Turma 2 (2014 - 2016)
Orientado: Ana Beatriz Albino
Ano de conclusão: 2017
Título da dissertação: A TEMÁTICA AFRO-BRASILEIRA NO PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA INTERVENÇÃO MIDIÁTICA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO
Orientador: Profa. Dra. Ana Paula Franco Nobile Brandileone
Linha de pesquisa: Teorias da Linguagem e Ensino
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3420224815209163
Orientado: Ana Maria da Silva
Ano de conclusão: 2016
Título da dissertação: LETRAMENTO LITERÁRIO: FORMAÇÃO DE LEITORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL FASE I
Orientador: Profa. Dra. Nerynei Meira Carneiro Bellini
Linha de pesquisa: Teorias da Linguagem e Ensino
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7745405427033009
Orientado: Aparecida Cristina da Costa
Ano de conclusão: 2016
Título da dissertação: O MINOTAURO: LETRAMENTO LITERÁRIO NO LABIRINTO DE LOBATO
Orientador: Profa. Dra. Adenize Aparecida Franco
Linha de pesquisa: Teorias da Linguagem e Ensino
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2575219945180781
Orientado: Fátima Aparecida Mantovani da Silva
Ano de conclusão: 2016
Título da dissertação: O MINOTAURO: LETRAMENTO LITERÁRIO NO LABIRINTO DE LOBATO
Orientador: Profa. Dra. Adenize Aparecida Franco
Linha de pesquisa: Teorias da Linguagem e Ensino
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2575219945180781
Orientado: Fernanda de Jesus Macena Duarte
Ano de conclusão: 2016
Título da dissertação: O LETRAMENTO LITERÁRIO DO GÊNERO POÉTICO E A PRÁTICA DOCENTE
Orientador: Profa. Dra. Adenize Aparecida Franco
Linha de pesquisa: Teorias da Linguagem e Ensino
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2330934519398643
Orientado: Helena Aparecida Batista do Nascimento
Ano de conclusão: 2016
Título da dissertação: LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS EADULTOS (EJA)
Orientador: Profa. Dra. Eliane Segati Rios Registro
Linha de pesquisa: Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7213701841920731
Orientado: Itamara Peters
Ano de conclusão: 2016
Título da dissertação: LETRAMENTOS EM LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO DE CASO NA EDUCAÇÃO HOSPITALAR DO PARANÁ
Orientador: Profa. Dra. Eliana Merlin Deganutti de Barros
Linha de pesquisa: Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8150056760038524
Orientado: Izabel Cristina Marson
Ano de conclusão: 2016
Título da dissertação: DIDÁTICA DA LEITURA SUBJETIVA: O SUJEITO LEITOR NO ENSINO DE LEITURA NA ESCOLA
Orientador: Profa. Dra. Luciana Brito
Linha de pesquisa: Teorias da Linguagem e Ensino
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2498005621081921
Orientado: José Aparecido Moreira
Ano de conclusão: 2017
Título da dissertação: FÁBULAS: A PRODUÇÃO DE UM CADERNO PEDAGÓGICO DESTINADO AO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador: Profa. Dra. Marilúcia dos Santos Domingos Striquer
Linha de pesquisa: Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6398938342300134
Orientado: Roger Adriano Bressani Mazur
Ano de conclusão: 2017
Título da dissertação: O MÉTODO COMUNICACIONAL NO ENSINO DE
LITERATURA: PROPOSTA DE LEITURA DE ERA UMA VEZ À MEIA NOITE, DE LUIZ ANTONIO AGUIAR
Orientador: Prof. Dr. Thiago Alves Valente
Linha de pesquisa: Teorias da Linguagem e Ensino
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1589431653047477
Orientado: Rogério Aparecido Duarte
Ano de conclusão: 2016
Título da dissertação: A CONSTRUÇÃO DE VERBETES COM BASE EM LETRA DE MÚSICA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
Orientador: Prof. Dr. Fernando Moreno da Silva
Linha de pesquisa: Teorias da Linguagem e Ensino
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9372407209291135
Orientado: Rosilda de Alvarenga Pereira
Ano de conclusão: 2016
Título da dissertação: PROFICIÊNCIA LEXICOGRÁFICA PARA PROFESSORES: O USO DE DICIONÁRIO EM SALA DE AULA
Orientador: Prof. Dr. Fernando Moreno da Silva
Linha de pesquisa: Teorias da Linguagem e Ensino
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1026000523128873
Orientado: Talita Filipini Gabriel
Ano de conclusão: 2016
Título da dissertação: Estratégias de leitura literária para a formação do leitor: PNBE e Sala de Leitura no contexto paulista
Orientador: Prof. Dr. Thiago Alves Valente
Linha de pesquisa: Teorias da Linguagem e Ensino
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3628699019637096
Orientado: Valdirene Rover de Jesus Silva
Ano de conclusão: 2016
Título da dissertação: O GÊNERO CAUSO IBAITIENSE COMO EIXO ORGANIZADOR DO LETRAMENTO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador: Profa. Dra. Marilúcia dos Santos Domingos Striquer
Linha de pesquisa: Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8154722437529973
Orientado: Valéria de Fátima Roncon Maia
Ano de conclusão: 2016
Título da dissertação: O GÊNERO “REPORTAGEM DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA” COMO OBJETO UNIFICADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA NUMA PERSPECTIVA INTERACIONISTA SOCIODISCURSIVA
Orientador: Profa. Dra. Eliana Merlin Deganutti de Barros
Linha de pesquisa: Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4447316734742310
Orientado: Vanessa de Barros Leite Monzillo
Ano de conclusão: 2017
Título da dissertação: FÁBULA: O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA INSTRUMENTALIZADA PELA METODOLOGIA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE GÊNEROS
Orientador: Profa. Dra. Diná Tereza Brito
Coorientador: Profa. Dra. Eliana Merlin Deganutti de Barros
Linha de pesquisa: Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5422527825161370
Turma 3 (2016 - 2028)
Orientado: Albenize Cristina Pereira
Ano de conclusão: 2018
Título da dissertação: LEITURA LITERÁRIA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO NA SALA DE AULA: CÍRCULO HERMENÊUTICO DE PAUL RICOEUR
Orientador: Prof. Dr. Thiago Alves Valente
Linha de pesquisa: Teorias da Linguagem e Ensino
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5128855700265972
Orientado: Angelita Cristina de Moraes
Ano de conclusão: 2018
Título da dissertação: A REPRESENTAÇÃO FEMININA NA OBRA A MOCINHA DO MERCADO CENTRAL, DE STELLA MARIS REZENDE (2011): UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO LITERÁRIA
Orientador: Profa. Dra. Ana Paula Franco Nobile Brandileone
Linha de pesquisa: Teorias da Linguagem e Ensino
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2711582248398260
Orientado: Flávia de Paula Graciano Nisco
Ano de conclusão: 2018
Título da dissertação: LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE LITERATURA INDÍGENA
Orientador: Profa. Dra. Nerynei Meira Carneiro Bellini.
Linha de pesquisa: Teorias da Linguagem e Ensino
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2249785064210077
Orientado: Luciana Teixeira da Silva Lima
Ano de conclusão: 2018
Título da dissertação: CARTA-ARGUMENTATIVA DO LEITOR: O ENSINO DA PRODUÇÃO ESCRITA MEDIADO PELA METODOLOGIA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE GÊNEROS
Orientador: Profa. Dra. Eliana Merlin Deganutti de Barros
Linha de pesquisa: Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6454476581001245
Orientado: Maria Saleti Satelli
Ano de conclusão: 2018
Título da dissertação: CAPACIDADES DE LINGUAGEM: O ARTIGO DE OPINIÃO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador: Profa. Dra. Eliane Segati Rios Registro
Linha de pesquisa: Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7712088070584382
Turma 4 (2017 - 2019)
Orientado: Aline Regina Lemes de Sene
Ano de conclusão: 2019
Título da dissertação: O GÊNERO TEXTUAL CONTO MARAVILHOSO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES DE LINGUAGEM DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador: Profa. Dra. Marilúcia dos Santos Domingos Striquer
Linha de pesquisa: Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5520538950436111
Orientado: Cristiane Romano Rodrigues de Oliveira
Ano de conclusão: 2019
Título da dissertação: INFOGRÁFICO: UMA FERRAMENTA PARA O LETRAMENTO MULTISSEMIÓTICO
Orientador: Profa. Dra. Eliana Merlin Deganutti de Barros
Linha de pesquisa: Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5233831938662814
Orientado: Eliezer Ribeiro da Silva
Ano de conclusão: 2019
Título da dissertação: O INSÓLITO EM CONTOS DA CULTURA POPULAR DE PARATY E O LETRAMENTO LITERÁRIO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador: Profa. Dra. Nerynei Meira Carneiro Bellini
Linha de pesquisa: Teorias da Linguagem e Ensino
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7201309991527722
Orientado: Juliete Rosa Domingos
Ano de conclusão: 2019
Título da dissertação: VIVER E TECER HISTÓRIAS: A ANIMAÇÃO DE LEITURA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NO INTERIOR PAULISTA
Orientador: Prof. Dr. Thiago Alves Valente
Linha de pesquisa: Teorias da Linguagem e Ensino
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9414132977505577
Orientado: Marcelo Sabino Luiz
Ano de conclusão: 2019
Título da dissertação: LETRAMENTO LEXICOGRÁFICO: O DICIONÁRIO NO ENSINO DO LÉXICO E O POTENCIAL DIDÁTICO PARA A INSCRIÇÃO DO ALUNO NO MUNDO DA ESCRITA
Orientador: Prof. Dr. Fernando Moreno da Silva
Coorientador: Profa. Dra. Marilúcia dos Santos Domingos Striquer
Linha de pesquisa: Teorias da Linguagem e Ensino
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6117330885711427
Orientado: Maria Evelta de Oliveira
Ano de conclusão: 2019
Título da dissertação: O GÊNERO DISCURSIVO CONTO DE FADAS COMO INSTRUMENTO ORIENTADOR DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA
Orientador: Patrícia Cristina de Oliveira Duarte
Linha de pesquisa: Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6959575645600568
Turma 5 (2018 - 2020)
Orientado: Adriana Teixeira Alves
Ano de conclusão: 2020
Título da dissertação: UMA PROPOSTA TEÓRICO-METODOLÓGICA DE LEITURA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II MEDIADA PELO GÊNERO DISCURSIVO CONTO
Orientador: Patrícia Cristina de Oliveira Duarte
Linha de pesquisa: Estudos da linguagem e práticas sociais
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6954201761006230
Orientado: Carla Fernanda Camara
Ano de conclusão: 2020
Título da dissertação: A Oralidade e o Lúdico na Formação do Leitor Literário
Orientador: Thiago Alves Valente
Linha de pesquisa: Estudos literários
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9776319049537224
Orientado: Fernanda de Oliveira Pereira
Ano de conclusão: 2020
Título da dissertação: PUBLICIDADE PATROCINADA DO FACEBOOK: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA CONSTRUÍDA A PARTIR DA METODOLOGIA DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNEROS PARA O TRABALHO COM A PRÁTICA DISCURSIVA DA LEITURA
Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer
Linha de pesquisa: Estudos da linguagem e práticas sociais
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7705014312460510
Orientado: Irene Aparecida Gonçalves
Ano de conclusão: 2020
Título da dissertação: LEITURA LITERÁRIA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DO CANÔNICO AO CONTEMPORÂNEO
Orientador: Vanderléia da Silva Oliveira
Linha de pesquisa: Estudos literários
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1547095299389458
Orientado: Leda Maria Camargo da Costa Lima
Ano de conclusão: 2020
Título da dissertação: O GÊNERO NOTÍCIA: RESSIGNIFICAÇÃO DO MATERIAL DE APOIO AO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO A PARTIR DA METODOLOGIA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE GÊNEROS
Orientador: Eliana Merlin Deganutti de Barros
Linha de pesquisa: Estudos da linguagem e práticas sociais
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3521392370957268
Orientado: Luciana da Costa Ribeiro
Ano de conclusão: 2020
Título da dissertação: A SEQUÊNCIA EXPANDIDA: POSSIBILIDADES E CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO LITERÁRIA.
Orientador: Ana Paula Franco Nobile Brandileone
Linha de pesquisa: Estudos literários
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8961969903743163
Orientado: Miriam de Oliveira Helbel Malaghini
Ano de conclusão: 2020
Título da dissertação: O GÊNERO TEXTUAL CARTA DE RECLAMAÇÃO: POTENCIALIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES ARGUMENTATIVAS
Orientador: Eliane Segati Rios Registro
Linha de pesquisa: Estudos da linguagem e práticas sociais
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6349591508645476
Orientado: Pedro Geraldo Gonçalves
Ano de conclusão: 2020
Título da dissertação: LITERATURA INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO: MEDIAÇÃO DE LEITURA DA OBRA MEU BICHO DE ESTIMAÇÃO, DE YOLANDA REYES
Orientador: Vanderléia da Silva Oliveira
Linha de pesquisa: Estudos literários
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5030603085242042
Orientado: Sandra Vaz de Lima
Ano de conclusão: 2020
Título da dissertação: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: A FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR COM A OBRA TRÊS SOMBRAS DE CYRIL PEDROSA
Orientador: Nerynei Meira Carneiro Bellini
Linha de pesquisa: Estudos literários
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5179044830298873
Orientado: Tatiane Patrícia Teixeira Jordão
ano de conclusão: 2021
Título da dissertação: Produção de tutoriais em slides legendados nos anos iniciais do ensino fundamental mediada pela sequência didática de gêneros
Orientadora: Eliana Merlin Deganutti de Barros
Linha de pesquisa: Estudos da linguagem e práticas sociais
lattes: http://lattes.cnpq.br/8063335252519488
Orientado: Vanessa Socio de Assis
Ano de conclusão: 2020
Título da dissertação: CONTOS DE FADAS CONTEMPORÂNEOS E LETRAMENTO LITERÁRIO: UM TRABALHO COM CONTOS DE MARINA COLASANTI NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador: Nerynei Meira Carneiro Bellini
Linha de pesquisa: Estudos literários
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0673242801433742
Turma 6 (2019 - 2021)
Orientado: Ana Adelia Marchini
Ano de conclusão: 2021
Título da dissertação: GÊNERO ENTREVISTA NO ENSINO FUNDAMENTAL: INSTRUMENTO PARA PRÁTICAS DE LINGUAGEM NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Orientador: Eliane Segati Rios
Linha de pesquisa: Estudos da linguagem e práticas sociais
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6158137071098310
Orientado: Andressa Barboza de Araújo
Ano de conclusão: 2021
Título da dissertação: LITERATURA E AFRICANIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTOS E RECONTOS AFRICANOS PARA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO E PRÁTICA EDUCATIVA
Orientador: Nerynei Meira Carneiro Bellini
Linha de pesquisa: Estudos literários
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6954201761006230
Orientado: Angelita Fernandes da Silva
Ano de conclusão: 2021
Título da dissertação: GÊNERO TEXTUAL DEBATE PÚBLICO REGRADO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA PRODUÇÃO ORAL
Orientador: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer
Linha de pesquisa: Estudos da linguagem e práticas sociais
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5803080320637173
Orientado: Irene Sampaio
Ano de conclusão: 2021
Título da dissertação: SEQUÊNCIA DE LEITURA DE GÊNEROS: O CONTO DE
MISTÉRIO COMO EIXO CONDUTOR DO ENSINO
Orientador: Eliana Merlin Deganutti de Barros
Linha de pesquisa: Estudos literários
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0123242579716764
Orientado: Maira Zucolotto
Ano de conclusão: 2021
Título da dissertação: GUIA PEDAGÓGICO DO MESTRE: ROLE-PLAYING GAME (RPG) COMO MEIO PARA O TRABALHO COM A ORALIDADE EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Orientador: Leticia J. Storto
Linha de pesquisa:
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9548845802862252
Orientado: Maria Augusta Cássia de Aguiar Leite
Ano de conclusão: 2021
Título da dissertação: A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM LETRA DE MÚSICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Orientador: Marilúcia dos S. D. Striquer
Linha de pesquisa: Estudos da linguagem e práticas sociais
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6560571845667134
Orientado: Mariene Cristina Milanesi Pinto
Ano de conclusão: 2021
Título da dissertação: O GÊNERO VERBETE ENCICLOPÉDICO COMO OBJETO DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador: Eliana Merlin Deganutti de Barros
Linha de pesquisa: Estudos da linguagem e práticas sociais
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2144537075700155
Orientado: Poliana dos Santos Silva de Lazari
Ano de conclusão: 2021
Título da dissertação: O DOCUMENTÁRIO EXPOSITIVO COMO INSTRUMENTO DE LETRAMENTOS MULTISSEMIÓTICOS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Orientador: Eliana Merlin Deganutti de Barros
Linha de pesquisa: Estudos literários
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0016152317965853
Orientado: Simone de Almeida Fernandes
Orientado: Valmir do Nascimento Sousa
Ano de conclusão: 2021
Título da dissertação: PROPOSTA DIDÁTICA: OFICINAS DE LEITURA “DIALOGANDO COM A CULTURA AMAZÔNICA”
Orientador: Thiago Alves Valente
Linha de pesquisa: Estudos literários
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3933179589027682