O grupo de estudos em "Treinamento com Pesos e Performance Humana" do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), avaliou, de 7 a 22 de junho, cerca de 220 crianças de escolas de Jacarezinho. O projeto, coordenado pelo professor Claudinei Ferreira dos Santos e realizado pelos estagiários da disciplina de Medidas e Avaliação em Educação Física do 3º ano do curso, atendeu a meninos e meninas de 7 a 14 anos.

O estudo foi realizado com alunos da Escola Municipal Ismênia de Lima Peixoto que tem como diretora a professora Patrícia Martoni. A iniciativa para a realização dos trabalhos foi do professor de Educação Física da escola, Wagner Fernandes Pinto, que procurou o CCS para orientações sobre avaliação física de seus alunos. O intuito foi de acompanhar o crescimento e desenvolvimento das crianças. Wagner teve apoio do também professor de Educação Física da Escola, Luiz Alberto de Araújo.

As variáveis avaliadas foram: peso e estatura, composição corporal (percentual de gordura, massa magra e massa gorda), circunferências corporais, agilidade, flexibilidade e, ainda, força e resistência abdominal e de membros superiores, potência de membros inferiores (impulsão horizontal) e resistência aeróbia.

"A partir dos resultados dessa avaliação, os professores da escola poderão detectar problemas relacionados ao desempenho motor deficitário, obesidade e desnutrição e, caso necessário, chamarão os pais para orientação", salienta o coordenador do grupo de estudos, professor Claudinei. Ele conclui: "Dessa forma, a UENP cumpre com uma de suas obrigações que é se inserir na comunidade, auxiliando conforme as possibilidades".

O vice-reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), professor-doutor Rinaldo Bernardelli Junior, participou da solenidade de abertura da 19ª edição dos Jogos de Integração dos Correios (JIC's) que aconteceu no último final de semana em Jacarezinho. O evento foi acompanhado ainda pelo presidente Nacional do Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, pelo diretor dos Correios no Paraná, Areovaldo Alves de Figueiredo, pela prefeita de Jacarezinho, Tina Toneti, e pela diretora do Departamento de Esportes do município, Nilda Graciliano, além de outras autoridades.

Os Jogos reuniram cerca de 1.100 funcionários dos Correios de todo o Paraná dentre atletas, comissão técnica e coordenação. Apoiado pela UENP, Governo do Estado, Associação Recreativa dos Correios e Prefeitura de Jacarezinho, foram disputadas 23 modalidades esportivas como futsal, tênis, basquete, atletismo e natação, além da tradicional corrida ciclística e do cabo de guerra. A regional de Maringá, que somou 167 pontos, ficou com o primeiro lugar no JIC's; em segundo, a regional de Londrina, com 148 pontos; e, em terceiro lugar, a de Ponta Grossa, com 138 pontos. 

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 Da esquerda para a direita: Areovaldo Alves de Figueiredo, diretor dos Correios no Paraná, Rinaldo Bernardelli Junior, vice-reitor da UENP, Wagner Pinheiro de Oliveira, presidente dos Correios, Tina Toneti, prefeita de Jacarezinho e Nilda Graciliano, diretora do Departamento de Esportes do município, durante solenidade de abertura dos Jogos dos Correios em Jacarezinho.

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) divulgou, por meio da Pró-Reitoria de Planejamento e Avaliação Institucional (PROPAV), os resultados da Avaliação Institucional de 2011. O documento final, que foi apresentado na assembleia extraordinária dos membros do Conselho Universitário da UENP (CONSUNI), na terça-feira, 26, será divulgado, em cada campus da Instituição na primeira semana de agosto.

Os resultados apresentados à comunidade acadêmica e à sociedade foram elaborados pela Comissão Própria de Avaliação da Instituição (CPA/UENP). A autoavaliação documentada reflete um diagnóstico geral da Universidade, obtido a partir da análise quantitativa das informações levantadas pela CPA/UENP junto à comunidade universitária, no segundo semestre de 2011.

O "Relatório Final de Avaliação Institucional 2011" contém dados quantitativos dos itens avaliados nos Campi de Jacarezinho, Cornélio Procópio e Luiz Meneghel - de Bandeirantes. Apresenta também um plano de ações elaborado, em conjunto, pela CPA/UENP, PROPAV, diretores de Campus e gestores da UENP, com o intuito de auxiliar o planejamento da Instituição.

Com a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento do ensino, da pesquisa e da extensão, além das demais dimensões, a autoavaliação deve consistir em uma prática constante no âmbito da UENP. Foram gerados relatórios com os resultados das inúmeras dimensões contempladas pelo SINAES. As notas apontadas variavam de 1 a 5, sendo: 1 = péssimo; 2 = ruim; 3 = regular; 4 = bom e 5 = ótimo. Esses resultados estão consignados pela média ponderada das mesmas que apontam uma nota para cada questão.

As planilhas com os resultados quantitativos geral da UENP e por Campus onde se verificam as médias ponderadas de cada questão por colegiado de curso estão disponíveis no endereço eletrônico da UENP (www.uenp.edu.br). Para a primeira semana de agosto, foi aprovada pelo CONSUNI a divulgação pública da Autoavaliação em cada Campus da UENP. Essa divulgação se dará em reuniões próprias, com a presença de toda a comunidade acadêmica. A Pró-Reitoria de Planejamento e Avaliação Institucional salienta que: "Este será o momento de discussões sobre as melhores ações estratégicas para atender aos problemas que surgiram espontaneamente com os resultados finais desse trabalho".

Ressalta-se que a realização do processo avaliativo somente foi possível graças ao engajamento da comunidade universitária envolvida. Portanto, a Reitoria, a PROPAV e a CPA/UENP agradecem a todos que contribuíram para o sucesso deste trabalho. Um agradecimento especial é dedicado à Coordenação do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) que desenvolveu o sistema eletrônico do exercício.

Confira o relatório diretamente no site da Comissão Própria de Avaliação - CPA

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Certificados - III Enelit

Quarta, 04 Julho 2012 14:25

Aos participantes do III ENLIT, Informamos que estão disponíveis para impressão os certificados de cada categoria: participantes, comunicadores e de participação em minicurso.

A impressão deve ser feita pelo interessado.
Favor conferir todos os dados do certificado de acordo com a planilha de listagem corresponde.
No caso de haver algum erro no nome ou de qualquer outra natureza, favor enviar mensagem para

Os certificados ficarão disponíveis até o dia 31/08/12, após essa data deve-se entrar em contato com

Para impressão do certificado, recomenda-se não usar papel comum, mas algum papel de maior gramatura, por exemplo, papel couche L2

O ideal seria solicitar impressão em uma gráfica, por um preço de aproximadamente 1 à 5 reais

Download dos Certificados

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Participantes

Comunicadores

Participação em Minicursos

A COMISSÃO ORGANIZADORA.

Tese faz reflexão sobre realidade social de cortadores de cana; professor passou dois meses morando numa favela onde registrou a difícil realidade de inúmeros trabalhadores.

O professor Antonio Donizeti Fernandes, 47, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE), campus Jacarezinho, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), defendeu Tese de doutorado intitulada "Da questão do trabalho 'fora do mundo do trabalho': canavieiros e a experiência social do sofrimento". A pesquisa foi apresentada em 4 de junho, na Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Marília (SP), junto ao Programa de Pós graduação em Ciências Sociais.

Natural de Ribeirão do Sul (SP), o professor leciona na faculdade de Jacarezinho desde 1993, período em que começou observar mais de perto a condição do trabalhador do corte de cana. Docente de Sociologia Geral e da Educação dos cursos de Pedagogia e Filosofia do CCHE, Donizeti salienta que a tese é fruto das reflexões ocorridas no mestrado intitulado: "Aventura do risco entre os trabalhadores do corte de cana".

A reflexão feita pelo professor extrapola o campo sociológico. Ele explica que a condição visível vivida pelos trabalhadores torna-se invisível, pois se apresenta como algo muito familiar. Numa dimensão mais filosófica, o autor retira das entrelinhas algo intangível aos olhos de quase todo passante: o sofrimento em sua dimensão social, isto é, fruto do poder político, econômico e institucional, bem como o que as pessoas fazem a si mesmas e experiências negativas ligadas a condições de vida, de trabalho, de moradia.

O professor, que passou dois meses morando numa favela do Norte do Paraná para a realização da tese, lembra que o desenvolvimento do estudo teve muitos contratempos desde o início. "A realização da pesquisa foi cheia de confusão desde a minha chegada à favela, à estada por dois meses. Eu que queria ficar seis meses, fui obrigado a sair por ameaças. No tempo em que estive lá, realizei visitas, entrevistas em diversas situações. Visitei trilhos da favela, bares, igrejas, casas das famílias, vielas do bairro, lugares, praticamente, tabu para as pessoas, em que o olhar não está para todos".

antoniodonizeti

"Foi uma experiência ímpar em minha história. Aprendi muito com os trabalhadores", diz professor Donizeti

Em síntese, as 318 páginas da tese revelam um retrato do País, daquilo que, de tanto ser visto, se tornou invisível e tido como comum. O conteúdo, baseado em depoimentos, fotos, vídeos e histórias de vida, busca, dessa forma, aprofundar as raízes e sintetizar as referências humanas sobre níveis de realidade, revelando o homem ao homem, um Brasil de diversos Brasis. O pesquisador salienta que aqueles 60 dias foram muito enriquecedores para sua vida. "Foi uma experiência ímpar em minha história. Aprendi muito com os trabalhadores".

Sobre o porquê da pesquisa, que teve como orientadora a professora-doutora Christina de Rezende Rubim, comenta: "Minha intenção foi mostrar a realidade desse trabalhador. Andava com uma filmadora. Identificava-me como professor-pesquisador da Universidade e que estava lá para realizar um estudo sobre o cortador de cana, a sua condição de vida fora do trabalho". O professor acrescenta que "Isso me fez compreender que não conhecemos ainda a nossa realidade. O cotidiano nos pega pela rotina e não compreendemos a dimensão do que está a nossa volta. E o caminho é de mão dupla. Muitas pessoas lá não têm ideia do que seja a universidade ou para que serve".

Donizeti conta que a investigação realizada é uma interpretação da interpretação: "Busquei caminhos para entender como eles veem essa situação, como é morar na favela sendo morador da favela", instiga. A tese está disponível na biblioteca do CCHE (campus Jacarezinho) e da UNESP (Marília) e no endereço eletrônico http://www.athena.biblioteca.unesp.br no próximo mês. O diretor do CCHE, professor-doutor Antonio Carlos de Souza, docentes, discentes e servidores do Centro parabenizam o doutor Donizeti pela coragem de propor tal discussão, elaboração e defesa de temática relevante, tanto acadêmica quanto social.

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