SiSU UENP

GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - Licenciatura

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

 

As atividades de estágio, tanto o Estágio Supervisionado em Ciências no Ensino Fundamental, Anos Finais, quanto o Estágio Supervisionado em Biologia no Ensino Médio deverão cumprir com as 400h, distribuindo-se em 200h para cada um dos estágios.

 

Consideram-se atividades básicas de estágio, a observação do ambiente escolar, de aulas, participação em aula, direção de classe, atividades extra classe, trabalhos de pesquisa de caráter didático-pedagógico, participação em projetos de ensino e extensão e elaboração de relatórios.

 

Desta forma, as atividades de estágio serão distribuídas entre séries dos Ensinos Fundamental, Anos Finais e Ensino Médio, conforme se propõe os dois quadros a seguir, para cada um dos estágios:

 

Modalidades de micro-ensino

Carga Horária = 100 h/a

Observação

30

Participação

40

Regência

30

Total

100

 

Entende-se por observação de aula as atividades nos quais os estágios presenciam a atuação didático-pedagógica do professor regente. É um momento para se diagnosticar como ocorre a prática no cotidiano da escola e a rotina da mesma, levando um momento de análise e reflexão buscando entender os desafios que perpassa na realidade da escola e a formação do licenciando.

 

Entende-se por participação em aulas as atividades nas quais o estagiário atua juntamente com o professor regente em trabalhos de sala de aula como:

I – exposição de assuntos à classe;

II – estudos dirigidos;

III – orientação de grupos de estudos;

IV – direção ou participação em discussões, debates, pesquisas;

V – auxílio na aplicação de testes, exercícios, provas, sem, contudo, implicar avaliação do aluno pelo estagiário;

VI – outras atividades apropriadas, desde que autorizadas pelo professor regente.

 

E assim, entende-se por direção de aula ou regência de aula a atividade em que o estagiário ministra aulas em cursos regulares das escolas públicas e/ou privadas.

 

As modalidades de micro ensino devem ser realizadas em 100h, para cada um dos estágios, seja em Ciências ou Biologia, podendo variar em quantidade de horas entre observação, participação e regência. A regência obrigatoriamente deve ser realizada no mínimo 2 horas em cada ano do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio.

 

Modalidade de estágio na/sobre a escola

Carga Horária Máxima

Observação

 

          Observação do ambiente escolar

05

          Conselho de classe

15

          Reunião Pedagógica

15

          Observação da Coordenação Pedagógica

05

Participação em projetos de ensino e extensão

30

Regência em contraturno

30

Atividades extra-classe

40

Trabalho de Pesquisa e Produção Científica

40

Relatório Final de Conclusão de Estágio

10

Total

100h/cada um dos estágios

           

Entende-se por observação de ambiente escolar as atividades nas quais o estagiário torna conhecimento da estrutura, funcionamento e recursos, bem como da clientela da escola na qual irá estagiar. Essa observação, como a da coordenação pedagógica é essencial para o desenvolvimento do trabalho de pesquisa e produção científica.

 

A participação do estagiário junto aos supervisores, orientadores, professores no Conselho de Classe ou na reunião pedagógica para discussão do trabalho docente pode contar até no máximo 15h para cada opção. Porém, a presença deve ser certificada pela escola, em papel timbrado e assinado pela direção ou coordenação pedagógica.

 

Entende-se por participação em projetos de ensino e de extensão o desenvolvimento de atividades nas quais o estagiário possa vivenciar a realidade educacional tanto no próprio curso quanto no atendimento às aspirações da comunidade local e regional.

 

Entende-se por regência em contra turno, a atividade em que a/o estagiária/o ministra sua lição em horários de aulas não regulares como minicurso, recuperação para alunos que não obtiveram resultados considerados satisfatórios, aulas para concursos vestibulares oferecidos na escola. O máximo é de 30h que deve ser comprovado através de uma declaração em papel timbrado realizada pela própria escola e assinado pela professora ou professor da disciplina e pela equipe pedagógica.

 

Entende-se por atividades extra classe:

I – planejamento geral do estagiário e da direção de classe;

II – elaboração de questões de avaliação

III – verificação e correção de trabalhos, sem implicar avaliação direta;

IV – confecção de material didático;

V – planejamento de direção de visitas, excursões, concursos, maratonas, clubes, jornais, jograis e outras atividades apropriadas, desde que autorizadas pelo coordenador de estágio;

VI – atividades de interação com os próprios colegas sob a orientação do professor supervisor.

 

Essas atividades devem ser comprovadas por um relatório único realizado pelo próprio estagiário que declara todas essas atividades extra classe. Neste relatório deve estar inserido o Plano de Ensino, fotos, e outras comprovações e declarações.

 

Entende-se por Trabalho de Pesquisa e Produção Científica a descrição e análise crítica da escola e de todas as atividades desenvolvidas pelo aluno estagiário e aluna estagiária com embasamento teórico bibliográfico sob orientação da professora ou do professor da disciplina de estágio. Se preferir, o professor ou professora pode requerer também em formato portfólio ou até mesmo um artigo científico.

 

O Trabalho de Pesquisa e Produção Científica é obrigatório para os estagiários e estagiárias como processo de avaliação para as disciplinas de Metodologia e Práticas de Ensino em Ciências e em Biologia. As demais possibilidades de modalidades de estágio sobre/na escola devem ser escolhidas pelas/os próprias/os estagiárias/os de acordo com a disponibilidade de cada estagiário e estagiária e a realidade da escola onde se realiza o estágio.

 

O relatório final de conclusão do curso é a etapa final do estágio. Deve relatar as impressões e fundamentá-las através de teorias sobre o que achou do curso, da escola e do estágio, fazendo uma análise crítica de todo o contexto. Opinar sobre sua participação como estagiário e estagiária, seu aproveitamento e sua capacidade profissional e como se sente frente ao mercado.