UENP realizará Congresso Internacional de Ensino em Portugal

Sexta, 09 Fevereiro 2024 14:17 por Editor da Comunicação Social

O Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná, em conjunto com o Instituto de Educação da Universidade do Minho (UMinho), de Portugal, realizará a 3ª edição do Congresso Internacional de Ensino (Conien), entre os dias 4 e 6 de setembro. O evento acontecerá no Campus de Gualtar da UMinho, em Braga, Portugal.

O vice-coordenador do PPGEN e membro do comitê organizador do Congresso, Lucken Bueno Lucas, explica que, desde a primeira edição, pensavam que o Conien poderia se consolidar como uma importante ação de internacionalização do Programa, que além do Mestrado Profissional em Ensino, agora oferta também o Doutorado.

“A ideia inicial dos docentes do PPGEN foi pensar um evento que promovesse um intercâmbio direto entre pesquisadores e professores interessados nos processos de ensino e aprendizagem, sendo eles de diferentes países e áreas do conhecimento. Nas duas primeiras edições, conseguimos trazer professores de centros de pesquisa de excelência e a interação com a comunidade docente foi fantástica. Mas, dessa vez, o Congresso assume um caráter itinerante e, pela primeira vez, será realizado no exterior”, destaca o professor.

O congresso será realizado em formato híbrido, com palestras e mesas redondas presenciais e apresentações presenciais e remotas síncronas dos artigos aprovados, e organizado a partir de cinco eixos que fundamentam a temática “Pesquisa na Área de Ensino – impactos, cooperações e visibilidade”. O intuito é evidenciar a riqueza e a diversidade de investigação que promovem parcerias entre o universo acadêmico e o cotidiano escolar/universitário, gerando resultados positivos que necessitam ser conhecidos, revistos e replicados.

O objetivo do Conien é promover a interlocução entre a academia e o contexto profissional da docência, cujas necessidades didático-pedagógicas enfrentam constantes transformações, a fim de contribuir para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem, nos diferentes níveis educacionais mediante a partilha de experiências de ensino, pesquisa e extensão.

“Nós queremos que o congresso seja um espaço agregador de pessoas interessadas, sobretudo considerando as mudanças sociais dos últimos tempos e o quanto elas impactam nos processos de ensino e de aprendizagem, na vivência escolar e universitária. Mais do que nunca, é preciso divulgar pesquisas belíssimas que estão sendo desenvolvidas em todo o mundo, as quais precisam ser conhecidas e utilizadas pelos professores”, frisa Lucken.

O comitê organizador convida professores, estudantes de cursos de licenciatura, mestrado, doutorado e pós-doutorado a participarem do evento. As inscrições devem ser realizadas através de formulário online, disponível AQUI. O valor da inscrição antecipada, até 30 de julho, é de 40€ e 70€ para inscrições de 1 de julho a 15 de agosto. O prazo máximo para submissão de artigos ao III Conien será até o dia 31 de março.

Confira o site do evento: https://eventos.uenp.edu.br/conien/
Confira a Primeira Circular do CONIEN AQUI.

Última modificação: Sexta, 09 Fevereiro 2024 14:20

UENP-CCP - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• TORNAM PÚBLICOS, nos termos do presente Edital, os candidatos homologados para o Processo Seletivo de Curso de Especialização especificado, para o ano letivo de 2024.

• A Direção do Campus de Cornélio Procópio da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, Profª. Vanderléia da Silva Oliveira, no uso de suas atribuições legais e regimentais, resolve T-O-R-N-A-R P-Ú-B-L-I-C-A a ALTERAÇÃO DO CRONOGRAMA do anexo I, do Edital de Teste Seletivo aberto pelo Edital 012/2024-GD/CCP, para estagiários de Nível Superior,

• SÚMULA: Nomeia membros da Comissão de Pesquisa – COP, do campus Cornélio Procópio.

• A Diretora Geral do Campus de Cornélio Procópio, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, nomeada pela Portaria 268/2022- GR/UENP, no uso de suas atribuições legais, notadamente as conferidas pelos artigos 126 e 132, ambos da Lei nº 20.656/2021, e artigo 13 da Resolução nº 001/2021 – CONSUNI/UENP, no exercício regular de seu cargo,

RESOLVE:

Art. 1º - Diante do contido no protocolo nº 21.778.555-3, determinar a instauração de Processo Administrativo Disciplinar, com a finalidade de apurar a responsabilidade funcional do servidor,

• A Direção do Centro de Letras, Comunicação e Artes, por meio da Coordenação do Projeto de Extensão“Práticas de leitura e produção textual: Educação Básica e formação inicial em foco”, no uso de suas atribuições e exercício regular de seu cargo,

TORNA PÚBLICO:
    A abertura de vagas para os seguintes eixos do Projeto de Extensão:
    1. 10 vagas para o eixo de Literatura
    2. 10 vagas para o eixo de Produção Textual/Artigo de opinião