Mestrado em Ensino da UENP recebe conceito 4 na Avaliação da CAPES (2017-2020)

Quarta, 21 Dezembro 2022 16:15 por Editor da Comunicação Social

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), promoveu, no dia 19 de dezembro, o “Seminário Avaliação Quadrienal: presente, passado e futuro”. Na ocasião, foram oficialmente divulgadas as notas finais de 4.512 programas de pós-graduação (PPG) stricto sensu (mestrado e doutorado), referentes à Avaliação Quadrienal 2017-2020. Participam da solenidade, Cláudia Queda de Toledo, presidente de CAPES, Sérgio Avellar, diretor de Avaliação da Fundação, e a equipe técnica responsável pela condução do processo avaliativo.

O Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da UENP teve sua nota elevada de 3 para 4 em seu primeiro ciclo avaliativo integral, validando o trabalho qualificado e perene de uma equipe composta por servidores, agentes de apoio, professores formadores e, principalmente, dezenas de estudantes.

Como iniciativa dos cursos de Matemática e Ciências Biológicas do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE) do Campus de Cornélio Procópio, o PPGEN/UENP foi criado com o compromisso de promover uma aproximação entre a academia e o contexto profissional da docência, cujas necessidades didático-pedagógicas enfrentam constantes transformações, visando a qualificação de profissionais que possam contribuir para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem nos diferentes níveis educacionais.

Ao longo dos 7 anos de atividade, o PPGEN já titulou 117 mestres, realizou eventos científicos de abrangência regional, nacional e internacional, criou o primeiro periódico brasileiro destinado exclusivamente à divulgação de pesquisas que envolvem a prototipagem e a implementação de produtos e processos educacionais, publicou diversos livros com resultados das pesquisas geradas e realizou inúmeras ações de internacionalização e de inserção regional junto aos Núcleos Regionais e Secretarias Municipais de Educação próximos à UENP, além de ter desenvolvido atividades com outros programas e universidades parceiras, ganhando destaque nacional frente aos 182 programas da Área de Ensino, na CAPES.

O coordenador do programa, professor Rudolph dos Santos Gomes Pereira, destaca a importância da conquista. “A elevação da nota do PPGEN em seu primeiro ciclo avaliativo confirma a consolidação do programa perante a comunidade científica, bem como responde positivamente a todo apoio e investimento que a UENP tem dispensado ao programa, de diversas maneiras, a fim de que seu desenvolvimento fosse possível”, salienta.

O Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UENP, professor Jorge Sobral da Silva Maia, recebeu a informação da elevação do conceito 3 para 4 do PPGEN com grande alegria e senso de dever cumprido. “Este resultado é fruto da dedicação e empenho da Coordenação e do corpo docente e discente do Programa. Com a elevação do conceito, o Programa pode pleitear o Doutorado junto a CAPES, processo em andamento, que deve ser submetido em janeiro de 2023. Essa proposta mostra-se relevante para a Universidade e comunidade em geral, pois a verticalização é um dos principais objetivos do Planejamento Estratégico da PROPG, do Plano de Desenvolvimento Institucional e da potencialização formativa de profissionais altamente qualificados para atender as demandas regionais, com vistas a apresentar soluções pautadas na produção científica e tecnológica”, enfatiza.

Última modificação: Quarta, 21 Dezembro 2022 16:19

UENP-CCP - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• A Direção do Centro de Letras, Comunicação e Artes, por meio da Coordenação do Projeto de Extensão“Práticas de leitura e produção textual: Educação Básica e formação inicial em foco”, no uso de suas atribuições e exercício regular de seu cargo,

TORNA PÚBLICO:
    Edital de homologação dos candidatos inscritos para participar do Projeto de Extensão intitulado PRÁTICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL: EDUCAÇÃO BÁSICA E FORMAÇÃO INICIAL EM FOCO,

• A professora Vanderleia da Silva Oliveira, Diretora do Campus de Cornélio Procópio, no exercício regular de seu cargo e prerrogativas legais de suas funções, HOMOLOGA as inscrições do Edital 012/2024 UENP CCP para estagiários de Nível Superior e DIVULGA local da prova objetiva,

• TORNAM PÚBLICOS, nos termos do presente Edital, os candidatos homologados para o Processo Seletivo de Curso de Especialização especificado, para o ano letivo de 2024.

• A Direção do Campus de Cornélio Procópio da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, Profª. Vanderléia da Silva Oliveira, no uso de suas atribuições legais e regimentais, resolve T-O-R-N-A-R P-Ú-B-L-I-C-A a ALTERAÇÃO DO CRONOGRAMA do anexo I, do Edital de Teste Seletivo aberto pelo Edital 012/2024-GD/CCP, para estagiários de Nível Superior,

• SÚMULA: Nomeia membros da Comissão de Pesquisa – COP, do campus Cornélio Procópio.