Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica publica livro nos Estados Unidos

Quarta, 11 Novembro 2020 20:25 por Assessoria de Comunicação Social

O professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Jairo Lima, lançou o livro "The Unwritten Brazilian Constitution: human rights in the Supremo Tribunal Federal", em tradução livre, “A Constituição Brasileira ‘não escrita’: Direitos humanos no Supremo Tribunal Federal”, pela editora norte-americana Lexington Books.

O livro é uma coletânea de artigos organizada por Jairo e Rubens Becak, professor da USP-Ribeirão Preto. Na publicação são analisadas as principais decisões do STF sobre questões relacionadas a direitos humanos, como pesquisas com células troncos, união homoafetiva e cotas raciais.

É a primeira vez que esse tipo de estudo é publicado em inglês, com o objetivo de fornecer um recurso de pesquisa aos estudiosos de direito comparado. “Nos últimos anos, o STF tem se tornado um ator protagonista do cenário nacional. No entanto, os pesquisadores internacionais não têm tido a oportunidade de conhecer sua atuação, em razão da lacuna existente no âmbito de produção em inglês. Por isso, nosso foco é justamente o público externo. Oferecer aos pesquisadores estrangeiros um material muito rico que agora está sendo apresentado neste livro”, ressalta o professor Jairo.

De acordo com o professor, essa obra significa um passo muito importante para a internacionalização da produção intelectual brasileira e colabora significativamente para o Programa de Mestrado e Doutorado da UENP expandir seus intercâmbios internacionais. “A área de estudo no Programa é Teorias da Justiça e Exclusão. Dentro dessa temática o principal foco se encontra nas análises teóricas e empíricas sobre direitos humanos. O livro faz justamente essa ponte, pois ele tem como objeto a análise dos principais casos decididos pelo STF sobre direitos humanos no país”, destaca Jairo.

O livro também conta com a participação do professor da UENP, Fernando de Brito Alves, como autor do capítulo "Gay marriage: the role of the Brazilian Supreme Court in recognizing the right to same-sex civil unions", (Casamento gay: a decisão da Suprema Corte brasileira que reconheceu o direito ao casamento para pessoas do mesmo sexo).

O livro está disponível no site da editora e conta também com versão e-book https://bit.ly/3eMUa14

Última modificação: Quarta, 11 Novembro 2020 20:38

• DAR CONHECIMENTO da realização do Exame de Qualificação do Mestrado Profissional em Educação, conforme segue: Dia 2 9 de Outubro de 2021. Júlio César de Souza Madeira.

• DAR CONHECIMENTO da realização do Exame de Qualificação do Mestrado Profissional em Educação, conforme segue: Dia 2 8 de Outubro de 2021. Paulo Severino Penteado.

• RESOLVE TORNAR PÚBLICO o resultado da Fase de Admissibilidade de Projetos de Pesquisa para o Doutorado e Mestrado, conforme anexo I deste Edital.

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de dissertação de Mestrado em Ciência Jurídica, conforme segue: Dia 28 de outubro de 2021.  Beatriz Pereira Junqueira.

• O Prof. Dr. Alfredo Moreira da Silva Júnior, Diretor do Centro de Ciências Humanas e Educação do Campus Jacarezinho da Universidade Estadual do Norte do Paraná, nomeado pela Portaria 266/2018 GR/UENP de 14 de setembro de 2018, considerando o artigo 10 da Resolução n° 003/2016- CAD/UENP de 14 de julho de 2016, que regulamenta a promoção de classe e ascensão de nível do pessoal docente do quadro de professores efetivos da Universidade Estadual do Norte do Paraná e considerando a aprovação dos membros do Conselho do Centro de Ciências Humanas e Educação em reunião realizada em 14 de outubro de 2021, torna público a composição da Comissão Examinadora para o processo de promoção de classe de Professor Adjunto nível D, para Professor Associado nível A, do Prof. Dr. Alfredo Moreira da Silva Júnior.