Livro propõe diálogo entre Filosofia e Educação

Terça, 20 Junho 2017 14:13 por Assessoria de Comunicação Social

Como entender o processo educacional atual à luz da Filosofia? Essa é uma das questões abordadas pelo livro “Diálogos Contemporâneos entre Filosofia e Educação” (Editora Multifoco, 2017), lançado recentemente, que contou com a colaboração de quatro professores da Universidade Estadual do Norte do Paraná: Fernando de Brito Alves, Pedro Ferrari, Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez e Roberta Cristina Carvalho Chagas.

A obra é uma coletânea de artigos escritos por professores, acadêmicos e pesquisadores que atuam nas mais variadas áreas do ensino. Segundo Alfredo Moreira da Silva Júnior, professor-doutor do curso de História da UENP e autor do prefácio do livro, o objetivo da obra é auxiliar os educadores a refletirem não só sobre a metodologia do ensino, mas também a própria finalidade ética e moral do sistema educacional.

“Com tantos desafios colocados aos educadores atualmente, este livro se destaca pela preocupação dos organizadores em apresentar reflexões que podem, em minha percepção, apresentar ao leitor alguns dos mais importantes pensadores no campo educacional, suas preocupações diante do contexto histórico da época e algumas de suas teorias”, observou. “Ao mesmo tempo, a disposição dos artigos abre a possibilidade de percebermos as tensões entre os modelos educacionais iluminista e pós-moderno - este último embora não citado diretamente, encontra-se presente em diversos artigos sobre experiências e práticas educacionais de sucesso”, complementou.

Os artigos abordam desde temas como hermenêutica filosófica, até análises a partir da vivência de acadêmicos durante o estágio curricular obrigatório. Para a professora Roberta Cristina Carvalho Chagas, que escreveu o artigo “Perspectivas e desafios para o Ensino de História: um espaço para reflexão”, em parceria com Lilian Aparecida de Souza, apesar do caráter interdisciplinar da obra, o livro não tem a pretensão de responder todas as possíveis perguntas do leitor. “O que apresentamos nessa obra são apenas algumas das possibilidades de análise para se pensar o papel e os sentidos das diferentes linguagens desempenhadas na atualidade. A nossa intenção é, de alguma forma, contribuiu para a formação de um pensamento crítico”, disse.

Os outros artigos publicados de professores da UENP foram “Gadamer: hermenêutica filosófica, diálogo e educação”, do professor Fernando Brito, em parceria Guilherme Fonseca de Oliveira; “Uma análise a partir da vivência dos alunos durante o estágio curricular obrigatório”, escrito pela professora Flávia Wegrzyn Magrinelli Martinez, em parceria com Amanda Neves de Oliveira e Gisele Bonato Brambilla, acadêmicas do curso de Ciências Biológicas da UENP; e “Proposta educacional da escola itinerante Valmir Motta de Oliveira”, escrito pelo professor Pedro Ferrari, em parceria com as orientandas Gabriela da Costa Menim Cazula e Ivane Rodrigues dos Santos Almeida.

O livro foi organizado pelos professores Ana Cássia Gabriel, Ana Lúcia Pereira Baccon, Edimar Brígido, Flávia Wegrzyn Martinez, e Fábio Antonio Gabriel. Acesse a obra que está disponível no link da Editora Multifoco.

Última modificação: Terça, 20 Junho 2017 14:20

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de dissertação de Mestrado em Ciência Jurídica - Mestranda: Luma Teodoro da Silva

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestrando: Alessandro Bressan Godoy.

• TORNA PÚBLICO o Resultado Preliminar do Processo Seletivo para bolsa de pós-doutor junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPG-CMH) – Mestrado Acadêmico.

• RESOLVE TORNAR PÚBLICO o resultado do processo seletivo para concessão de uma bolsa de Doutorado, realizado de acordo com as normas do Edital 21/2024-PPGD