lattes.cnpq.br/5934235585504404 Nome Concluinte Francieli Axman Tavares Duarte Ano de conclusão: 2021 Título da Dissertação: “Gestão escolar: desafios e perspectivas na construção e implementação dos Projetos Políticos Pedagógicos no Município de Cambará” Título Produto Educacional: “Gestão escolar: desafios e perspectivas na construção e implementação dos Projetos Políticos Pedagógicos no Município de Cambará” Orientador: Prof. Dr. Antonio Carlos de Souza Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: http://lattes.cnpq.br/8102530691468320 Nome Concluinte José Gustavo Araújo Bruzarosco Ano de conclusão: 2021 Título da Dissertação: "Análise Dos Significados De Gestão Democrática Expressos Nos Documentos Do Programa De Ensino Integral Do Estado De São Paulo" Título Produto Educacional: Documentos do PEI e Gestão Democrática: Ambiente de disponibilização e discussão das legislações que regem e organizam o Programa de Ensino Integral do estado de São Paulo e as formas de exercício da Gestão Democráica no Programa Orientador: Prof. Dr. Maurício de Aquino Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: http://lattes.cnpq.br/5891363118215018 Nome Concluinte Lucimara Leite Laiter Ano de conclusão: 2021 Título da Dissertação: "O Programa Mais Educação E O Incentivo À Educação Em Tempo Integral: Um Estudo De Caso Em Ourinhos-Sp" Título Produto Educacional: "Guia para a Implementação da Educação em Tempo Integral" Orientador: Prof. Dr. Maurício de Aquino Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: http://lattes.cnpq.br/8709020703430874 Nome Concluinte Rafaela Silva Lionardo Ano de conclusão: 2021 Título da Dissertação: "As Questões De Gênero No Contexto Escolar: Um Estudo Da Compreensão De Professores E Pedagogos" Título Produto Educacional: "Gênero e Docência: uma Proposta Formativa" Orientador: Prof. Dr. Luiz Antonio de Oliveira Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: http://lattes.cnpq.br/9831644403678180 Nome Concluinte Rafael de Barros Ano de conclusão: 2021 Título da Dissertação: “O Ensino de Filosofia no contexto da reforma do Ensino Médio e da implementação da Base Nacional Comum Curricular” Título Produto Educacional: "Curso De Extensão: Ensino Médio - Uma Construção Coletiva, Crítica E Consciente Para O Ensino De Filosofia" Orientador: Prof. Dr. Antonio Carlos de Souza Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: http://lattes.cnpq.br/0154673475499909 Nome Concluinte Rodrigo Dias Araujo Ano de conclusão: 2021 Título da Dissertação: "A Pedagogia Do Movimento: Tendências E Desafios Para A Educação Do Movimento Dos Trabalhadores Rurais Sem Terra" Título Produto Educacional: "Caderno de Educação: A Pedagogia do Movimento e a proposta de Educação do MST" Orientador: Profa. Dra. Marisa Noda Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: http://lattes.cnpq.br/0060557048797413 Nome Concluinte Samuel Macedo Périco Ano de conclusão: 2021 Título da Dissertação: "Estereótipos de gênero na educação infantil: o impacto do brincar na cultura corporal" Título Produto Educacional: E-BOOK: CULTURA CORPORAL, GÊNERO E O BRINCAR NA EDUCAÇÃO
INFANTIL Orientador: Prof. Dr. Luiz Antonio de Oliveira Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: http://lattes.cnpq.br/3961986208736824 Nome Concluinte Aline Letícia Trindade Rosa Ano de conclusão: 2021 Título da Dissertação: "A Política De Ações Afirmativas Em Pauta: O Sistema De Cotas Sociorraciais Como Subsídio Para Inserção Do Estudante De Ensino Médio Da Rede Pública Ao Ensino Superior" Título Produto Educacional: INTERAÇÕES TEMÁTICAS:
O QUE SÃO AÇÕES AFIRMATIVAS? Orientador: Prof. Dr. Flávio Massami Martins Ruckstadter Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/4457384204292495 Nome Concluinte Aline Sirlene de Souza Ano de conclusão: 2020 Título da Dissertação: “Educação Ambiental Crítica: concepções e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental” Título Produto Educacional: "Educação Ambiental Crítica nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Proposta formativa a partir de um grupo de estudos" Orientador: Prof. Dr. Jorge Sobral da Silva Maia Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/4103495239630847 Nome Concluinte Ana Carolina Simão Zeferino Ano de conclusão: 2021 Título da Dissertação: “Ensino De História E Colonialidade: Em Busca Da Visibilidade Das Mulheres Populares Latino-Americanas” Título Produto Educacional: EM BUSCA DA
VISIBILIDADE DAS MULHERES POPULARES
LATINO-AMERICANAS Orientador: Prof. Dr. Jean Carlos Moreno Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/0905635019348278 Nome Concluinte André Luiz Santos de Oliveira Ano de conclusão: 2021 Título da Dissertação: "Educação Em Sexualidades Crítica: Análise Crítica Dos Currículos Do Ensino Médio Do Estado De São Paulo" Título Produto Educacional: Dicionário sobre questões de gênero e sexualidades Orientador: Prof. Dr. Jorge Sobral da Silva Maia Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/2871028321083667 Nome Concluinte Gabriela Aparecida de Assis Ano de conclusão: 2021 Título da Dissertação: “Práticas Pedagógicas De Aprendizagem Histórica Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental: Contribuições Da Pedagogia Histórico-Crítica” Título Produto Educacional: Plano de trabalho docente-discente: possibilidades para a aprendizagem histórica na perspectiva da PHC Orientador: Profa. Dra. Vanessa Campos Mariano Ruckstadter Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/3529045336192150 Nome Concluinte Gesmilher de Almeida Lopes Ano de conclusão: 2021 Título da Dissertação: "Professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta de formação continuada para o ensino de geometria" Título Produto Educacional: "Produto Educacional: Proposta De Formação Para O Ensino De Geometria, A Patir Das Necessidades Formativas Encontradas No Grupo Pesquisado" Orientador: Prof. Dr. Flávio Rodrigo Furlanetto Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/3919149791446816 Nome Concluinte Magali de Fátima Monteiro Ano de conclusão: 2021 Título da Dissertação: "Educação ambiental crítica: fundamentos e práticas para o processo formativo de estudantes do ensino médio no município de Bandeirantes-PR" Título Produto Educacional: "Plano de Ação: Sugestão ao Fascículo de Atividades Socioambientais" Orientador: Prof. Dr. Jorge Sobral da Silva Maia Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/1577238992249426 Nome Concluinte Meline Lopes Pinheiro Ano de conclusão: 2021 Título da Dissertação: “Centro De Memória Virtual Da Escola Municipal Véra Cecília Lamin (1968-2020)” Título Produto Educacional: Abertura do Site do Centro de Memória. Orientador: Profa. Dra. Vanessa Campos Mariano Ruckstadter Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/2574915371386704 Nome Concluinte Ronaldo da Silva Cunha Ano de conclusão: 2021 Título da Dissertação: "O Processo De Fundação Do Colégio Nossa Senhora Das Graças Na Cidade De Cambará/Pr (1950-1955): Política, Fé E Educacão" Título Produto Educacional: O Processo De Fundação Do Colégio Nossa Senhora Das Graças Na Cidade De Cambará/Pr (1950-1955): Política, Fé E Educacão Orientador: Prof. Dr. Flávio Massami Martins Ruckstadter Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/7528116486802226 Nome Concluinte Silvia Helena Cesar Ano de conclusão: 2021 Título da Dissertação: "A Formação Docente Para O Letramento Matemático Com Números" Título Produto Educacional: PROPOSTA DE FORMAÇÃO PARA O ENSINO DO
CONCEITO DE NÚMEROS, A PARTIR DAS NECESSIDADES FORMATIVAS
ENCONTRADAS NO GRUPO PESQUISADO Orientador: Prof. Dr. Flávio Rodrigo Furlanetto Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/1718624343262155 Nome Concluinte Vanessa Fernanda Mayrinck Ano de conclusão: 2021 Título da Dissertação: "História, Memória e Patrimônio Cultural: Uma Articulação entre o Ensino de História e a Educação Patrimonial no município de Jacarezinho (PR)" Título Produto Educacional: Jacarezinho: Outros Sujeitos, Novas Histórias Orientador: Prof. Dr. Jean Carlos Moreno Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/4823708392942731 EGRESSOS 2022
Nome Concluinte Daniela Rodrigues Martelini Rahuam Ano de conclusão: 2022 Título da Dissertação: "A formação continuada como desafio da coordenação pedagógica: análise e contribuições da pedagogia histórico-crítica" Título Produto Educacional: "A formação continuada como desafio da coordenação pedagógica: análise e contribuições da pedagogia histórico-crítica" Orientador: Luiz Antônio de Oliveira Linha de pesquisa: Educação Básica: gestão e planejamento Lattes: http://lattes.cnpq.br/7110369643752789 Nome Concluinte Liliane Milanezi Lopes Ano de conclusão: 2022 Título da Dissertação: “Políticas educacionais e o estado avaliador: a padronização do ensino em contradição com a proposta de educação integral” Título Produto Educacional: “Políticas educacionais e o estado avaliador: a padronização do ensino em contradição com a proposta de educação integral” Orientador: Flávio M. M. Ruckstadter Linha de pesquisa: Educação Básica: gestão e planejamento Lattes: http://lattes.cnpq.br/8174700641885393 Nome Concluinte Maria Eduarda de Lara Lalli Ano de conclusão: 2022 Título da Dissertação: “Luta da classe trabalhadora na escola pública brasileira à luz da pedagogia histórico-crítica: uma análise sobre as avaliações externas” Título Produto Educacional: “Escritos sobre a luta de classes na escola pública e as avaliações externas à luz do PHC para a emancipação da classe trabalhadora” Orientador: Marisa Noda Linha de pesquisa: Educação Básica: gestão e planejamento Lattes: http://lattes.cnpq.br/746840845732127 Nome Concluinte Silvia Regina Cordeiro Rédua Ano de conclusão: 2022 Título da Dissertação: “A utilização da audiodescrição no ensino de história para alunos cegos” Título Produto Educacional: “Audiodescrição: uma proposta de formação” Orientador: Luiz Antônio de Oliveira Linha de pesquisa: Educação Básica: gestão e planejamento Lattes: http://lattes.cnpq.br/5283083620554395 Nome Concluinte Ana Maria Barbalho Viganó Ano de conclusão: 2022 Título da Dissertação: “Formação docente continuada na perspectiva da pedagogia histórico-crítica: um contraponto à base nacional comum curricular e sua proposta formativa” Título Produto Educacional: “Proposta formativa de professor contra-hegemônica” Orientador: Vanessa C. M. Ruckstadter Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/7593018148463124 Nome Concluinte Andréia Patrocinio Marquezepe Ano de conclusão: 2022 Título da Dissertação: “A modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar sobre as publicações em periódicos nos últimos cinco anos” Título Produto Educacional: “Modelagem matemática: uma alternativa para o ensino nos anos iniciais do ensino fundamental” Orientador: George F. S. Martin Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/6031728165450042 Nome Concluinte Daiany dos Reis Santana Ano de conclusão: 2022 Título da Dissertação: “Análise da evasão escolar na eja e uma proposição ao ensino de matemática visando a permanência e o êxito dos estudantes” Título Produto Educacional: “Caderno de atividades - etnomatemática e temas de educação financeira para a EJA” Orientador: Jonis J. Nervis Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/7455178082791842 Nome Concluinte Daniela Ferreira Toth Ano de conclusão: 2022 Título da Dissertação: “A realidade local como objeto de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: uma experiência a partir da pedagogia histórico-crítica” Título Produto Educacional: “História local: um guia de imagens para o planejamento do trabalho pedagógico” Orientador: Vanessa C. M. Ruckstadter Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/5995328466225688 Nome Concluinte Lisandra Tamires Mendonça Ano de conclusão: 2022 Título da Dissertação: “Avaliação dos professores de um guia online sobre o uso da prática de lembrar em sala de aula via workshop e leitura” Título Produto Educacional: “Vídeoaula sobre o guia de prática de lembrar” Orientador: Roberta Ekuni de Souza Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/0026890767295508 Nome Concluinte Tatiana Paschoal Chagas Ano de conclusão: 2022 Título da Dissertação: “Leitura crítica na escola pública a partir da perspectiva da pedagogia histórico-crítica: elementos para a transformação social” Título Produto Educacional: “Proposta de formação docente em grupos de estudos - discutindo teoria e prática (a práxis) e pensando um processo crítico de ensino de leitura” Orientador: Jorge Sobral da Silva Maia Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica Lattes:
Nome Concluinte Cleyson Mendes Soares Ano de conclusão: 2022 Título da Dissertação: “A concepção de Estado e de escola na Base Nacional Comum Curricular – BNCC” Título Produto Educacional: “A concepção de Estado e de escola na Base Nacional Comum Curricular – BNCC” Orientador: Antonio Carlos de Souza Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes:
Nome Concluinte Maria Carolina Cornélio Ano de conclusão: 2022 Título da Dissertação: “Ensino de História e Memória: o lugar de Antônio Pato na História de Jacarezinho" Título Produto Educacional: “Meu passado, Jacarezinho!” Orientador: Jean Carlos Moreno Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica Lattes:
Nome Concluinte Tânia Janaína Borda Landi Ano de conclusão: 2022 Título da Dissertação: “Implantação do Centro de Memória Virtual da Escola Técnica Estadual Professor Pedro Leme Brisolla Sobrinho (ETEC) de Ipaussu (1955-1994)” Título Produto Educacional: “Centro de Memória ETEC Ipaussu” Orientador: Vanessa C. M. Ruckstadter Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica Lattes:
Nome Concluinte Sara Nicacia de Souza Godoi Ano de conclusão: 2022 Título da Dissertação: “O Projeto de Sociedade da BNCC: Uma análise do componente curricular da Língua Portuguesa” Título Produto Educacional: Minicurso de Formação de Professores: O Projeto de Sociedade da BNCC Orientador: Antonio Carlos de Souza Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: Nome Concluinte Amanda Carla Feliciano de Souza Ano de conclusão: 2022 Título da Dissertação: "EFEITO DO MOMENTO DA PRÁTICA DE LEMBRAR NO APRENDIZADO DE LÍNGUAS" Título Produto Educacional: "PRATICA DE LEMBRARHORA DA AÇÃO CONCEITOS, DICAS DE APLICAÇÃO E RECURSOS" Orientador: Roberta Ekuni de Souza Linha de pesquisa: Educação Básica: gestão e planejamento Lattes:
Nome Concluinte Aline Queiroz de Andrade Ano de conclusão: 2022 Título da Dissertação: “As competências no currículo: o esvaziamento da BNCC e no componente curricular de história” Título Produto Educacional: “Guia para compreensão crítica da BNCC” Orientador: Marisa Noda Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: Nome Concluinte Júlio César de Souza Madeira Ano de conclusão: 2022 Título da Dissertação: “A educação escolar indígena e o ensino remoto paranaense no contexto
da Escola Estadual Indígena Nimboeaty Mborowitxa Awa Tiropê” Título Produto Educacional: “A educação escolar indígena e o ensino remoto paranaense no contexto
da Escola Estadual Indígena Nimboeaty Mborowitxa Awa Tiropê” Orientador: Flávio Massami Martins Ruckstadter Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: Nome Concluinte Paulo Sérgio Guerreiro Ano de conclusão: 2022 Título da Dissertação: “Conservadorismo e Neoliberalismo na Educação Básica Brasileira:
Discursos, Vínculos e Planos de Governos” Título Produto Educacional: “Conservadorismo e Neoliberalismo na Educação Básica Brasileira:
Discursos, Vínculos e Planos de Governos” Orientador: Marisa Noda Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: Nome Concluinte Antonia Arruda Campos Ano de conclusão: 2022 Título da Dissertação: “Gestão Escolar e o Absenteísmo Docente: Desafios da Educação Básica
no Estado do Paraná” Título Produto Educacional: “Possíveis Causadores do Adoecimento Docente” Orientador: Luiz Antonio de Oliveira Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: