Direito Fundamental à Inclusão Social

Quarta, 26 Setembro 2012 16:48 por Rogério Matsui Guenta

Constituído como uma análise do parágrafo 2º do artigo 5º da Constituição Federal, está sendo lançado neste mês pela Editora Juruá o primeiro livro do professor de Direito Constitucional da UENP, Jairo Néia Lima, que é mestre em Ciência Jurídica pela universidade.

Com o título "Direito Fundamental à Inclusão Social - Eficácia Prestacional nas Relações Privadas", a publicação é fruto de suas pesquisas desenvolvidas durante a dissertação e se embasa no surgimento de novos direitos fundamentais decorrentes das necessidades sociais, que se mostram merecedoras de proteção no âmbito da evolução social.

"O foco da pesquisa está no reconhecimento do direito fundamental à inclusão social, implícito no texto da Constituição, demonstrando-se a ligação que permeia este direito fundamental e os direitos sociais, em razão dos fins comuns a ambos", ilustra o docente.

Aliado a isso, o trabalho busca desenvolver a efetividade dos direitos fundamentais nas relações que se dão entre os particulares, ou seja, para além da exclusiva obrigação estatal. Como contraponto, aborda a proteção constitucional frente à autonomia privada e sua possível relativização em prol de outros valores, em especial, os direitos fundamentais sociais, concluindo pela possibilidade de uma eficácia horizontal que se mostre efetiva também no âmbito da esfera privada e apontando parâmetros para resolução de conflitos em casos concretos.

O livro tem prefácio do professor do Mestrado da UENP, Dr. Eduardo Cambi, e está à venda na loja virtual da Editora Juruá (www.juruá.com.br) e na Secretaria do Programa de Mestrado em Ciência Jurídica da universidade

Link do livro com a capa: http://www.jurua.com.br/shop_item.asp?id=22751

• RESOLVE II - Convocar os candidatos abaixo para serem submetidos à entrevista, nos dias, horários e endereço que seguem.

• RESOLVE I - Retificar o Edital 86/2021-PPGD, Linha de Pesquisa: DIREITOS E VULNERABILIDADES, ficando portanto alterada a pontuação do candidato abaixo

• RESOLVE I - Retificar o Edital 87/2021-PPGD, Linha de Pesquisa: DIREITOS E VULNERABILIDADES, ficando portanto alterada a pontuação da candidata abaixo

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de dissertação de Mestrado em Ciência Jurídica, conforme segue: Dia 14 de dezembro de 2021. Marina Marques de Sá Souza.