Direito fundamental à inclusão social

Quarta, 26 Setembro 2012 00:00 por Rogério Matsui Guenta

Constituído como uma análise do parágrafo 2º do artigo 5º da Constituição Federal, está sendo lançado neste mês pela Editora Juruá o primeiro livro do professor de Direito Constitucional da UENP, Jairo Néia Lima, que é mestre em Ciência Jurídica pela universidade.

Com o título "Direito Fundamental à Inclusão Social - Eficácia Prestacional nas Relações Privadas", a publicação é fruto de suas pesquisas desenvolvidas durante a dissertação e se embasa no surgimento de novos direitos fundamentais decorrentes das necessidades sociais, que se mostram merecedoras de proteção no âmbito da evolução social.

"O foco da pesquisa está no reconhecimento do direito fundamental à inclusão social, implícito no texto da Constituição, demonstrando-se a ligação que permeia este direito fundamental e os direitos sociais, em razão dos fins comuns a ambos", ilustra o docente.

Aliado a isso, o trabalho busca desenvolver a efetividade dos direitos fundamentais nas relações que se dão entre os particulares, ou seja, para além da exclusiva obrigação estatal. Como contraponto, aborda a proteção constitucional frente à autonomia privada e sua possível relativização em prol de outros valores, em especial, os direitos fundamentais sociais, concluindo pela possibilidade de uma eficácia horizontal que se mostre efetiva também no âmbito da esfera privada e apontando parâmetros para resolução de conflitos em casos concretos.

O livro tem prefácio do professor do Mestrado da UENP, Dr. Eduardo Cambi, e está à venda na loja virtual da Editora Juruá (www.juruá.com.br) e na Secretaria do Programa de Mestrado em Ciência Jurídica da universidade

Link do livro com a capa: http://www.jurua.com.br/shop_item.asp?id=22751

• Nomeia a Comissão para indicação de produções relevantes do Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica e estabelece outras providências.

• Nomeiao o Professor Jairo Neia Lima para Consultor da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica e estabelece outras providências

• DA CONHECIMENTO da realização da banca de qualificação de Tese de Doutorado em Ciência Jurídica - Doutorando: Adriano Aranão

• CONVOCA, para o dia 15 de maio de 2020, sexta-feira, às 18 horas on-line, reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação.

• TORNA PÚBLICA a Convocação para Matrícula dos candidatos aprovados no Processo Seletivo de estudantes regulares ao Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano, para o ano letivo de 2020