Pesquisadoras lançam livro sobre Avaliação em Ortopedia e Traumatologia

Quarta, 26 Mai 2021 17:16 por Editor da Comunicação Social
O livro está disponível na versão impressa e e-book. O livro está disponível na versão impressa e e-book.

A professora do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), doutora Berlis Ribeiro dos Santos Menossi, e a mestranda Caroline Coletti de Camargo, lançaram o livro “Avaliação em Ortopedia e Traumatologia: Goniometria, Força Muscular e Testes Especiais”. A obra, com 317 páginas e 500 fotos coloridas em exemplar físico e versão e-book, aborda métodos de avaliação em ortopedia e traumatologia.

Segundo Berlis Menossi, o livro foi elaborado na intenção de apoiar os acadêmicos e profissionais interessados em aprender sobre diagnóstico de patologias, traumas e limitações da função que envolvem a coluna, a pelve, os membros superiores e os membros inferiores. “Desde que iniciei minha formação profissional há quase 30 anos, sempre organizei materiais e arquivos para meus estudos. Dedicava-me de coração e alma aos nossos acadêmicos e pacientes, mas queria deixar algo mais planejado e didático em um só exemplar, de fácil acesso e que ajudasse nas dúvidas, então surgiu a ideia do livro”, conta a professora.

O livro subdividido em sete capítulos é composto pela introdução, que trata da avaliação na prática clínica, explica fundamentos básicos dos métodos como: goniometria, testes manuais de força muscular e testes específicos. Os outros seis capítulos são divididos nas principais e maiores articulações do corpo humano, onde se apresenta um relato da importância da avaliação nas ocorrências de lesões e suas considerações anatômicas, biomecânicas ou de mecanismo de lesão.

“Este livro se tornará um verdadeiro manual, daqueles que deve estar sempre ao alcance das mãos, tanto para alunos quanto para profissionais, pois as autoras conseguiram catalisar num só lugar, uma gama enorme de informações, que certamente irão oportunizar não só a aprendizagem, mas nomeadamente a intervenção. Por ser altamente ilustrado, bem elaborado, de fácil compreensão e aplicabilidade na prática diária é que nos dá a certeza do seu inestimável valor”, destaca o professor-doutor Rinaldo Bernardelli Junior, no prefácio da obra.

A professora Berlis acentua que até então não havia uma obra única que contemplasse a propedêutica em Ortopedia e Traumatologia abrangendo goniometria, força muscular e testes especiais. “ Esse livro é essencial para área da Ortopedia e Traumatologia sendo utilizado na avaliação, no diagnóstico clínico, funcional e evoluções de tratamentos tanto na fisioterapia quanto na medicina, abrangendo num único exemplar três grandes métodos por nós profissionais dessa área mais utilizados em nossa prática Clínica, como os métodos de goniometria, força muscular e testes especiais, sendo englobados em mais ou menos 200 testes didaticamente descritos com 500 fotos todas feitas em laboratório e estudadas a cada movimento”, acentua a professora.

Para que com a obra todos esses pontos fossem elucidados, as autoras utilizaram textos didáticos e objetivos, buscando um resumo coerente com a prática clínica e apresentando testes ilustrados com fotos coloridas, comenta Caroline Coletti de Camargo, mestranda em Ciências do Movimento Humano pela UENP. “O livro será muito útil tanto para o acadêmico quanto para o profissional da Fisioterapia e Medicina, voltado tanto para ortopedia quando para traumatologia. Mas para o acadêmico em si, ele serve como base durante as aulas, práticas e estágios, com objetivo de auxiliar na avaliação e diagnóstico destas áreas”, acentua. Caroline começou a trabalhar no projeto em 2018 quando acadêmica de Fisioterapia da UENP, convidada pela professora Berlis para revisão bibliográfica da obra.

Doutor Lúcio Ernlund, revisor científico da obra, parabenizou as autoras do livro e partilhou sua importância para estudantes e profissionais da área de saúde. “Foi uma honra para mim participar dessa obra como revisor científico. Realmente um grande momento ver uma obra desse nível publicada. Certamente esse material irá ajudar muito tanto os profissionais da área da fisioterapia quanto da medicina, tanto estudantes como já formados”.

Estiveram envolvidos no processo de elaboração, organização metodológica do livro e produção de imagens o professor-doutor Douglas Fernandes da Silva; para o prefácio o professor-doutor Rinaldo Bernardelli; como revisor científico, doutor Lúcio Ernlund; modelo fotográfico, Fisioterapeuta da UENP e ex- atleta, Francine Kazue Tome; o fotógrafo Cleiton da Silva Corrêa e a Editora Sapiens.

Como adquirir o livro

O livro está disponível na versão impressa e e-book, podendo ser adquirido por meio dos links: https://pag.ae/7X1rCbNjq (versão impressa) e https://pay.hotmart.com/L51346361M (versão e-book).

Última modificação: Quarta, 26 Mai 2021 17:23

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• ALTERAR A DATA E COMPOSIÇÃO DA BANCA E DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de tese de Doutorado em Ciência Jurídica - Doutorando: Marcelo Yukio Misaka

• Nomeia a composição docente nas Comissões Executivas dos Colegiados e as Coordenações Acadêmicas dos cursos de graduação do Campus de Jacarezinho da UENP.

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestranda: Mariana Somini Fernandes da Silva.

• O Centro de Ciências da Saúde – CCS, divulga a abertura do PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino 4928 que tem como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR" estruturado com base na resolução nº 006/2017 – CEPE/UENP, e resolução nº 010/2017 - CEPE/UENP que estabelece o Regimento da Graduação UENP, seguindo TÍTULO IV: DA MONITORIA ACADÊMICA.