Campus de Cornélio Procópio da UENP realiza XXIII Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná

Sexta, 22 Março 2024 15:30 por Jornalismo UENP

O Campus de Cornélio Procópio da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizará, neste domingo e segunda-feira, 24 e 25 de março, as provas do XXIII Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná. Organizado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pela Comissão Universidade para os Indígenas (CUIA), o processo seletivo conta com a participação das sete universidades estaduais e a federal do Paraná e ocorrerá em diversos polos no Estado.

Na UENP, o vestibular indígena é coordenado pelo Núcleo de Apoio e Assistência Estudantil (NAE), que disponibilizará transporte gratuitamente para os candidatos das terras indígenas de Pinhalzinho, Barão de Antonina, São Jerônimo, Laranjinha e YWY Porã/Posto Velho nos dois dias de prova. Os inscritos que utilizarão o transporte deverão apresentar documento original de identificação no momento do embarque.

O vestibular é composto por prova oral de Língua Portuguesa, que será realizada no domingo das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30, e prova escrita de Redação, Interpretação de Textos, Língua Estrangeira Moderna ou Língua Indígena, Biologia, Física, Geografia, História, Matemática e Química, que será aplicada na segunda-feira, das 13h30 às 17h30, com entrada permitida até 13h20. Para a realização das provas é obrigatório levar caneta azul ou preta, lápis e borracha, além do documento original de identidade.

A coordenadora do NAE-UENP, Rosiney Aparecida Lopes do Vale, que é membro da CUIA e também coordena o Polo UENP-CP, comenta a importância do Vestibular dos Povos Indígenas. “A iniciativa é uma importante política pública que fortalece a inclusão do indígena no ensino superior e contribui para a diversidade étnica no espaço universitário. A UENP fica colorida nesses dias de provas e vive momentos de rica integração”, diz.

Para o vice-reitor da UENP e membro da CUIA, Ricardo Aparecido Campos, o vestibular indígena traz mudanças significativas para a Universidade. “É significativa a mudança que a presença indígena traz para a universidade, e o vestibular indígena nos proporciona isso. Conviver com as diferenças culturais e étnicas nos engrandece enquanto pesquisadores e seres humanos. Esse entrelaçar de culturas e etnias é fundamental para o processo de inclusão. E um dos compromissos da UENP é, certamente, com a inclusão”, conclui.

XXIII VESTIBULAR DOS POVOS INDÍGENAS NO PARANÁ

Saída: 9h00

Última modificação: Sexta, 22 Março 2024 15:39

UENP-CCP - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• TORNAM PÚBLICOS, nos termos do presente Edital, os candidatos homologados para o Processo Seletivo de Curso de Especialização especificado, para o ano letivo de 2024.

• A Direção do Campus de Cornélio Procópio da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, Profª. Vanderléia da Silva Oliveira, no uso de suas atribuições legais e regimentais, resolve T-O-R-N-A-R P-Ú-B-L-I-C-A a ALTERAÇÃO DO CRONOGRAMA do anexo I, do Edital de Teste Seletivo aberto pelo Edital 012/2024-GD/CCP, para estagiários de Nível Superior,

• SÚMULA: Nomeia membros da Comissão de Pesquisa – COP, do campus Cornélio Procópio.

• A Diretora Geral do Campus de Cornélio Procópio, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, nomeada pela Portaria 268/2022- GR/UENP, no uso de suas atribuições legais, notadamente as conferidas pelos artigos 126 e 132, ambos da Lei nº 20.656/2021, e artigo 13 da Resolução nº 001/2021 – CONSUNI/UENP, no exercício regular de seu cargo,

RESOLVE:

Art. 1º - Diante do contido no protocolo nº 21.778.555-3, determinar a instauração de Processo Administrativo Disciplinar, com a finalidade de apurar a responsabilidade funcional do servidor,

• A Direção do Centro de Letras, Comunicação e Artes, por meio da Coordenação do Projeto de Extensão“Práticas de leitura e produção textual: Educação Básica e formação inicial em foco”, no uso de suas atribuições e exercício regular de seu cargo,

TORNA PÚBLICO:
    A abertura de vagas para os seguintes eixos do Projeto de Extensão:
    1. 10 vagas para o eixo de Literatura
    2. 10 vagas para o eixo de Produção Textual/Artigo de opinião