Turma 1 - 2016
Orientado: ANA MARIA DA SILVA
Ano de conclusão: 2016
Título da dissertação: LETRAMENTO LITERÁRIO: FORMAÇÃO DE LEITORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL FASE I
Orientador: Profa. Dra. Nerynei Meira Carneiro Bellini
Linha de pesquisa: Teorias da Linguagem e Ensino
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7745405427033009
Orientado: APARECIDA CRISTINA DA COSTA
Ano de conclusão: 2016
Título da dissertação: O MINOTAURO: LETRAMENTO LITERÁRIO NO LABIRINTO DE LOBATO
Orientador: Profa. Dra. Adenize Aparecida Franco
Linha de pesquisa: Teorias da Linguagem e Ensino
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2575219945180781
Orientado: FÁTIMA APARECIDA MANTOVANI DA SILVA
Ano de conclusão: 2016
Título da dissertação: LEITURA E ESCRITA CRIATIVA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador: Profa. Dra. Vanderléia da Silva Oliveira
Linha de pesquisa: Teorias da Linguagem e Ensino
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7775933031618530
Orientado: FERNANDA DE JESUS MACENA DUARTE
Ano de conclusão: 2016
Título da dissertação: O LETRAMENTO LITERÁRIO DO GÊNERO POÉTICO E A PRÁTICA DOCENTE
Orientador: Profa. Dra. Adenize Aparecida Franco
Linha de pesquisa: Teorias da Linguagem e Ensino
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2330934519398643
Orientado: HELENA APARECIDA BATISTA DO NASCIMENTO
Ano de conclusão: 2016
Título da dissertação: LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS EADULTOS (EJA)
Orientador: Profa. Dra. Eliane Segati Rios Registro
Linha de pesquisa: Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7213701841920731
Orientado: ITAMARA PETERS
Ano de conclusão: 2016
Título da dissertação: LETRAMENTOS EM LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO DE CASO NA EDUCAÇÃO HOSPITALAR DO PARANÁ
Orientador: Profa. Dra. Eliana Merlin Deganutti de Barros
Linha de pesquisa: Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8150056760038524
Orientado: IZABEL CRISTINA MARSON
Ano de conclusão: 2016
Título da dissertação: DIDÁTICA DA LEITURA SUBJETIVA: O SUJEITO LEITOR NO ENSINO DE LEITURA NA ESCOLA
Orientador: Profa. Dra. Luciana Brito
Linha de pesquisa: Teorias da Linguagem e Ensino
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2498005621081921
Orientado: ROGÉRIO APARECIDO DUARTE
Ano de conclusão: 2016
Título da dissertação: A CONSTRUÇÃO DE VERBETES COM BASE EM LETRA DE MÚSICA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
Orientador: Prof. Dr. Fernando Moreno da Silva
Linha de pesquisa: Teorias da Linguagem e Ensino
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9372407209291135
Orientado: ROSILDA DE ALVARENGA PEREIRA
Ano de conclusão: 2016
Título da dissertação: PROFICIÊNCIA LEXICOGRÁFICA PARA PROFESSORES: O USO DE DICIONÁRIO EM SALA DE AULA
Orientador: Prof. Dr. Fernando Moreno da Silva
Linha de pesquisa: Teorias da Linguagem e Ensino
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1026000523128873
Orientado: TALITA FILIPINI GABRIEL
Ano de conclusão: 2016
Título da dissertação: Estratégias de leitura literária para a formação do leitor: PNBE e Sala de Leitura no contexto paulista
Orientador: Prof. Dr. Thiago Alves Valente
Linha de pesquisa: Teorias da Linguagem e Ensino
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3628699019637096
Orientado: VALDIRENE ROVER DE JESUS SILVA
Ano de conclusão: 2016
Título da dissertação: O GÊNERO CAUSO IBAITIENSE COMO EIXO ORGANIZADOR DO LETRAMENTO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador: Profa. Dra. Marilúcia dos Santos Domingos Striquer
Linha de pesquisa: Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8154722437529973
Orientado: VALÉRIA DE FÁTIMA RONCON MAIA
Ano de conclusão: 2016
Título da dissertação: O GÊNERO “REPORTAGEM DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA” COMO OBJETO UNIFICADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA NUMA PERSPECTIVA INTERACIONISTA SOCIODISCURSIVA
Orientador: Profa. Dra. Eliana Merlin Deganutti de Barros
Linha de pesquisa: Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4447316734742310
Turma 2 - 2017
Orientado: ANA BEATRIZ ALBINO
Ano de conclusão: 2017
Título da dissertação: A TEMÁTICA AFRO-BRASILEIRA NO PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA INTERVENÇÃO MIDIÁTICA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO
Orientador: Profa. Dra. Ana Paula Franco Nobile Brandileone
Linha de pesquisa: Teorias da Linguagem e Ensino
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3420224815209163
Orientado: JOSÉ APARECIDO MOREIRA
Ano de conclusão: 2017
Título da dissertação: FÁBULAS: A PRODUÇÃO DE UM CADERNO PEDAGÓGICO DESTINADO AO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador: Profa. Dra. Marilúcia dos Santos Domingos Striquer
Linha de pesquisa: Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6398938342300134
Orientado: ROGER ADRIANO BRESSANI MAZUR
Ano de conclusão: 2017
Título da dissertação: O MÉTODO COMUNICACIONAL NO ENSINO DE
LITERATURA: PROPOSTA DE LEITURA DE ERA UMA VEZ À MEIA NOITE, DE LUIZ ANTONIO AGUIAR
Orientador: Prof. Dr. Thiago Alves Valente
Linha de pesquisa: Teorias da Linguagem e Ensino
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1589431653047477
Orientado: VANESSA DE BARROS LEITE MONZILLO
Ano de conclusão: 2017
Título da dissertação: FÁBULA: O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA INSTRUMENTALIZADA PELA METODOLOGIA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE GÊNEROS
Orientador: Profa. Dra. Diná Tereza Brito
Coorientador: Profa. Dra. Eliana Merlin Deganutti de Barros
Linha de pesquisa: Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5422527825161370
Turma 3 - 2018
Orientado: ALBENIZE CRISTINA PEREIRA
Ano de conclusão: 2018
Título da dissertação: LEITURA LITERÁRIA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO NA SALA DE AULA: CÍRCULO HERMENÊUTICO DE PAUL RICOEUR
Orientador: Prof. Dr. Thiago Alves Valente
Linha de pesquisa: Teorias da Linguagem e Ensino
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5128855700265972
Orientado: ANGELITA CRISTINA DE MORAES
Ano de conclusão: 2018
Título da dissertação: A REPRESENTAÇÃO FEMININA NA OBRA A MOCINHA DO MERCADO CENTRAL, DE STELLA MARIS REZENDE (2011): UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO LITERÁRIA
Orientador: Profa. Dra. Ana Paula Franco Nobile Brandileone
Linha de pesquisa: Teorias da Linguagem e Ensino
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2711582248398260
Orientado: FLÁVIA DE PAULA GRACIANO NISCO
Ano de conclusão: 2018
Título da dissertação: LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE LITERATURA INDÍGENA
Orientador: Profa. Dra. Nerynei Meira Carneiro Bellini.
Linha de pesquisa: Teorias da Linguagem e Ensino
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2249785064210077
Orientado: LUCIANA TEIXEIRA DA SILVA LIMA
Ano de conclusão: 2018
Título da dissertação: CARTA-ARGUMENTATIVA DO LEITOR: O ENSINO DA PRODUÇÃO ESCRITA MEDIADO PELA METODOLOGIA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE GÊNEROS
Orientador: Profa. Dra. Eliana Merlin Deganutti de Barros
Linha de pesquisa: Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6454476581001245
Orientado: MARIA SALETI DIAS SATELLI
Ano de conclusão: 2018
Título da dissertação: CAPACIDADES DE LINGUAGEM: O ARTIGO DE OPINIÃO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador: Profa. Dra. Eliane Segati Rios Registro
Linha de pesquisa: Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes
Turma 4 - 2019
Orientado: ALINE REGINA LEMES DE SENE
Ano de conclusão: 2019
Título da dissertação: O GÊNERO TEXTUAL CONTO MARAVILHOSO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES DE LINGUAGEM DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador: Profa. Dra. Marilúcia dos Santos Domingos Striquer
Linha de pesquisa: Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5520538950436111
Orientado: CRISTIANE ROMANO RODRIGUES DE OLIVEIRA
Ano de conclusão: 2019
Título da dissertação: INFOGRÁFICO: UMA FERRAMENTA PARA O LETRAMENTO MULTISSEMIÓTICO
Orientador: Profa. Dra. Eliana Merlin Deganutti de Barros
Linha de pesquisa: Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5233831938662814
Orientado: ELIEZER RIBEIRO DA SILVA
Ano de conclusão: 2019
Título da dissertação: O INSÓLITO EM CONTOS DA CULTURA POPULAR DE PARATY E O LETRAMENTO LITERÁRIO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador: Profa. Dra. Nerynei Meira Carneiro Bellini
Linha de pesquisa: Teorias da Linguagem e Ensino
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7201309991527722
Orientado: JULIETE ROSA DOMINGOS
Ano de conclusão: 2019
Título da dissertação: VIVER E TECER HISTÓRIAS: A ANIMAÇÃO DE LEITURA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NO INTERIOR PAULISTA
Orientador: Prof. Dr. Thiago Alves Valente
Linha de pesquisa: Teorias da Linguagem e Ensino
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9414132977505577
Orientado: MARCELO SABINO LUIZ
Ano de conclusão: 2019
Título da dissertação: LETRAMENTO LEXICOGRÁFICO: O DICIONÁRIO NO ENSINO DO LÉXICO E O POTENCIAL DIDÁTICO PARA A INSCRIÇÃO DO ALUNO NO MUNDO DA ESCRITA
Orientador: Prof. Dr. Fernando Moreno da Silva
Coorientador: Profa. Dra. Marilúcia dos Santos Domingos Striquer
Linha de pesquisa: Teorias da Linguagem e Ensino