Pós-graduação em Ensino da UENP tem doutorado aprovado pela CAPES

Terça, 11 Julho 2023 09:38 por Editor da Comunicação Social

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) conquistou, no dia 10 de julho, a aprovação do novo Doutorado Profissional em Ensino. O resultado da 221ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), com a avaliação final das propostas de novos cursos de mestrado e doutorado submetidas, foi publicado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O Programa de Pós-Graduação em Ensino da UENP (PPGEN), que já conta com o Mestrado Profissional no Campus de Cornélio Procópio, ofertará 12 vagas anuais para o Doutorado na área de concentração de Ensino, Ciência e Tecnologia com as linhas de pesquisa “Ensino e Aprendizagem em Ciências Naturais e Matemática” e “Formação Docente, Recursos Tecnológicos e Linguagens”.

O Doutorado Profissional em Ensino da UENP é o primeiro na área entre as sete universidades estaduais do Paraná e o único aprovado entre as propostas submetidas à área na CAPES. O reitor da Instituição, Fábio Antonio Néia Martini, celebrou a aprovação do programa. “Conquistamos, hoje, o segundo doutorado da nossa Universidade. O programa fortalece ainda mais a UENP e contribuirá não apenas para a formação docente da nossa região, mas de todo o Estado, de forma a fortalecer a nossa educação e os nossos profissionais por meio da pesquisa”, disse.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Jorge Sobral Maia, um doutorado traz a possibilidade de um avanço muito significativo. “O trabalho produzido por meio do ensino capacita pesquisadores em alto nível para o enfrentamento das diversas dificuldades e problemas que, por meio do trabalho da Ciência, têm sido resolvidos ao longo do tempo. Com o programa de doutorado, poderemos aprimorar o processo formativo dos profissionais das áreas da educação, do ensino e de diversas áreas do saber interessados em avançar e se converter em pesquisadores”, destacou.

O doutorado será ofertado no Campus de Cornélio Procópio pelo PPGEN. A diretora do CCP, Vanderléia da Silva Oliveira, comenta que o curso é motivo de orgulho. “O resultado expressa a união de muitos esforços em prol de um objetivo único, com destaque para a dedicação e responsabilidade do corpo docente. É um orgulho para o nosso campus a oferta deste novo curso”, comemorou a diretora.

Segundo o coordenador do novo doutorado, Rudolph dos Santos Gomes Pereira, com a aprovação do curso, o PPGEN ganha destaque nos cenários regional, estadual e nacional. “Além disso, a aprovação do doutorado evidencia o comprometimento de uma equipe de pesquisadores de altíssimo nível e estudantes dedicados. Esse é o ponto forte de uma trajetória de muito trabalho e muitas conquistas. Ganha a universidade pública, ganham os estudantes, ganha a sociedade em geral”, acentuou Rudolph.

Atualmente, o PPGEN é composto por 21 professores, dos quais quatro são bolsistas de produtividade CNPq. Ao longo dos sete anos de atividade, entre as conquistas, o PPGEN/UENP já titulou 130 mestres, realizou eventos científicos de abrangência regional, nacional e internacional e criou o primeiro periódico brasileiro destinado exclusivamente à divulgação de pesquisas que envolvem a prototipagem e a implementação de produtos e processos educacionais. O programa também publicou diversos livros com resultados das pesquisas geradas e realizou inúmeras ações de internacionalização e de inserção regional junto aos Núcleos Regionais e Secretarias Municipais de Educação próximos à UENP, além de ter desenvolvido atividades com outros programas e universidades parceiras, ganhando destaque nacional junto aos 182 programas da Área de Ensino na CAPES.

Última modificação: Terça, 11 Julho 2023 09:45

UENP-CCP - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• TORNAM PÚBLICOS, nos termos do presente Edital, os candidatos homologados para o Processo Seletivo de Curso de Especialização especificado, para o ano letivo de 2024.

• A Direção do Campus de Cornélio Procópio da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, Profª. Vanderléia da Silva Oliveira, no uso de suas atribuições legais e regimentais, resolve T-O-R-N-A-R P-Ú-B-L-I-C-A a ALTERAÇÃO DO CRONOGRAMA do anexo I, do Edital de Teste Seletivo aberto pelo Edital 012/2024-GD/CCP, para estagiários de Nível Superior,

• SÚMULA: Nomeia membros da Comissão de Pesquisa – COP, do campus Cornélio Procópio.

• A Diretora Geral do Campus de Cornélio Procópio, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, nomeada pela Portaria 268/2022- GR/UENP, no uso de suas atribuições legais, notadamente as conferidas pelos artigos 126 e 132, ambos da Lei nº 20.656/2021, e artigo 13 da Resolução nº 001/2021 – CONSUNI/UENP, no exercício regular de seu cargo,

RESOLVE:

Art. 1º - Diante do contido no protocolo nº 21.778.555-3, determinar a instauração de Processo Administrativo Disciplinar, com a finalidade de apurar a responsabilidade funcional do servidor,

• A Direção do Centro de Letras, Comunicação e Artes, por meio da Coordenação do Projeto de Extensão“Práticas de leitura e produção textual: Educação Básica e formação inicial em foco”, no uso de suas atribuições e exercício regular de seu cargo,

TORNA PÚBLICO:
    A abertura de vagas para os seguintes eixos do Projeto de Extensão:
    1. 10 vagas para o eixo de Literatura
    2. 10 vagas para o eixo de Produção Textual/Artigo de opinião