A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) recebeu no período de 11 a 15 de março os peritos do Conselho Estadual de Educação para o processo de Avaliação Institucional das unidades que compõem a UENP, além de verificação in loco das condições institucionais com vistas ao Recredenciamento. A UENP foi Credenciada pelo Decreto Estadual nº 3909 de 1º de dezembro 2008, em conformidade com a Lei Federal 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.
A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) sediará, na sexta-feira (22/03), um workshop para a apresentação do projeto de implantação do Parque Tecnológico Virtual do Paraná (PTV – PR) na região. O encontro, que será coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar), acontecerá no anfiteatro do PDE - Programa de Desenvolvimento Educacional (antiga Fafija), em Jacarezinho, a partir das 9h. Para a realização dos trabalhos, é esperada a participação de empresários e gestores municipais da região, instituições de pesquisas, representantes de associações e centros promotores de empreendedorismo, tecnologia e inovação. O evento será dirigido pelo secretário da SETI, Alípio Leal, e pelo presidente do Tecpar, Júlio César Félix.
A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou, na manhã de sábado (09/03), o I Encontro de Atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID - UENP). O evento, que aconteceu no Auditório Thomaz Nicoletti, do campus Luiz Meneghel – Bandeirantes (CLM), reuniu alunos dos dez subprojetos existentes na Universidade. Durante o encontro, os acadêmicos acompanharam a palestra do professor da UENP, Lucken Bueno Lucas, e apresentaram resultados parciais dos projetos que são realizados desde agosto de 2012.
A palestra intitulada "Saberes docentes, algumas considerações", de Lucken, dispôs um panorama dos trabalhos com a educação e o papel do professor no processo de ensino e de aprendizagem. O estudioso abordou ainda questões sobre a formação docente e a discussão sobre teoria e prática que deverá nortear as atividades do professor. "Há quem diga que quando se entra para a sala de aula é que se aprende a trabalhar. Eu discordo, porque quando não há uma formação teórica, o fenômeno passa a sua frente e você não enxerga", pontua, lembrando a necessidade da formação continuada do profissional. O professor acrescenta que "A relação teoria/prática é um casamento, uma articulação que acontece a todo momento. A prática por si só é vazia e a teoria por si só não é funcional. Então temos sempre de articular esses dois pontos".
Na sequência das atividades, professores e alunos dos cursos de Ciências Biológicas e de Licenciatura em Sistemas de Informação, do CLM; de Geografia, Letras-Inglês, Letras-Português e Matemática, do campus de Cornélio Procópio (CCP); Filosofia, História, Matemática e Pedagogia, do campus Jacarezinho, apresentaram, brevemente, os trabalhos realizados nas escolas. Os depoimentos partilhados durante as apresentações demonstram que o projeto tem tido positiva repercussão dentre os envolvidos. A bolsista Angélica Lika Miyoshi do curso de Geografia partilhou: "Um dos impactos mais importantes que tive neste projeto foi vivenciar a realidade e dificuldades que as escolas públicas enfrentam. Com o projeto, tenho oportunidade de superar minhas dificuldades e adquirir experiência".
A coordenadora institucional do PIBID, professora Carla Holanda da Silva, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE), do CCP, conta que em janeiro deste ano foi entregue um relatório parcial a Capes com algumas perspectivas do que tem sido o programa na UENP. "Percebemos que as inserções dos alunos nas escolas têm sido muito positivas, de sucesso". O projeto, em agosto, completa seu primeiro ano na Universidade. "Nesses próximos quatro meses, as atividades vão ganhar intensidade. No final, teremos um panorama geral do que foi o PIBID na UENP neste primeiro ano e os impactos que ele causou de fato", constata. Também conduziu o evento Marcio Akio Ohira, coordenador de gestão de processos educacionais do PIBID e professor do Centro de Ciências Biológicas (CCB), do CLM.
A pró-reitora de Graduação, Ana Rita Levandovski, parabeniza os pibidianos pelo empenho e dedicação nos projetos de trabalho junto ao ensino e a todos os envolvidos na organização do evento. "Que este seja o primeiro de muitos outros encontros a serem realizados. Este momento contribui para elevar a qualidade dos nossos cursos e, consequentemente, de nossos futuros docentes", enaltece. Ela acentua que "O PIBID é uma das oportunidades que a Universidade oferece ao acadêmico dos cursos de licenciatura, no sentido de maior suporte à sua formação e de aproximá-lo da realidade escolar, como também, de levá-lo a contribuir, juntamente com os professores, para a qualidade da educação básica nas escolas públicas".
O PIBID está alicerçado nas novas políticas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no que se refere à formação qualificada de professores para a educação básica. O PIBID visa elevar a qualidade da formação inicial dos docentes nos cursos de licenciatura das universidades. O Programa tem objetivo também de estreitar as relações entre a IES e as escolas públicas, oportunizando ações de parceria na formação inicial e continuada ou em serviço de professores. Os docentes bolsistas do programa desenvolvem atividades em laboratório, em sala de aula, na realização de cursos e minicursos, além de participação em eventos da área de Educação.
Na UENP, os 10 subprojetos beneficiam com bolsas 139 acadêmicos de Iniciação à Docência; 20 bolsistas supervisores; 10 bolsistas coordenadores de área; um bolsista coordenador de área de gestão e um bolsista coordenador institucional. O Programa garante ainda recursos de custeio, destinado à aquisição de materiais para execução dos subprojetos. Os subprojetos são desenvolvidos em parceria com escolas públicas da rede básica de ensino (municipais e estaduais) das cidades de Bandeirantes, Jacarezinho, Santo Antônio da Platina e Cornélio Procópio.
Buscando uma melhor qualidade de ensino da modalidade de salto em altura e com vara da disciplina de Atletismo do curso de Educação Física, a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) investiu em equipamentos adequados para a prática do esporte. Os acadêmicos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) do campus Jacarezinho tiveram, na noite de terça-feira (12/03), o primeiro contato com o material que estará à disposição para estudos e treinamentos. Com os novos colchões, as provas do atletismo de salto deverão fazer parte dos jogos Inter CCS e Inter UENP a partir deste ano.
A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) passa por processo de Recredenciamento. Os trabalhos que se iniciaram na manhã de segunda-feira, 11, seguem até a noite de sexta-feira, 16, nos campi da Universidade. As atividades têm o objetivo de proceder a etapa de Avaliação Externa do processo de Avaliação Institucional das unidades que compõem a UENP, além de verificação in loco das condições institucionais com vistas ao Recredenciamento.
EFEITOS DE 12 SEMANAS DE INTERVENÇÃO COM EXERCÍCIO FÍSICO DE INTENSIDADE MODERADA/VIGOROSA NOS INDICADORES DE SAÚDE MENTAL DE ADOLESCENTES
MOTIVAÇÃO E BURNOUT ACADÊMICO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA
A COORDENAÇÃO DA RESIDÊNCIA EM REABILITAÇÃO FÍSICA (RRF), torna público que estarão abertas as inscrições para o curso de Pós-Graduação - Residência em Reabilitação Física, no período de 19/12/2024 a 31/01/2025.
TORNAR PÚBLICA a chamada de artigos para publicação, conforme normas a seguir: