Paraná Empreende Mais da UENP divulga inscrições para curso da nova edição do programa

Quarta, 31 Janeiro 2024 13:47 por Jornalismo UENP

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), no âmbito do programa Paraná Empreende Mais, divulga a abertura de inscrições para o primeiro curso da segunda edição do programa, com o tema “Empreendedorismo e desenvolvimento de novas ideias”, gratuito e aberto a toda a comunidade. As vagas são limitadas e as inscrições vão até 16 de fevereiro.

As aulas do primeiro curso do programa, que integra uma composição de seis cursos ofertados semestralmente pelo Paraná Empreende Mais, ocorrerão nos dias 24 de fevereiro e 9 de março, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Na UENP, os cursos serão realizados aos sábados, no Campus de Cornélio Procópio, sob a coordenação da professora Márcia de Souza Bronzeri e com a participação dos professores Chayne de Lima Pereira Mahnic, Luciano Matias Diniz, Thiago Henrique Leite e Thiago José Loçurdo Costa e o bolsista de graduação Kawan Oliveira Soares.

“Uma pesquisa realizada pelo Sebrae realizada em 2020 apontou que os microempreendedores individuais representam a maior taxa de mortalidade nos negócios em até cinco anos, com 29%, seguidos das microempresas, com 21,6%, e das empresas de pequeno porte, com 17%. Essas porcentagens altas se dão principalmente pela falta de planejamento dos empresários por trás desses negócios”, comenta o professor Thiago Loçurdo.

Para a coordenadora, os cursos ofertados pelo Paraná Empreende Mais visam, justamente, amenizar tais problemas. “O Programa oferta ao atual e futuro empreendedor oportunidades de obter conhecimento sobre temas cruciais para o sucesso de uma empresa, relativos ao empreendedorismo em si, às questões relativas ao marketing, inovação e sustentabilidade, bem como à gestão de pessoas, financeira e estratégica”, completa Márcia.

Márcia explica que os cursos são gratuitos e têm como objetivo a capacitação de empreendedores. “Espera-se que estes sejam incentivados a realizar um ou mais dos cursos ofertados pela UENP. Os alunos da UENP, atuais e egressos, também serão incentivados a realizar os cursos. Cada curso tem uma certificação, e é possível escolher quais fazer, ou optar por realizar a trilha de aprendizagem, que foi estruturada visando ao melhor aproveitamento pelos cursistas”, finaliza.

Ao longo do semestre, o programa ofertará os cursos “Empreendedorismo e desenvolvimento de novas ideias”, “Marketing e presença online”, “Inovação e sustentabilidade”, “Gestão de pessoas”, “Gestão financeira” e “Gestão estratégica”, todos com certificação e carga horária de 15 horas. As inscrições podem ser feitas pelo formulário online disponível AQUI.

PARANÁ EMPREENDE MAIS

O Programa Paraná Empreende Mais qualifica micro, pequenos e médios empresários, empreendedores individuais, informais e futuros empreendedores de todo o Estado. A iniciativa do Governo do Paraná é desenvolvida pelas unidades da Agência de Inovação e Desenvolvimento Regional Sustentável (AGEUNI) nas sete universidades estaduais, com apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Fundo Paraná e de outros parceiros.

Última modificação: Quarta, 31 Janeiro 2024 14:58

UENP-CCP - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• TORNAM PÚBLICOS, nos termos do presente Edital, os candidatos homologados para o Processo Seletivo de Curso de Especialização especificado, para o ano letivo de 2024.

• A Direção do Campus de Cornélio Procópio da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, Profª. Vanderléia da Silva Oliveira, no uso de suas atribuições legais e regimentais, resolve T-O-R-N-A-R P-Ú-B-L-I-C-A a ALTERAÇÃO DO CRONOGRAMA do anexo I, do Edital de Teste Seletivo aberto pelo Edital 012/2024-GD/CCP, para estagiários de Nível Superior,

• SÚMULA: Nomeia membros da Comissão de Pesquisa – COP, do campus Cornélio Procópio.

• A Diretora Geral do Campus de Cornélio Procópio, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, nomeada pela Portaria 268/2022- GR/UENP, no uso de suas atribuições legais, notadamente as conferidas pelos artigos 126 e 132, ambos da Lei nº 20.656/2021, e artigo 13 da Resolução nº 001/2021 – CONSUNI/UENP, no exercício regular de seu cargo,

RESOLVE:

Art. 1º - Diante do contido no protocolo nº 21.778.555-3, determinar a instauração de Processo Administrativo Disciplinar, com a finalidade de apurar a responsabilidade funcional do servidor,

• A Direção do Centro de Letras, Comunicação e Artes, por meio da Coordenação do Projeto de Extensão“Práticas de leitura e produção textual: Educação Básica e formação inicial em foco”, no uso de suas atribuições e exercício regular de seu cargo,

TORNA PÚBLICO:
    A abertura de vagas para os seguintes eixos do Projeto de Extensão:
    1. 10 vagas para o eixo de Literatura
    2. 10 vagas para o eixo de Produção Textual/Artigo de opinião