Resultado do Vestibular UENP

APRESENTAÇÃO

A Graduação em Ciências Biológicas tem por objetivo a formação básica, ampla e sólida, crítica e criativa, com adequada fundamentação teórico-prática que inclua o conhecimento profundo da diversidade biológica, a organização do nível macro ao microscópico, sua história e relações filogenéticas, padrões de distribuição e relações com o ambiente. Este curso busca   ainda a formação do biólogo preparando-o para apropriar-se de conhecimento científico adequado a sua profissionalização, para que possa atuar no ensino de Ciências no Ensino Fundamental – Anos Finais e Biologia no Ensino Médio, incluindo também amplos conhecimentos em métodos e técnicas de trabalho pedagógico.

HISTÓRICO DO CURSO

O Curso de Graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura, foi autorizado a funcionar pelo Decreto Federal nº 47.616, com implantação da primeira turma em 1960. Em 1965 foi reconhecido pelo Decreto Federal nº 57.124. A última Renovação de Reconhecimento ocorreu através do Decreto Estadual nº 2.650 de 14 de setembro de 2011, válida pelo prazo de 5 (cinco) anos.

 

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

O Graduado em Ciências Biológicas deverá possuir formação básica, ampla e sólida, crítica e criativa, com adequada fundamentação teórico-prática que inclua o conhecimento profundo da diversidade biológica, a organização do nível macro ao microscópico, sua história e relações filogenéticas, padrões de distribuição e relações com o ambiente.

Deve-se salientar ainda, que o licenciado em biologia deve apropriar-se de conhecimento científico adequado a sua profissionalização, para que possa atuar no ensino de Ciências no Ensino Fundamental – Anos Finais e Biologia no Ensino Médio, incluindo também amplos conhecimentos em métodos e técnicas de trabalho pedagógico. Assim, além do saber científico em Biologia, o licenciado deverá, mediante integralização do currículo, dominar amplamente os saberes pedagógicos como os da prática, levando a formação do profissional da educação.

Deve também, ser capaz de compreender o processo histórico de construção do conhecimento na área de biologia, no que diz respeito a conceitos, princípios e teoria, bem como a compreensão do significado da Biologia para a sociedade e da sua responsabilidade como educador nos vários contextos de sua atuação profissional, e mostrar-se um cidadão cientificamente educado, capaz de fazer uma leitura crítica da realidade, percebendo que as condições de vida não dependem só das causas biológicas, mas também das questões sociais, políticas e econômicas.

O licenciado em biologia deve ser comprometido com os resultados de sua atuação; um profissional consciente, preocupado e comprometido com os objetivos da educação, com a prática educativa em seus vários momentos e fazeres pedagógicos, com a produção do conhecimento e com a formação da educação científica.

O Graduado em Ciências Biológicas deve estar apto a atuar na pesquisa científica básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas. O Licenciado em Biologia também deve estar preparado para atuar no Ensino Superior.

Em suma, o licenciado em Biologia deve estar preparado para a atuação como produtor e divulgador do conhecimento; deve também ser educador e formador de opinião, bem como cidadão responsável e atuante na preservação e conservação do meio onde vive.

 

CAMPOS DE ATUAÇÃO

O licenciado em Ciências Biológicas pode atuar:

No campo de Ensino:

- de Ciências no Ensino Fundamental – Séries Finais;

- de Biologia no Ensino Médio;

- de uma área das áreas ou sub-áreas da biologia, no Ensino Superior.

PROPOSTA PEDAGÓGICA EM VIGOR

A proposta pedagógica atual foi implantada em 2000, sendo suas principais características:

Curso: Graduação em Ciências Biológicas

Carga Horária: 3.100 horas

Turno: Noturno.

Regime: Seriado Anual

Vagas: 40

Período de integralização: Mínimo de 04 (quatro) e Máximo de 07 (sete) anos.

Modalidade: Presencial

 

CONTATOS:

Coordenador – Alexandre Oliveira Fernandes da Silva

Vice-Coordenador – Fernando Emmanuel Gonçalves Vieira

Coordenadora de Estágio – Flávia Wergzyn Martinez

Representantes docentes:

Mateus Luiz Biancon
Gislene Souza Rosa
Juarez Assis Soares

Representante discente: Paula Beatriz Ferreira de Oliveira

 

Fone: (43) 3527-1243