UENP receberá pesquisadores do Brasil e da Espanha em evento sobre educação sexual

Quarta, 31 Outubro 2012 14:32 Publicado por Comunicação Social

Terá inicio, na segunda-feira (05/11), a III Jornada Regional de Educação Sexual do Paraná (III JORESP) e I Colóquio Internacional de Sexualidades (I CISEX) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). O evento bianual é promovido para o debate e discussões relacionados às diversas temáticas da educação sexual e a formação de educadoras e educadores – inicial e continuada, nas diversas áreas relacionadas com o tema, como a Diversidade Sexual, Sexualidade e Mídia, Relações de Gênero, Corpo e Erotismo, Sexologia, Gênero e Ambiente, Gênero e Tecnologia, História da Sexualidade, Formação de Professores, Piscologia e Sexualidade, Direitos Sexuais, Direito Antidiscriminatório, Políticas Públicas e Saúde Sexual.

A abertura do evento ocorrerá no Conjunto Amador de Teatro (CAT), no dia 05, a partir das 19h, com o professor Eladio Sebastián Heredero, da Universidad de Alcalá, de Madrid, que fará conferência sobre a jornada da Educação Sexual e as Políticas Públicas Educacionais em Sexualidades na Espanha. Ainda durante sua passagem por Jacarezinho, o professor fará visitas à reitoria e ao campus da Universidade no dia 6. O evento terá continuidade, dos dias 06 a 09, no Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE), campus Jacarezinho, no auditório do PDE – Programa de Desenvolvimento Educacional - com o tema "Políticas Públicas Educacionais e Direitos Sexuais". Na quarta-feira, 7, será realizada mesa-redonda com a equipe da Coordenação das Relações em Gênero e Diversidade Sexual na Educação Básica (CERGDS), do Departamento da Diversidade da Secretaria de Estado da Educação (SEED), a partir das 21h, no PDE.

Na quinta-feira, pesquisadores e professores de Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná, dentre elas, UEL, UEM, UEPG, UNICENTRO, UNIOESTE, FAFIPAR, UFPR e UTFPR, e membros das secretarias estaduais da Educação (SEED) e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) participarão de um encontro, que acontecerá na Sala dos Conselheiros da Reitoria, a partir das 14h, a fim de discutir Políticas Públicas e as Pesquisas em Gênero e Diversidade Sexual. Os professores Mateus Luiz Biancon, Priscila Carozza Frasson e Maria Cristina Cavaleiro, dos campi de Jacarezinho, Luiz Meneghel e Cornélio Procópio, respectivamente, representam a UENP neste grupo. O mesmo grupo participará de uma mesa-redonda, às 19h30, no Auditório do PDE, abordando o tema: "Tendências e Perspectivas das Instituições do Ensino Superior do Estado do Paraná nas questões de Educação, Gênero e Diversidade Sexual", aberto para o Público do JORESP/CISEX.

A programação completa e as inscrições para participar estão disponíveis no blog: http://joresp3cisex1.blogspot.com.br/p/inscricoes.html .

Edições
Em sua primeira edição (2008), o JORESP, com a temática "Desmistificando tabus e preconceitos", abriu caminhos tanto para a comunidade acadêmica quanto para toda a sociedade, fazendo com que a UENP se tornasse referência sobre educação sexual em todo o norte do Paraná. Na edição seguinte, em 2010, a Jornada trouxe como tema "Gênero e diversidade sexual na escola". O evento proporcionou a compreensão das questões relacionadas ao ser homem e mulher, às relações de gênero em nossa sociedade, o sexismo, a homofobia e orientação afetiva e sexual, temas inseridos em toda sociedade e de fundamental discussão em instituições que trabalham com educação.

Agora, em sua terceira edição, o JORESP, que é promovido pelo Colegiado de Ciências Biológicas do campus Jacarezinho e diversas parcerias, acompanha o I Colóquio Internacional de Sexualidades da UENP. Com as discussões que serão levantadas durante a III Jornada, espera-se não só continuar afirmando questões necessárias, mas mostrar a todos que, sobre a vida sexual dos seres humanos, existem direitos e políticas públicas fundamentais para uma vida sexual que proporcione saúde física, social e psicológica. O professor Mateus Luiz Biancon, organizador e coordenador do JORESP/CISEX-UENP, convida toda a comunidade acadêmica e profissionais da Educação para o evento: "A todos, bem vindos a essa caminhada de compreensão sobre esta área tão fundamental na vida da espécie humana: a sexualidade".

UENP-CCP - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• A Direção do Centro de Letras, Comunicação e Artes, por meio da Coordenação do Projeto de Extensão“Práticas de leitura e produção textual: Educação Básica e formação inicial em foco”, no uso de suas atribuições e exercício regular de seu cargo,

TORNA PÚBLICO:
    A abertura de vagas para os seguintes eixos do Projeto de Extensão:
    1. 10 vagas para o eixo de Literatura
    2. 10 vagas para o eixo de Produção Textual/Artigo de opinião

• O Colegiado de Matemática e a Direção do Centro de Ciências Humanas e da Educação do Campus de Cornélio Procópio, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, no uso de suas atribuições legais,

TORNAM PÚBLICA

A abertura das inscrições para estudantes do curso de Matemática interessados em participar do Projeto de Monitoria Acadêmica (em disciplinas), para o período letivo 2024,

• TORNAM PÚBLICAS, nos termos do presente Edital, as normas e os procedimentos necessários para a realização do Processo Seletivo de Candidatos ao Curso de Especialização em Geografia e Desenvolvimento Regional e de Ensino de Geografia, para o ano letivo de 2024.

• SÚMULA: Nomeia Coordenadora do Núcleo de Línguas Adicionais (NULIN) do curso de Letras, do Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), do campus Cornélio Procópio.

• Instrui sobre procedimentos para indicação de representante docente e discente da graduação como membros da Comissão de Pesquisa - COP do Campus Cornélio Procópio.