Geografia lança jornal com temática sobre a pandemia

Segunda, 20 Abril 2020 19:46 por Assessoria de Comunicação Social
Jornal busca debater cientificamente o papel da Geografia na pandemia Jornal busca debater cientificamente o papel da Geografia na pandemia

O curso de Geografia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) lançou o projeto "As múltiplas Geografias frente a pandemia de Covid-19". Dentre as ações desenvolvidas pelo projeto, está o Jornal Geografia UENP, que busca debater cientificamente o papel da Geografia na pandemia.

Acesse AQUI o jornal Geografia UENP.

Um dos coordenadores da ação, professor Pedro Henrique Carnevalli Fernandes, acentua que a intenção do trabalho é contribuir com o ensino, pesquisa e extensão em período de pandemia de Covid-19, aproximando os professores dos alunos e da comunidade externa da UENP.

“O Jornal Geografia UENP, assim como as demais ações do projeto, visam contribuir cientificamente no entendimento e no combate ao coronavírus e à Covid-19, doença causada por ele. É muito importante nossa comunidade acadêmica ter acesso à informação correta, publicada em periódicos científicos e por órgãos de saúde, como a OMS”, disse o coordenador.

Além disso, ele explica que o trabalho busca realizar o mapeamento dos casos na região. “Mostrar o avanço da doença no Norte Pioneiro pode ajudar no combate, na compreensão desse ambiente (contaminado ou não) e na atenção epidemiológica, assim como cria elementos para a promoção de políticas públicas de saúde”, destaca.

O jornal possui cinco seções. Uma exclusiva para abordar a pandemia de Covid-19, explicando e esclarecendo os leitores sobre o vírus, a doença, a prevenção e as informações científicas mais atuais. Uma outra é sobre a Geografia da Saúde, que destaca as contribuições teóricas e possibilidades empíricas de estudo nesse momento.

A terceira seção é de participação acadêmica dos alunos de Geografia da UENP, na qual realizam comentários e reflexões. Já a quarta parte é sobre a Covid-19 no Norte Pioneiro, com mapas e análises sobre o avanço do vírus e da doença na nossa região. O Jornal conta ainda com uma seção para as múltiplas Geografias, com análises e crônicas.

O projeto, que tem como coordenadores os professores Paulo Henrique Marques de Castro, Pedro Fernandes e Vanessa Maria Ludka, conta com participação dos docentes Alessandro Viceli, Sibeli Fernandes e dos acadêmicos do curso de Geografia da UENP. A ação que realiza ainda publicações de vídeos nas redes sociais do Colegiado de Geografia da UENP é aberta para toda a comunidade da UENP e do Norte Pioneiro do Paraná que queira colaborar.

Última modificação: Sábado, 25 Abril 2020 15:30

UENP-CCP - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• A Diretora Geral do Campus de Cornélio Procópio, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, nomeada pela portaria 268/2022- GR/UENP, no uso de suas atribuições legais, notadamente as conferidas pelos artigos 126 e 132, ambos da Lei nº 20.656/2021 e no exercício regular de seu cargo, RESOLVE

Instrui sobre procedimentos para uniformizar processos administrativos no campus Cornélio Procópio.

• Composição de Banca Examinadora para ascensão de classe.

Prof. Dr. Flávio Rodrigo Furlanetto, Diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação do Campus de Cornélio Procópio da Universidade Estadual do Norte do Paraná,

TORNA PÚBLICO

A composição da Comissão da Banca Examinadora para o processo de Ascensão de Classe do Professor Adjunto nível D, para Professor Associado nível A, do Prof. Dr. Lucken Bueno Lucas.

• TORNA PÚBLICA a abertura de inscrições para a seleção de estudantes regulares ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino (PPGEN) – Mestrado Profissional em Ensino, para o ano letivo de 2023.

• A Diretora do Campus Cornélio Procópio (CCP), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), nomeada pela Portaria GR/UENP 268/2022, no exercício regular de seu cargo e prerrogativas legais de suas funções, em atendimento ao Processo 19.499.755-8, da Direção do Centro de Ciências Sociais Aplicadas-CCSA, RESOLVE