Mestrado em Educação da UENP realiza exposição sobre escolas rurais de Jacarezinho

Terça, 16 Julho 2024 09:27 por Editor da Comunicação Social
A exposição é a proposta de Produto Educacional da mestranda do PPEd, Juliana Krone A exposição é a proposta de Produto Educacional da mestranda do PPEd, Juliana Krone

O Centro de Ciências Humanas e da Educação do Campus Jacarezinho da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) recebeu, entre os dias 24 e 28 de junho, a exposição “O cotidiano das escolas rurais de Jacarezinho (PR) contado por alunos de 1970”. A apresentação é a proposta de Produto Educacional da mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEd), Juliana Carolina de Andrade Krone. A exposição buscou trazer aos olhos do público aspectos físicos, culturais e educacionais dos colégios rurais do município de Jacarezinho da década de 70. Com o objetivo de despertar interesses e inquietações, o projeto proporcionou uma compreensão aprofundada sobre um passado quase que esquecido do município.

Segundo Juliana, é essencial o entendimento sobre esses colégios para que o imaginário e as concepções socioculturais sobre eles e suas realidades se fortaleçam. “Quando estudamos sobre as escolas rurais, vimos que elas foram responsáveis por alfabetizar mais da metade da população brasileira do século passado, e, atualmente, elas se encontram em grande esquecimento. As escolas rurais que ainda existem estão resistindo. É um movimento de legitimação e luta”, expõe a mestranda. Para o orientador do trabalho, Luís Ernesto Barnabé, foi uma oportunidade de relembrar esse passado. “É preciso atuar contra o esquecimento da trajetória daqueles que vieram antes de nós, para que saibamos quem somos nós”, pontuou o professor.

Buscando envolver diversos públicos, desde crianças da educação infantil, estudantes universitários até a comunidade em geral, a exposição foi organizada em quatro etapas, cada uma apresentando diferentes aspectos da experiência dos estudantes da época. Os visitantes puderam explorar mapas, fotografias, maquetes e fontes históricas, como registros de presença escolar e até mesmo uma antiga carteira de sala de aula.

Para compor o trabalho, onze pessoas que estudaram nessas escolas rurais foram entrevistadas e suas experiências, rotinas, trajetos e brincadeiras foram compartilhadas durante a exposição, criando uma atmosfera imersiva para os visitantes. Marlene Aparecida Lima Gonçalves, moradora de Jacarezinho e ex-aluna da Escola Rural Presidente Vargas no bairro rural Monjolinho, compartilhou suas memórias da infância durante a entrevista. “Foi como dar um pulo no passado”, disse a entrevistada. “É extremamente importante falar sobre o passado para que as pessoas deem valor à história e valorizem o que têm hoje. Poder falar sobre a minha escola foi muito gratificante”, comenta.

Durante a semana de exposição, a Escola Itinerante Valmir Motta de Oliveira, de Jacarezinho, esteve no evento, promovendo uma rica partilha de experiências e conexões com o Produto Educacional exposto. Para além da comunidade externa, discentes dos diversos cursos do CCHE da UENP tiveram a oportunidade de se familiarizar com a continuidade da formação acadêmica oferecida pela universidade através do PPEd. A exposição atraiu cerca de 500 visitantes e nove colégios da região, incluindo acadêmicos, membros da comunidade externa e outros interessados.

De acordo com Barnabé, esse contato envolveu uma demonstração prática de pesquisa científica e movimentou reflexões sobre a continuidade da pesquisa de Juliana por outros acadêmicos interessados, uma vez que é um trabalho pioneiro sobre o tema. “Diversos são os recortes possíveis que se pode fazer sobre o assunto, seja abordando a história da educação, da infância, seja da cidade. Novas pesquisas serão bem-vindas e desejadas pelo PPEd”, destaca Barnabé. Juliana também visualiza a exposição como norteadora de novas possibilidades, através de “novos olhares, curiosidades, reflexões e o desejo de pesquisar sobre o objeto” que o momento trouxe aos visitantes.