CAPES aprova Mestrado em Ciências do Movimento Humano na UENP

Segunda, 02 Dezembro 2019 10:19 por Editor da Comunicação Social

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) aprovou na quinta-feira, 28 de novembro, o Programa de Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

A proposta acadêmica do curso de Educação Física da UENP, em parceria com o curso de Fisioterapia, consta de uma área de concentração “Biodinâmica do movimento humano” e duas linhas de pesquisa: “Aspectos funcionais e psicofisiológicos associados ao desempenho humano” e “Aspectos preventivos e terapêuticos da atividade física nas doenças cronicas”.

Para obter aprovação, a proposta de mestrado teve de atender a diversos requisitos exigidos pela CAPES, como infraestrutura, docentes qualificados com elevada produção científica, dentre outros. A coordenação do programa de mestrado em Ciências do Movimento Humano será exercida pelo professor-doutor Raphael Gonçalves de Oliveira, do colegiado de Educação Física.

Compuseram a proposta os seguintes professores-doutores do colegiado de Educação Física: Antônio Stabelini Neto; Carla Cristiane da Silva; Claudinei Ferreira dos Santos; Débora Alves Guariglia; Kleverton Krinski; Luciana da Silva Lirani e Rui Gonçalves Marques Elias. Do colegiado de Fisioterapia, integram a proposta os professores-doutores: Fabrício José Jassi; Laís Campos de Oliveira; Mahara Daian Garcia Lemes Proença e Paulo Fernandes Pires.

“Este é o primeiro curso de mestrado na área da Ciências da Saúde do Norte Pioneiro. Após implantado, o programa deverá contribuir substancialmente com a região ao gerar recursos humanos com elevada capacidade técnico-científica para atuação no âmbito da prevenção e reabilitação de doenças crônicas, assim como no aprimoramento de diferentes situações relacionadas ao desempenho esportivo ou em tarefas do cotidiano”, afirma o coordenador do programa.

“Neste sentido, vários setores ligados à serviços de saúde da região irão se beneficiar com o curso de Mestrado em Ciências do Movimento Humano, desde outras universidades, que receberão recursos humanos capacitados para formação inicial, até serviços de atenção primária à saúde”, complementa o professor Raphael.

O primeiro envio à CAPES foi em 2018. Na época, a proposta não foi aprovada, mas recebeu sugestões de ajustes que foram incorporados no envio em 2019. Além disso, a proposta passou por vários estágios dentro da UENP, da redação incial até a aprovação final no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).

Ciências do Movimento Humano será o sexto mestrado da UENP, que conta ainda com um doutorado. Informações sobre o processo de seleção para o Mestrado, que terá início no primeiro semestre de 2020, deverão ser divulgadas em breve.

Última modificação: Quarta, 15 Janeiro 2020 15:17