Professoras do CLCA-CCP lançam livro durante Seminário na UNESP

Quinta, 01 Novembro 2012 09:25 Publicado por Assessoria de Comunicação Social UENP

As professoras doutoras Vanderléia da Silva Oliveira e Ana Paula Franco Nobile Brandileone lançaram, no dia 24 de outubro, o livro "Instâncias de Legitimação: processos de recepção e crítica literárias", pela editora Appris. A obra, por elas organizada, é resultante de parte de alguns trabalhos apresentados sob a forma de comunicação oral no GT que tem o mesmo nome do livro, desenvolvido como uma das atividades do XIII Simpósio Nacional de Letras e Linguística e III Simpósio Internacional de Letras e Linguística, ocorrido de 23 a 25 de novembro de 2011, no Campus Santa Mônica, da Universidade Federal de Uberlândia.

O grupo de trabalho, proposto pelas organizadoras, está vinculado ao grupo de pesquisa Crítica e Recepção Literária (CRELIT), cadastrado no CNPq desde 2007 e vinculado ao Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA) da UENP, campus Cornélio Procópio (CCP). A linha um do grupo em questão, "Literatura, cânone literário e tessituras do contemporâneo", tem a sua atenção voltada para os processos de formação do cânone literário e os desdobramentos de sua recepção, articulando-os às correntes contemporâneas de recepção e crítica literárias, vinculadas à teoria da literatura e à literatura comparada.

No volume, estão reunidos os seguintes capítulos: "Tradução e legitimação de valores canônicos: Musa paradisíaca e o legado concretista", Andréa Soares Santos (CEFET-MG); "A representatividade da crítica e recepção literária na tradução de obras literárias: o papel do contexto", Eliane Segati Rios Registro (UENP-CCP); "Literatura e museu: encontros e desencontros no Museu da Língua Portuguesa", Angela Maria Soares Mendes (UERJ), "Singularidades da obra autorregulada de Jamil Snege" (ou quando a literatura se faz por si mesma), Júlio Bernardo Machinski (UNICAMP), "Cornélio Penna e seu (não) lugar na literatura brasileira", Ana Paula F. Nobile Brandileone (UENP-CCP), "A Carne, de Júlio Ribeiro: leituras e leituras", Sarah Maria Forte Diogo (UFMG), "O olhar estrangeiro sobre a obra de Gonçalves Dias", Maurílio Mendes da Silva (UNESP-Assis), "Ficção e memória em Conceição Evaristo", Sérgio Paulo Adolfo (UEL), "Dias e Dias, de Ana Miranda: ficção e história na narrativa contemporânea brasileira", Vanderléia da Silva Oliveira (UENP-CCP), "Ecos regionalistas em vozes contemporâneas: Galileia", de Ronaldo Correia de Brito, Carla Erica Oliveira Ferreira (UFU).

Também durante o evento, que ocorreu de 24 a 26 de outubro deste ano, as professoras coordenaram um Simpósio, inserido nas atividades do Seminário de Estudos Literários, intitulado Crítica Literária Contemporânea e a Legitimação Canônica, reunindo nove apresentações orais de diversos pesquisadores. Na ocasião, o GP CRELIT levou 14 alunos do curso de Letras, dentre os quais alguns vinculados à iniciação científica e pós-graduação lato sensu em Literatura, para participarem do evento e prestigiarem as atividades que contaram, por exemplo, com a conferência do poeta e crítico Affonso Romano de Sant'Anna.

UENP-CCP - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• A Direção do Campus de Cornélio Procópio da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, Profª. Vanderléia da Silva Oliveira, no uso de suas atribuições legais e regimentais, resolve T-O-R-N-A-R P-Ú-B-L-I-C-A a ALTERAÇÃO DO CRONOGRAMA do anexo I, do Edital de Teste Seletivo aberto pelo Edital 012/2024-GD/CCP, para estagiários de Nível Superior,

• SÚMULA: Nomeia membros da Comissão de Pesquisa – COP, do campus Cornélio Procópio.

• A Diretora Geral do Campus de Cornélio Procópio, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, nomeada pela Portaria 268/2022- GR/UENP, no uso de suas atribuições legais, notadamente as conferidas pelos artigos 126 e 132, ambos da Lei nº 20.656/2021, e artigo 13 da Resolução nº 001/2021 – CONSUNI/UENP, no exercício regular de seu cargo,

RESOLVE:

Art. 1º - Diante do contido no protocolo nº 21.778.555-3, determinar a instauração de Processo Administrativo Disciplinar, com a finalidade de apurar a responsabilidade funcional do servidor,

• A Direção do Centro de Letras, Comunicação e Artes, por meio da Coordenação do Projeto de Extensão“Práticas de leitura e produção textual: Educação Básica e formação inicial em foco”, no uso de suas atribuições e exercício regular de seu cargo,

TORNA PÚBLICO:
    A abertura de vagas para os seguintes eixos do Projeto de Extensão:
    1. 10 vagas para o eixo de Literatura
    2. 10 vagas para o eixo de Produção Textual/Artigo de opinião

• O Colegiado de Matemática e a Direção do Centro de Ciências Humanas e da Educação do Campus de Cornélio Procópio, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, no uso de suas atribuições legais,

TORNAM PÚBLICA

A abertura das inscrições para estudantes do curso de Matemática interessados em participar do Projeto de Monitoria Acadêmica (em disciplinas), para o período letivo 2024,