Subprojeto PIBID Filosofia promove dia de Estudo sobre a crise dos valores morais

Quinta, 20 Setembro 2012 15:26 por Rogério Matsui Guenta
Grupo realizou manhã de estudos sobre Niilismo e outros temas Grupo realizou manhã de estudos sobre Niilismo e outros temas

O Subprojeto de filosofia do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), promoveu, no dia 15 de setembro, uma manhã de estudos sobre o Niilismo Russo e a obra de Friedrich Nietzsche. Os estudos, que aconteceram no Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE), campus Jacarezinho, foram orientados pelo doutorando da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), professor mestre João Paulo Simões Vilas Bôas. O evento contou com a participação de acadêmicos do CCHE/CJ e de egressos do curso de filosofia.

Na abertura do evento, o professor José Carlos da Silva destacou: "Penso que é realmente importante um momento desses e certamente trará grandes resultados na medida em que são algumas horas em que nos dedicamos a estudar e conhecer um pouco mais da filosofia e ficamos felizes que de maneira geral aquilo que planejamos para o PIBID subprojeto filosofia está sendo realizado de maneira satisfatória, no sentido de aliar pesquisa e prática de ensino para o futuro professor de filosofia". A egressa do curso de filosofia, Denise Corder, mestranda do curso de filosofia da UEL salientou como avaliação do evento: "É interesse notar o esforço conjunto dos professores do curso de filosofia em buscar aprimorar o curso e é satisfatório voltar num evento como esse e interagir com aqueles que estão se formando".

O conteúdo programático do encontro, dentre outros temas, abordou: uma introdução ao pensamento de Friedrich Nietzsche, com exibição do documentário "Humano, demasiado humano" (1999), seguido de comentário; as origens do Niilismo - Histórico de uso do termo na filosofia; o Niilismo Russo; o Niilismo em Nietzsche: o diagnóstico da decadência generalizada dos valores. Serão abordados ainda, durante os estudos, os temas: a "Morte de Deus"; as Tentativas de superação do Niilismo: vertentes ético/política e estética e a Transvaloração de todos os valores.

O doutorando da Universidade de Campinas, João Paulo Simões Vilas Bôas, leitor de Nietzsche na língua original, destacou ao longo da manhã de estudos, as equivocadas interpretações realizadas da obra de Nietzsche e sobretudo enfatizou que o filósofo de Sils Maria não prega uma desvalorização moral e sim faz um diagnóstico da crise dos valores no mundo ocidental.

O coordenador do projeto PIBID filosofia, professor doutor José Carlos da Silva, informou que o próximo dia de estudos PIBID está previsto para o dia 20 de outubro, das 8 às 17 horas, também no CCHE/CJ, bloco de filosofia com a presença do coordenador do curso de filosofia da PUC-PR, professor doutor Jelson Oliveira que tratará da questão do "Humano" na tradição filosófica. Os dias de estudos PIBID – filosofia são abertos a todos que queiram se inteirar de temas filosóficos. As inscrições são gratuitas e realizadas no local.

Leia mais: http://filosofiapibiduenp.webnode.com/

Última modificação: Quinta, 20 Setembro 2012 15:46

• CONSTITUI Comissão de revalidação de título de doutor, do Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica e estabelece outras providências.

• ALTERAR COMPOSIÇÃO DA BANCA E DAR CONHECIMENTO da realização da banca de qualificação pública de Dissertação de Mestrado em Ciência Jurídica - Mestranda: Mariana de Mello Arrigoni

• TORNA PÚBLICO aos alunos da 16ª Turma do Mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica, do prazo até o dia 19 de outubro próximo, para que sejam protocolados na Secretaria do Programa, em quatro vias impressas e uma via digital, os projetos de pesquisa e/ou plano de dissertação.

• TORNA PÚBLICO, a folha de prova de conhecimentos específicos, referente a segunda fase do processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica, realizada no dia 12 de setembro do corrente ano letivo, e respectivos espelhos de resposta, conforme anexo I deste Edital.

• A Direção do Campus de Jacarezinho da Universidade Estadual do Norte do Paraná, no uso de suas atribuições legais e regimentais, resolve convocar a candidata abaixo relacionada, aprovada no Processo Seletivo para Estagiário, para comparecer até dia 18/09/2019 para aceite da vaga e entrega dos documentos.