"O Paraná e o Brasil já se acostumaram a tomar conhecimento das notícias de sucesso de uma Faculdade do interior do Paraná, implantada em uma cidade com aproximadamente 40 mil habitantes, mas que de início surpreendeu a todos.

Trata-se da Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro, de Jacarezinho.

Criada em 1968 essa faculdade acumula uma série de êxitos que somente comprovam que quando o ensino é levado a sério, o resultado é sempre positivo.

Durante os seus 35 anos de existência as centenas de seus ex-alunos sempre alcançaram extraordinário sucesso profissional, quer como advogados, quer como juizes, promotores, delegados e professores, de forma tal que a simples menção em seu currículo do nome da Faculdade que cursaram já era um indicativo do nível de seu conhecimento.

Grandes profissionais espalhados pelo Brasil inteiro hoje divulgam o nome da instituição que cursaram, com o brilhantismo de seu trabalho, a ética em sua atuação e a dedicação em seu serviço. Consolidando cada vez mais essa Faculdade que é um dos orgulhos do Paraná.

Desde 1996, quando pela primeira vez a Faculdade de Direito do Norte Pioneiro submeteu-se à avaliação do Provão do MEC, tendo obtido, até o presente momento, oito vezes o conceito "A".

Em meio dessas conquistas a Faculdade já obtivera também, o "Selo OAB-Recomenda", avaliação feita pela Ordem dos Advogados do Brasil que analisa os cursos de Direito em funcionamento no Brasil e que tenham turmas que os tenham concluído.

Sem dúvida, este também é um extraordinário referencial em favor dessa faculdade.

Mas seus méritos não param por aí.

A Faculdade passou a ter seu curso de Mestrado recomendado pelo MEC, numa indicação de que também a pós-graduação segue os mesmos passos da graduação, com a formação de Mestres altamente qualificados.

O trabalho sério, desinteressado e dedicado levado a cabo ao longo de todos os anos de sua existência pela Direção, Professores e Funcionários, aliado ao empenho e estudo de seus alunos, trazem a conclusão iniludível de que não é necessário ser grande no tamanho para ser grande nos resultados e que também não é preciso estar sediado em um grande centro para se equiparar às melhores instituições de ensino do País.

Com tantos êxitos alcançados em sua trajetória a Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro, de Jacarezinho, se insere há já bastante tempo, e hoje mais ainda, como um referencial de qualidade no ensino do Direito no Brasil!"

Celso Antônio Rossi é professor fundador da Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro

A Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro, atualmente Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UENP, foi instituída pelo governo estadual, através da Lei nº 5.593, de 18 de julho de 1967, tendo sido declarada de utilidade pública municipal pela Lei nº 486, de 7 de maio de 1968 e estadual pela Lei nº 6.097, de 18 de maio de 1970.


Pelo Decreto estadual nº 21.972, de 21 de dezembro de 1970 foi transformada em fundação de direito público. Foi reconhecida pelo Decreto federal nº 74.030, de 9 de maio de 1974, e em 16 de julho de 1991, foi transformada em autarquia pela Lei estadual nº 9.663. Pela Lei estadual nº 13.283, de 25 de outubro de 2001, passou a integrar a Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR. E mais tarde, pela Lei Estadual nº 15.300, de 28 de setembro de 2006, tornou-se integrante da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP.

 

Curso

Graduação em Direito – Bacharelado

 


Direção do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA

Diretor: Antonio José Saviani da Silva
e-mail:  
Telefone: +55 (043) 3511-4350