Centro de Ciências Humanas e da Educação recebeu mostra fotográfica Mulheres de Ciência

Sábado, 05 Setembro 2009 16:53 Publicado por Assessoria de Comunicação

O Centro de Ciências Humanas e da Educação de Jacarezinho, antiga FAFIJA, recebeu a mostra fotográfica "Mulheres de Ciência" promovida pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). Os responsáveis pelas imagens são os fotógrafos Celso Pacheco, Joka Madruga e Leandro Taques. Eles visitaram as regiões do Paraná e registraram a importância da mulher nos diversos segmentos da sociedade, como na agricultura familiar, na pecuária leiteira, no artesanato, nas aldeias indígenas, na educação e nos direitos sociais.

A Mostra permanecerá sendo exibida até o dia 11 na Universidade Estadual do Norte do Paraná em outros campi da Universidade.

O fotógrafo Leandro Taques comprovou a aceitação dos projetos em todas as cidades visitadas e ressaltou a importância social de cada um. "É fantástico ver esses projetos serem uma iniciativa de uma secretaria de Estado. A maioria dos projetos que vi são relacionados à agricultura familiar, e é a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que busca essas melhorias. Para mim, isso é inédito", disse Taques.

O fotógrafo Celso Pacheco destacou o projeto de Café Orgânico, que acontece em Jundiaí do Sul. "O programa ajuda os assentados daquela região a cultivar o café levando novas tecnologias e abrindo novas possibilidades para as pessoas". Segundo ele, o que chamou sua atenção foi que muitas mulheres comandam esses grupos. "Todas são de comunidades carentes, que precisam desse tipo de ajuda. Fomos recebidos bem e pudemos notar que as pessoas que participam dos projetos estão bem felizes", disse Pacheco.

FONTE: Agência Estadual de Notícias