Apresentação
O curso de Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano da UENP iniciou suas atividades em 2020. O curso teve origem a partir de uma proposta emanada pelo colegiado de Educação Física em parceria com o colegiado de Fisioterapia do Centro de Ciências da Saúde da UENP.
A proposta foi aprovada pela CAPES na 190ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior - CTC-ES, ocorrida entre 20 a 22 de novembro de 2019 e reconhecido pela Portaria Nº 540/2020 do Ministério da Educação – MEC.
O curso possibilita o acesso à pós-graduação Stricto Sensu de egressos dos cursos de Educação Física, Fisioterapia e demais cursos da área da saúde. Como estrutura científica, o Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da UENP possui uma área de concentração e duas linhas de pesquisa. A área de concentração “Biodinâmica do Movimento Humano” diz respeito ao estudo e produção do conhecimento científico relacionado ao desempenho humano, bem como a prevenção e a reabilitação de doenças crônicas, a partir das práticas possibilitadas pelas Ciências do Movimento Humano.
A linha de pesquisa “Aspectos funcionais e psicofisiológicos associados ao desempenho humano” aborda estudos e pesquisas que verificam o impacto de fatores físico-funcionais e variáveis psicofisiológicas como determinantes no desempenho humano, sendo esse entendido para além das práticas esportivas, mas também, como indispensável para realização de tarefas do cotidiano com vigor e maior qualidade de vida. Por sua vez, a linha de pesquisa “Aspectos preventivos e terapêuticos da atividade física nas doenças crônicas” abrange estudos e pesquisas que relacionam a prática da atividade física em contraponto ao comportamento sedentário, no aparecimento e desenvolvimento de doenças crônicas ou no seu controle.
Desta forma, o curso de Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano da UENP possui elevada capacidade de contribuição com o desenvolvimento da região a qual está inserido, ao gerar recursos humanos com elevada capacidade técnico-científica para atuação no âmbito da prevenção e reabilitação de doenças crônicas, assim como, no aprimoramento de diferentes situações relacionadas ao desempenho humano. Com isso, vários setores ligados à serviços de saúde da região podem se beneficiar com o Programa, desde universidades, que podem receber recursos humanos capacitado para pesquisa e formação inicial no âmbito da graduação, até as diferentes organizações públicas e privadas.
Coordenação:
Prof. Dr. Raphael Gonçalves de Oliveira
Vice-coordenação:
Prof. Dr. Antonio Stabelini Neto
Secretário(a):
Liesly Sauerzapf Pini
Comissão Coordenadora:
Titulares
Prof. Dr. Claudinei Ferreira dos Santos
Profª. Drª. Laís Campos de Oliveira
Gabriel Amaro de Lima (representante discente)
Suplentes:
Prof. Dr. Kleverton Krinski
Prof. Dr. Ezequiel Moreira Gonçalves
Afonso de Mello Tiburcio (representante discente)