Curso de extensão do PPEd auxilia na capacitação de professores de Ourinhos

Quinta, 01 Agosto 2024 12:05 por Editor da Comunicação Social

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná deu início ao curso de extensão “Formação de Professores da Rede Municipal de Ourinhos (SP)”. A atividade, prevista apara ocorrer até o final de 2024, é realizada por meio de um acordo de cooperação técnica firmado entre o PPEd e a Prefeitura Municipal de Ourinhos-SP.

Coordenada pelo professor Antonio Carlos de Souza e estruturada em encontros presenciais com previsão de término em novembro de 2024, a ação extensionista busca promover a discussão de temas relacionados à História da Educação, teorias pedagógicas, Educação Política, currículo, Educação Ambiental e avaliação de ensino e aprendizagem da Educação Básica. “O curso contribui tanto com o processo de socialização das pesquisas junto aos educadores da Educação Básica, como com a formação dos mestrandos, além de aproximar a Universidade e o PPEd da comunidade, promovendo ações que contribuem para elevar a qualidade do ensino”, pontua o coordenador.

O primeiro encontro do projeto, realizado no dia 25 de julho, foi conduzido pelo mestrando do PPEd-UENP, Mateus Forcella Biagini, no Centro de Referência do Ensino Fundamental (CREF), em Ourinhos. O tema foi o “Legado educacional da formação de professores no Brasil através da História da Educação (1820 – 2000)” e teve o objetivo de analisar os problemas educacionais na formação de professores por meio da história da educação no Brasil, desde o século XIX ao século XX. O estudante comenta que, no projeto, a condução da atividade trouxe novas posturas e compreensões sobre a estrutura educacional. “Isso permitiu um enriquecimento e uma curiosidade em estudar este assunto”, completa.

Ainda estão previstos seis encontros do curso de formação. O projeto conta com a participação de docentes e mestrandos do Mestrado em Educação, além de 20 professores formadores da rede municipal de Ourinhos.

Última modificação: Quinta, 01 Agosto 2024 12:07