UENP participa de encontro estadual para garantia dos direitos da pessoa com deficiência

Segunda, 02 Outubro 2017 10:57 por Assessoria de Comunicação Social

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) participou, nos dias 21 e 22 de setembro, do 2º Encontro da Transversalidade na Política de Garantia dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em comemoração ao Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, no Palácio das Araucárias, em Curitiba. O evento reuniu representantes da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), e também de outras universidades do Estado para debater a rede de atendimento e as políticas de inclusão no Estado.

O Instituto de Pesquisa Anísio Teixeira, em seu último levantamento realizado em 2015, afirma que as universidades estaduais do Paraná possuem mais de 500 alunos com algum tipo de deficiência. Segundo Denise Xavier Messias, coordenadora de Saúde da SETI, a secretaria tem por meta, através de ações sistemáticas, aumentar o acesso às universidades públicas, melhorando as condições estruturais para que estas possam atender de maneira adequada as pessoas portadoras de todos os tipos de deficiências.

Dentre outras mesas, conferências e palestras, o evento contou a mesa redonda sobre inclusão no ensino superior, que contou com a participação da coordenadora de saúde da SETI, Denise Messias; da coordenadora do Programa de Órteses e Próteses da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Marieli Ramos Stocco; da coordenadora do Núcleo de Educação Especial Inclusiva (NESPI), Noemi Nascimento Ansay; da diretora de Centro de área de Música e Musicoterapia da Unespar, Clara Márcia Piazzetta; e da coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da UEL (NAC), Karen Ribeiro.

A UENP, representada pela professora Marieli Stocco, apresentou o “Programa Órtese e Prótese”, resultado da parceria entre a Universidade e o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNORPI), que atende a 18ª e 19ª Regionais de Saúde do Paraná.

Durante o evento, Marieli trouxe um panorama geral do Programa e destacou que a equipe é integrada por fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, assistente social e enfermeiras que buscam o serviço integralizado e orientações quanto ao uso e adaptação das órteses e próteses. “São realizados cerca de 100 atendimentos diários totalmente gratuitos pela equipe. Enquanto os pacientes são atendidos, os que aguardam, participam de outras atividades com os alunos do curso de Fisioterapia, orientados pelos professores” ressalta.

Os atendimentos realizados são referência na região por serem de alta qualidade e totalmente gratuito, disponível a todos os municípios que integram o CISNORPI. O Programa de Órtese e Prótese ocorre a cada 15 dias na clínica de Fisioterapia e Reabilitação Professor Alfredo Franco Ayub, no Centro de Ciências da Saúde, em Jacarezinho. “Esta ação visa gerar maior independência nas atividades de vida diária dos beneficiados e consequentemente melhora a interação e independência do indivíduo na sociedade”, finaliza Marieli.

Última modificação: Quarta, 04 Outubro 2017 08:29

• RESOLVE CONVOCAR :o candidato Antonio José Fernandes Vieira, classificado em 4º lugar no processo seletivo para ingresso em 2022, no doutorado deste Programa, efetuar a matrícula até o dia 30 de dezembro de 2021, enviando todos os documentos referentes ao item 21 do Edital nº 41/2021-PPGD, no endereço eletrônico , devendo observa ainda todas as normas contidas no Edital nº 100/2021-PPGD.

• TORNAR PÚBLICO, o resultado do processo seletivo para concessão de bolsas de Mestrado e Doutorado custeadas pela CAPES e pela Fundação Araucária, realizado nesta data, de acordo com as normas do edital 104/2021-PPGD, conforme segue.

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de tese de doutorado em Ciência Jurídica, realizada em cotutela entre a Universidade Estadual do Norte do Paraná e a Universidad de Murcia, conforme segue: Dia 17 de janeiro de 2022.

• RESOLVE: I. Ampliar o número de vagas a serem ofertadas pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica da UENP, para 12 (doze) vagas no Doutorado, ficando portanto, com 04(quatro) vagas para cada uma das linhas de pesquisa, a partir do ingresso em 2022.

• TORNAR PÚBLICO que no período de 24 até 31 de janeiro de 2022, estará recebendo inscrições de alunos matriculados em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito de outras instituições, interessados em cursar disciplinas isoladas neste Programa.