Coordenador do curso de Filosofia da UENP publica livro

Quinta, 31 Janeiro 2013 16:43 por Rogério Matsui Guenta

O professor-doutor José Carlos da Silva, coordenador do curso de Filosofia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), publicou, pela editora Intelectus, seu livro "Os Primórdios do Ensino de Filosofia no Brasil: Uma necessidade histórica na formação do agente religioso". A obra é vinculada, dentre outras pesquisa, ao doutorado do pesquisador no qual investigou as contradições e potencialidades da formação do agente religioso no Brasil, embasado em fontes históricas, como uma carta de 1568 que continha solicitações em torno de professores de Filosofia e de Teologia e que culminou no primeiro curso de Filosofia no País em 1572.

O professor, mestre em Filosofia pela Pontifícia Università Gregoriana e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), desenvolve pesquisas sobre Ensino de Filosofia com ênfase na gênese histórica das contribuições jesuíticas, com proposições metodológicas que hoje se mostram necessárias principalmente pela inserção da disciplina de Filosofia no ensino médio. "A minha pesquisa de doutorado tratou exatamente sobre o ensino de Filosofia no Brasil, mas como uma necessidade histórica para a formação do agente religioso", ressalta o pesquisador.

José Carlos salienta ainda que "A nossa preocupação foi com os primeiros estudos filosóficos, elemento de relevância da tese: 'As contradições e as potencialidades da formação do agente religioso no Brasil'". O professor pontua que estudou os princípios e as disposições curriculares de então, analisando as premissas, a urdidura ou as ilações internas e suas derivações na formação do agente religioso. "Para institucionalizar esse interesse, entrei na Unicamp, no programa de pós-graduação em Educação, com ênfase em História e Filosofia da Educação, em 2005, orientado pelo Professor César Nunes. Mas o que mais contribuiu para minha pesquisa, sem dúvida, foi o estágio na Gregoriana (Itália, 2007), no programa de doutorado no País com Estágio no Exterior (PDEE)".

O livro pode ser adquirido pelo endereço http://www.lojasingular.com.br/os-primordios-do-ensino-de-filosofia-no-brasil-uma-necessidade-historica-na-formac-o-do-agente-religioso_9788579619670.html

capadolivro-filosofia

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• ALTERAR A DATA E COMPOSIÇÃO DA BANCA E DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de tese de Doutorado em Ciência Jurídica - Doutorando: Marcelo Yukio Misaka

• Nomeia a composição docente nas Comissões Executivas dos Colegiados e as Coordenações Acadêmicas dos cursos de graduação do Campus de Jacarezinho da UENP.

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestranda: Mariana Somini Fernandes da Silva.

• O Centro de Ciências da Saúde – CCS, divulga a abertura do PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino 4928 que tem como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR" estruturado com base na resolução nº 006/2017 – CEPE/UENP, e resolução nº 010/2017 - CEPE/UENP que estabelece o Regimento da Graduação UENP, seguindo TÍTULO IV: DA MONITORIA ACADÊMICA.