Apresentação

O curso de Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano da UENP iniciou suas atividades em 2020. O curso teve origem a partir de uma proposta emanada pelo colegiado de Educação Física em parceria com o colegiado de Fisioterapia do Centro de Ciências da Saúde da UENP.

A proposta foi aprovada pela CAPES na 190ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior - CTC-ES, ocorrida entre 20 a 22 de novembro de 2019 e reconhecido pela Portaria Nº 540/2020 do Ministério da Educação – MEC.

O curso possibilita o acesso à pós-graduação Stricto Sensu de egressos dos cursos de Educação Física, Fisioterapia e demais cursos da área da saúde. Como estrutura científica, o Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da UENP possui uma área de concentração e duas linhas de pesquisa. A área de concentração “Biodinâmica do Movimento Humano” diz respeito ao estudo e produção do conhecimento científico relacionado ao desempenho humano, bem como a prevenção e a reabilitação de doenças crônicas, a partir das práticas possibilitadas pelas Ciências do Movimento Humano.

A linha de pesquisa “Aspectos funcionais e psicofisiológicos associados ao desempenho humano” aborda estudos e pesquisas que verificam o impacto de fatores físico-funcionais e variáveis psicofisiológicas como determinantes no desempenho humano, sendo esse entendido para além das práticas esportivas, mas também, como indispensável para realização de tarefas do cotidiano com vigor e maior qualidade de vida. Por sua vez, a linha de pesquisa “Aspectos preventivos e terapêuticos da atividade física nas doenças crônicas” abrange estudos e pesquisas que relacionam a prática da atividade física em contraponto ao comportamento sedentário, no aparecimento e desenvolvimento de doenças crônicas ou no seu controle.

Desta forma, o curso de Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano da UENP possui elevada capacidade de contribuição com o desenvolvimento da região a qual está inserido, ao gerar recursos humanos com elevada capacidade técnico-científica para atuação no âmbito da prevenção e reabilitação de doenças crônicas, assim como, no aprimoramento de diferentes situações relacionadas ao desempenho humano. Com isso, vários setores ligados à serviços de saúde da região podem se beneficiar com o Programa, desde universidades, que podem receber recursos humanos capacitado para pesquisa e formação inicial no âmbito da graduação, até as diferentes organizações públicas e privadas.

 

Coordenação:

Prof. Dr. Raphael Gonçalves de Oliveira

 

Vice-coordenação:

Prof. Dr. Antonio Stabelini Neto

 

Secretário(a):

Liesly Sauerzapf Pini

 

Comissão Coordenadora:

Titulares

Prof. Dr. Kleverton Krinski

 

Prof. Dr. Fabrício José Jassi

 

Maria Carolina Juvêncio Francisquini (representante discente)

 

Suplentes

Prof. Dr. Claudinei Ferreira dos Santos

 

Profa. Dra. Mahara Daian Garcia Lemes Proença

 

Gleice Beatriz Batista Vitor (representante discente)