Parceria entre UENP e Prefeitura capacitará professores de educação especial

Quarta, 27 Fevereiro 2013 11:36 por Rogério Matsui Guenta
Parceria entre UENP e Prefeitura capacitará professores de educação especial Rádio Web CP

Na tarde de ontem (26/2), foi anunciada uma parceria entre a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e a Secretaria Municipal de Educação de Cornélio Procópio para capacitar professores da rede municipal de ensino que cuidam da educação especial. Durante oito dias, os docentes serão formados, em nível básico, para o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O curso terá início no dia 25 de março, no Campus de Cornélio Procópio (CCP), com uma carga horária de 40h, com duração de 3h/diárias. Além de atender os professores municipais, as aulas estarão abertas a todos os interessados.

O curso de Libras será coordenado pelo professor Luiz Renato Martins da Rocha, da UENP, campus de Jacarezinho. Ele acentua que quem realizar o curso terá a possibilidade de aprender diversos sinais que possibilitarão melhor comunicação com deficientes em geral, principalmente os auditivos. Renato explicou que a Libras é como a Língua Portuguesa. "O que diferencia a Libras de Português, Espanhol e Inglês, é a modalidade. Nossa modalidade é oral auditiva, enquanto que a Libras é de modalidade visual espacial".

Para a secretária municipal, Leandra Aparecida de Carvalho de Rosis, é muito importante aperfeiçoar o ensino de educação especial e expandir um curso desta natureza para toda a população. "Com isso, estamos eliminando o constrangimento dos pais em trazer os filhos com deficiências para a escola. Como todos sabem, muitos adultos hoje não passaram pelo aprendizado de educação especial e sofrem com isso", comentou.

O custo é de R$ 60,00 mais um kilo de alimento não perecível, que será doado para o Asilo Bom Pastor. As inscrições poderão ser feitas até o dia 23 de março no site da UENP ou no campus da instituição. O projeto do curso de LIBRAS está inserido no Programa Letras em Ação, do Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA) do CCP, que é coordenado pela professora Eliane Segati Rios Registro.

Com informação da Redação Rádio Web CP

Última modificação: Quarta, 27 Fevereiro 2013 15:49

UENP-CCP - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• A Direção do Campus de Cornélio Procópio da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, Profª. Vanderléia da Silva Oliveira, no uso de suas atribuições legais e regimentais, resolve T-O-R-N-A-R P-Ú-B-L-I-C-A a ALTERAÇÃO DO CRONOGRAMA do anexo I, do Edital de Teste Seletivo aberto pelo Edital 012/2024-GD/CCP, para estagiários de Nível Superior,

• SÚMULA: Nomeia membros da Comissão de Pesquisa – COP, do campus Cornélio Procópio.

• A Diretora Geral do Campus de Cornélio Procópio, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, nomeada pela Portaria 268/2022- GR/UENP, no uso de suas atribuições legais, notadamente as conferidas pelos artigos 126 e 132, ambos da Lei nº 20.656/2021, e artigo 13 da Resolução nº 001/2021 – CONSUNI/UENP, no exercício regular de seu cargo,

RESOLVE:

Art. 1º - Diante do contido no protocolo nº 21.778.555-3, determinar a instauração de Processo Administrativo Disciplinar, com a finalidade de apurar a responsabilidade funcional do servidor,

• A Direção do Centro de Letras, Comunicação e Artes, por meio da Coordenação do Projeto de Extensão“Práticas de leitura e produção textual: Educação Básica e formação inicial em foco”, no uso de suas atribuições e exercício regular de seu cargo,

TORNA PÚBLICO:
    A abertura de vagas para os seguintes eixos do Projeto de Extensão:
    1. 10 vagas para o eixo de Literatura
    2. 10 vagas para o eixo de Produção Textual/Artigo de opinião

• O Colegiado de Matemática e a Direção do Centro de Ciências Humanas e da Educação do Campus de Cornélio Procópio, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, no uso de suas atribuições legais,

TORNAM PÚBLICA

A abertura das inscrições para estudantes do curso de Matemática interessados em participar do Projeto de Monitoria Acadêmica (em disciplinas), para o período letivo 2024,