A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), por meio do Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), campus Cornélio Procópio, oferece curso de pós-graduação (lato sensu) em "Ensino de Língua Inglesa". A especialização é direcionada a alunos egressos do curso de Letras, profissionais da educação e graduados de áreas afins.

Segundo a coordenadora do curso, professora-mestra Eliane Segati Rios Registro, o objetivo da especialização é de fomentar a prática pedagógica de professores de língua inglesa que atuam no ensino fundamental e médio, por meio da atualização e aprimoramento de sua formação docente como base no desenvolvimento dos conhecimentos teóricos, linguísticos, metodológicos e práticos da língua inglesa.

As aulas terão início na primeira semana de agosto/2012 com término em dezembro/2013. Os interessados poderão se inscrever até o dia 13 de julho e, após esse período, entre os dias 16 e 20, ocorrerá a seleção dos candidatos. O resultado da seleção está marcado para o dia 21 de julho e os alunos selecionados terão até o dia 27 para efetuar a matrícula.

Para mais informações, acesse www.faficp.br / e-mail: ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ). Telefones para contato: (43) 3904-1922; (43) 3904-1927 CEPEL/CLCA.

A professora-mestra Eliane Segati Rios Registo, do Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio, participou do congresso internacional "Genre2012: Rethinking Genre 20 Years Later", de 26 a 29 de junho, na Universidade de Carleton, em Ottawa, Canadá.

O evento teve como objetivo discutir as principais tradições dos estudos de gêneros nos últimos vinte anos, além de apresentar o desenvolvimento das pesquisas mais recentes, propiciando um espaço comunicativo para discussão das abordagens emergentes no contexto educacional.

A participação de Eliane contribuiu para melhor fundamentação do escopo de sua pesquisa de doutoramento, além de trazer subsídios para as ações propostas pelo Grupo de Pesquisa GETELIN (Gêneros textuais e ensino de línguas), do qual é líder, e seus projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos nesta instituição, cujo eixo norteador é o ensino de língua inglesa, tendo o gênero como seu maior instrumento mediador.

Como representante da UENP, Eliane apresentou a comunicação "The dual use of short stories in teacher Education", inserida no tema "Different Approaches, Different Genres", um dos poucos trabalhos brasileiros aceitos para o evento.

Além da apresentação, a professora participou do minicurso "Special Topics in Applied Linguistics and Discourse Studies: Recent and Current Research in Genre Studies", com a instrutora Natalia (Natasha) Artemeva, nos dias 25 e 30 de junho.

Entre os palestrantes do evento, destaque para Charles Bazerman (University of California, Santa Bárbara, EUA), Vijay Bhatia e Ken Hyland (University of Hong Kong, China), James Martin (University of Sydney, Austrália), Carolyn Miller (North Carolina State University, EUA), David Russell (Iowa State University, EUA), Catherine Schryer (Ryerson University, Canadá), John Swales (University of Michigan at Ann Arbor, EUA).

 

008 585 351 90

Como uma biblioteca virtual, Portal disponibiliza o melhor da produção científica nacional e internacional,

cobrindo todas as áreas do conhecimento.
A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) conquistou acesso parcial ao Portal de Periódicos da Capes. A liberação, formalizada segunda-feira, 2 de julho, em reunião realizada em Brasília (DF), entre o vice-reitor da UENP, professor-doutor Rinaldo Bernardelli Junior, e a coordenadora-geral do Portal de Periódicos, Elenara Chaves Edler de Almeida, irá beneficiar professores, acadêmicos, pesquisadores, técnicos e funcionários vinculados à Instituição com acervo de publicações nacionais e internacionais com texto completo, além de livros, enciclopédias e obras de referência as quais cobrem todas as áreas do conhecimento.periodicos-capes

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza revistas científicas brasileiras, bases de dados referenciais, bases de dados de patentes com cobertura internacional, livros, teses e dissertações, arquivos abertos e redes de e-prints, dados estatísticos, normas Técnicas, materiais audiovisuais e fontes referenciais diversas. Todo o conteúdo do Portal é divido em sete grandes áreas do conhecimento, subdivido em 130 bases referenciais, dez dedicadas a patentes, disponibilizadas a instituições de ensino e pesquisa no Brasil.
Sobre a conquista tão expressiva e aguardada pela UENP, fato que permitirá melhor qualificação de atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito institucional, Bernardelli, salienta que: "Nós sabemos que as bibliotecas, as quais estão sob nossa responsabilidade, são ponto nefrálgico da UENP, e, por isso, nós estamos envidando todos os esforços possíveis para melhorar o acesso às informações. Já foram realizadas reuniões com diretores de Campus, de Centro e bibliotecárias, e está sendo construído um regulamento único para todas as bibliotecas. Criamos um sítio para pesquisa científica, o que já alavancou as possibilidades de acesso às informações. Com o Portal Capes, melhoramos ainda mais a possibilidade de consulta bibliográfica. Fica claro que esta administração está se empenhando para fazer da UENP uma Universidade cada vez melhor".
Em ofício enviado à UENP, Adalberto Grassi Carvalho, diretor da CAPES do núcleo de Programas e Bolsas no País, parabeniza a Universidade pela conquista e explica: "Parabenizo a Instituição pelos resultados alcançados em seus programas de pós-graduação stricto sensu e no Índice Geral de Cursos – IGC, do INEP/MEC [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação], resultados que a qualificam a merecer o apoio da CAPES quanto à concessão do acesso parcial e gratuito ao Portal de Periódicos, a partir deste ano". Ele ainda acrescenta que: "A parceria entre a CAPES e a UENP, com certeza, promoverá benefícios para toda comunidade acadêmica, contribuindo para o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural do País".
Para acesso as bases de dados, que estarão disponíveis em cerca de 30 dias, o usuário deverá acessar o tutorial de configurações da UENP no endereço eletrônico da Instituição (www.uenp.edu.br). Quando a pesquisa for feita de fora dos campi da Universidade, haverá necessidade da senha e do login do usuário.

Neste ano, o JOIC realizará coleta de equipamentos elétricos e eletrônicos. A Jornada, em consonância com princípios éticos de respeito e responsabilidade, além de se atentar para a legislação ambiental vigente, recolherá resíduos eletrônicos como aparelho de DVD, de fax, notebooks, monitores, placas eletrônicas, celulares com e sem bateria, carregador de celular, fontes de energia, vídeo cassete, telefone e outros aparelhos, além de pilhas e canetas. Os equipamentos recolhidos, durante o evento, serão destinados à reciclagem, ou, em alguns casos, poderão servir de ferramenta para o ensino, promovendo, dessa forma, o desenvolvimento sustentável, protegendo o meio ambiente da poluição.

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) divulgou, por meio da Pró-Reitoria de Planejamento e Avaliação Institucional (PROPAV), os resultados da Avaliação Institucional de 2011. O documento final, que foi apresentado na assembleia extraordinária dos membros do Conselho Universitário da UENP (CONSUNI), na terça-feira, 26, será divulgado, em cada campus da Instituição na primeira semana de agosto.

Os resultados apresentados à comunidade acadêmica e à sociedade foram elaborados pela Comissão Própria de Avaliação da Instituição (CPA/UENP). A autoavaliação documentada reflete um diagnóstico geral da Universidade, obtido a partir da análise quantitativa das informações levantadas pela CPA/UENP junto à comunidade universitária, no segundo semestre de 2011.

O "Relatório Final de Avaliação Institucional 2011" contém dados quantitativos dos itens avaliados nos Campi de Jacarezinho, Cornélio Procópio e Luiz Meneghel - de Bandeirantes. Apresenta também um plano de ações elaborado, em conjunto, pela CPA/UENP, PROPAV, diretores de Campus e gestores da UENP, com o intuito de auxiliar o planejamento da Instituição.

Com a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento do ensino, da pesquisa e da extensão, além das demais dimensões, a autoavaliação deve consistir em uma prática constante no âmbito da UENP. Foram gerados relatórios com os resultados das inúmeras dimensões contempladas pelo SINAES. As notas apontadas variavam de 1 a 5, sendo: 1 = péssimo; 2 = ruim; 3 = regular; 4 = bom e 5 = ótimo. Esses resultados estão consignados pela média ponderada das mesmas que apontam uma nota para cada questão.

As planilhas com os resultados quantitativos geral da UENP e por Campus onde se verificam as médias ponderadas de cada questão por colegiado de curso estão disponíveis no endereço eletrônico da UENP (www.uenp.edu.br). Para a primeira semana de agosto, foi aprovada pelo CONSUNI a divulgação pública da Autoavaliação em cada Campus da UENP. Essa divulgação se dará em reuniões próprias, com a presença de toda a comunidade acadêmica. A Pró-Reitoria de Planejamento e Avaliação Institucional salienta que: "Este será o momento de discussões sobre as melhores ações estratégicas para atender aos problemas que surgiram espontaneamente com os resultados finais desse trabalho".

Ressalta-se que a realização do processo avaliativo somente foi possível graças ao engajamento da comunidade universitária envolvida. Portanto, a Reitoria, a PROPAV e a CPA/UENP agradecem a todos que contribuíram para o sucesso deste trabalho. Um agradecimento especial é dedicado à Coordenação do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) que desenvolveu o sistema eletrônico do exercício.

Confira o relatório diretamente no site da Comissão Própria de Avaliação - CPA

banner-avaliacao

UENP-CCP - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES