Geografia lança jornal com temática sobre a pandemia

Segunda, 20 Abril 2020 19:46 por Assessoria de Comunicação Social
Jornal busca debater cientificamente o papel da Geografia na pandemia Jornal busca debater cientificamente o papel da Geografia na pandemia

O curso de Geografia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) lançou o projeto "As múltiplas Geografias frente a pandemia de Covid-19". Dentre as ações desenvolvidas pelo projeto, está o Jornal Geografia UENP, que busca debater cientificamente o papel da Geografia na pandemia.

Acesse AQUI o jornal Geografia UENP.

Um dos coordenadores da ação, professor Pedro Henrique Carnevalli Fernandes, acentua que a intenção do trabalho é contribuir com o ensino, pesquisa e extensão em período de pandemia de Covid-19, aproximando os professores dos alunos e da comunidade externa da UENP.

“O Jornal Geografia UENP, assim como as demais ações do projeto, visam contribuir cientificamente no entendimento e no combate ao coronavírus e à Covid-19, doença causada por ele. É muito importante nossa comunidade acadêmica ter acesso à informação correta, publicada em periódicos científicos e por órgãos de saúde, como a OMS”, disse o coordenador.

Além disso, ele explica que o trabalho busca realizar o mapeamento dos casos na região. “Mostrar o avanço da doença no Norte Pioneiro pode ajudar no combate, na compreensão desse ambiente (contaminado ou não) e na atenção epidemiológica, assim como cria elementos para a promoção de políticas públicas de saúde”, destaca.

O jornal possui cinco seções. Uma exclusiva para abordar a pandemia de Covid-19, explicando e esclarecendo os leitores sobre o vírus, a doença, a prevenção e as informações científicas mais atuais. Uma outra é sobre a Geografia da Saúde, que destaca as contribuições teóricas e possibilidades empíricas de estudo nesse momento.

A terceira seção é de participação acadêmica dos alunos de Geografia da UENP, na qual realizam comentários e reflexões. Já a quarta parte é sobre a Covid-19 no Norte Pioneiro, com mapas e análises sobre o avanço do vírus e da doença na nossa região. O Jornal conta ainda com uma seção para as múltiplas Geografias, com análises e crônicas.

O projeto, que tem como coordenadores os professores Paulo Henrique Marques de Castro, Pedro Fernandes e Vanessa Maria Ludka, conta com participação dos docentes Alessandro Viceli, Sibeli Fernandes e dos acadêmicos do curso de Geografia da UENP. A ação que realiza ainda publicações de vídeos nas redes sociais do Colegiado de Geografia da UENP é aberta para toda a comunidade da UENP e do Norte Pioneiro do Paraná que queira colaborar.

Última modificação: Sábado, 25 Abril 2020 15:30

UENP-CCP - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• O DIRETOR do Campus Cornélio Procópio, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, no exercício regular de seu cargo e prerrogativas legais de suas funções, atendendo às orientações do Gabinete da Reitoria por meio do Ato Executivo no 06/2019, divulga à comunidade acadêmica a dinâmica de funcionamento das Divisões e/ou Setores Administrativos do CCP a partir desta data:

• O DIRETOR do Campus Cornélio Procópio, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, no exercício regular de seu cargo e prerrogativas legais de suas funções, em consonância com as Direções dos Centros de Estudos – CLCA, CCHE e CCSA, conforme reunião realizada em xxxx; e em atendimento à Instrução de Serviço no 01/2020 GD/UENP, com o objetivo de contribuir para melhor organização da Secretaria do GD-CCP, estabelece o seguinte procedimento para atualização de dados da Congregação e demais órgãos, divisões ou setores do CCP:

• O DIRETOR do Campus Cornélio Procópio, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, no exercício regular de seu cargo e prerrogativas legais de suas funções, atendendo à necessidade de adequações legais e administrativas da Divisão Financeira, ouvidos os Diretores de Centros de Estudos, determina que se realize a reestruturação das subcontas CCP, conforme instruções a seguir:

• O DIRETOR do Campus Cornélio Procópio, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, no exercício regular de seu cargo e prerrogativas legais de suas funções, divulga às Divisões e Setores Administrativos/Acadêmicos do CCP, as datas de eventos acadêmicos previstos para 2020, e solicita o agendamento nos respectivos locais para efeito de organização dos trabalhos do corrente ano letivo.

• Assunto: disciplina o uso do espaço físico do CCP quanto às peças publicitárias, avisos e manifestos.