UENP REALIZA “LETRAS EM AÇÃO”

Terça, 29 Mai 2012 00:00

O Programa "Letras em Ação" (DE/PROEC 002/2012) do Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), do campus de Cornélio Procópio, coordenado pela professora Eliane Segati Rios Registro, visa o desenvolvimento de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, com concentração nas atividades de extensão à comunidade em geral, de modo a promover a integração universidade-sociedade, com concentração nas atividades que envolvam o ensino de Língua Portuguesa, Línguas Estrangeiras e respectivas Literaturas.

Chamada para Seleção de Projetos
Objetivo: Apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, em qualquer área do conhecimento.

Inscrições: 24/05/2012 a 02/07/2012

Maiores informações acessem:

http://www.cnpq.br/web/guest/geral/chamadasabertas

“ensaios filosóficos: antropologia, neurociência, linguagem e educação”


O curso de Filosofia da UENP e a direção do Centro de Ciências Humanas e da Educação promovem no próximo dia 05/06, às 20 h no Auditório Nobre do CCHE/UENP-CJ o II COLÓQUIO DO CURSO DE FILOSOFIA com o título "Ensaios filosóficos: antropologia, neurociência, linguagem e educação". O coordenador do curso, Prof. Dr. José Carlos da Silva, ressalta que com a maturação do curso de filosofia, formação de sua primeira turma, "buscamos integrar novas modalidades de atividades que venham ao encontro de um currículo dinâmico para o curso de filosofia que possibilite o debate e interação de idéias e posicionamentos".

Na ocasião será lançado livro de nome homônimo com autoria dos professores do curso em parceria com nove outras instituições. No prefácio de "ENSAIOS FILOSÓFICOS: ANTROPOLOGIA, NEUROCIÊNCIA, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO", Prof. Dr. Kleber Bez Birolo Candiotto ( professor do doutorado em filosofia da PUC PR)assim pronuncia-se: "A obra Ensaios filosóficos: antropologia, neurociência, linguagem e educação é o vívido exemplo do ato de fazer filosofia. Os excelsos textos nela contidos traduzem o caráter interdisciplinar da filosofia, bem como professam sua natureza contemplativa e inquietante. Ao consultar a obra, o leitor será instigado pelos constantes e profundos questionamentos oriundos das diversas temáticas abordadas pelos autores, muito bem organizada por Fábio Antonio Gabriel e Gustavo Luiz Gava, com exímia apresentação de José Carlos da Silva."Para o coordenador do curso de filosofia, Prof. Dr. José Carlos da Silva, na apresentação do livro enfatiza: "As reflexões do livro Ensaios filosóficos: antropologia, neurociência, linguagem e educação e seus desdobramentos querem ajudar a formar o homem integral na atual conjuntura em que vivemos. Quanto mais integração houver, mais possibilidade terá o homem de ser cidadão emancipado e capaz de lutar por uma qualidade de vida mais humana, justa e digna do ser humano."
O diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação, Prof. Dr. Antônio Carlos de Souza, um dos autores do livro, ressalta que o livro completa o projeto dos professores do curso de filosofia UENP em parceria com diversos professores de outras instituições de uma triologia, a saber, Filosofia e educação: um diálogo necessário (Multifoco, 2011); Filosofia e educação: um diálogo entre saberes na contemporaneidade ( Multifoco 2012) e ENSAIOS FILOSÓFICOS: ANTROPOLOGIA, NEUROCIÊNCIA, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO.

PROGRAMAÇÃO DO II COLÓQUIO DE FILOSOFIA UENP

05/06 – 20 h. – Salão Nobre do Centro de Ciências Humanas e da Educação

Apresentação do livro e moderação do Colóquio: Prof. Dr. José Carlos da Silva

NEURÔNIOS ESPELHOS: UMA PERSPECTIVA PARA O ESTUDO DA NEUROBIOLOGIA DA MENTE - Ari Alex Ramos

FILOSOFIA DA NEUROCIÊNCIA: UMA PROPOSTA EPISTEMOLÓGICA TRANSDISCIPLINAR - Gustavo Luiz Gava

KARL MARX: CRÍTICA À TRADIÇÃO FILOSÓFICA BURGUESA E O PROJETO DE UMA FILOSOFIA REVOLUCIONÁRIA – Antonio Carlos de Souza

CIÊNCIA E ÉTICA: HANS JONAS E O RESTABELECIMENTO DO EQUILÍBRIO
ECOLÓGICO E SOCIAL - Silvia Cadenassi/ Fábio Antonio Gabriel / Odirlei
Silva de Souza/

CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS PARA PENSAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL SÓCIO
HISTÓRICA: ALGUMAS APROXIMAÇÕES Jorge Sobral da Silva Maia / Lucas
Andre Teixeira

LITERATURA E CINEMA: PERSPECTIVAS PARA UMA LEITURA COMPARATIVA ENTRE
ROMANCE E FILME – Eva Cristina Francisco

 

 

 

A Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP – Campus de Cornélio Procópio, através do CCHE/CCP e colegiado do curso de geografia, realizam a "VIII SEMANA DE GEOGRAFIA 'Geografia e a Questão Ambiental'" e a "V JORNADA CIENTÍFICA DO CURSO DE GEOGRAFIA".

O evento terá inicio dia 28 de maio e vai até 01 de junho. Consta no evento atividades como: oficina/mini cursos, visitas técnicas, palestras e comunicações orais. As inscrições acontecem até o dia 28 de maio.

O evento visa promover aos participantes um momento de difusão de resultados de pesquisa científica sobre o tema do evento aprimorando a formação acadêmica.

Mais informações

EVENTO ACONTECEU NO PRÉDIO DA REITORIA

A Comissão de Avaliação do Processo Seletivo da UENP, instituída pela Portaria nº 163, de 10 de maio de 2012, realizou no dia 17 de maio, entre 09h30m e 12h15m, na Sala de Reuniões do Gabinete da Reitoria, em Jacarezinho. Sua primeira reunião teve a finalidade de estabelecer as diretrizes e os encaminhamentos de suas atividades, que se estenderão até o dia 27 de julho de 2012 quando a Comissão deverá entregar um relatório com os resultados de seus estudos para deliberação dos conselhos superiores.

A reunião foi presidida pela professora Ana Rita Levandovski, Pró-Reitora de Graduação, e contou com a presença de todos os integrantes da Comissão: o professor Maurício de Aquino, da Divisão de Suporte Acadêmico da PROGRAD; as professoras Teresinha Esteves da Silveira Reis e Carla Gomes de Araújo, do Campus Luiz Meneghel; a professora Vanderléia da Silva Oliveira e o professor Sérgio Roberto Ferreira, do Campus Cornélio Procópio; a professora Taíse Ferreira da Conceição Nishikawa, e os professores Júlio Alberto Agantes Fernandes e Luiz Fernando Kasmierczak, do Campus Jacarezinho.

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

  • EFEITOS DE 12 SEMANAS DE INTERVENÇÃO COM EXERCÍCIO FÍSICO DE INTENSIDADE MODERADA/VIGOROSA NOS INDICADORES DE SAÚDE MENTAL DE ADOLESCENTES

  • MOTIVAÇÃO E BURNOUT ACADÊMICO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA

  • A COORDENAÇÃO DA RESIDÊNCIA EM REABILITAÇÃO FÍSICA (RRF), torna público que estarão abertas as inscrições para o curso de Pós-Graduação - Residência em  Reabilitação Física, no período de 19/12/2024 a 31/01/2025.

  • TORNAR PÚBLICA a chamada de artigos para publicação, conforme normas a seguir: