A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), por meio do Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), campus Cornélio Procópio, oferece curso de pós-graduação (lato sensu) em "Ensino de Língua Inglesa". A especialização é direcionada a alunos egressos do curso de Letras, profissionais da educação e graduados de áreas afins.

Segundo a coordenadora do curso, professora-mestra Eliane Segati Rios Registro, o objetivo da especialização é de fomentar a prática pedagógica de professores de língua inglesa que atuam no ensino fundamental e médio, por meio da atualização e aprimoramento de sua formação docente como base no desenvolvimento dos conhecimentos teóricos, linguísticos, metodológicos e práticos da língua inglesa.

As aulas terão início na primeira semana de agosto/2012 com término em dezembro/2013. Os interessados poderão se inscrever até o dia 13 de julho e, após esse período, entre os dias 16 e 20, ocorrerá a seleção dos candidatos. O resultado da seleção está marcado para o dia 21 de julho e os alunos selecionados terão até o dia 27 para efetuar a matrícula.

Para mais informações, acesse www.faficp.br / e-mail: ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ). Telefones para contato: (43) 3904-1922; (43) 3904-1927 CEPEL/CLCA.

A professora-mestra Eliane Segati Rios Registo, do Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio, participou do congresso internacional "Genre2012: Rethinking Genre 20 Years Later", de 26 a 29 de junho, na Universidade de Carleton, em Ottawa, Canadá.

O evento teve como objetivo discutir as principais tradições dos estudos de gêneros nos últimos vinte anos, além de apresentar o desenvolvimento das pesquisas mais recentes, propiciando um espaço comunicativo para discussão das abordagens emergentes no contexto educacional.

A participação de Eliane contribuiu para melhor fundamentação do escopo de sua pesquisa de doutoramento, além de trazer subsídios para as ações propostas pelo Grupo de Pesquisa GETELIN (Gêneros textuais e ensino de línguas), do qual é líder, e seus projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos nesta instituição, cujo eixo norteador é o ensino de língua inglesa, tendo o gênero como seu maior instrumento mediador.

Como representante da UENP, Eliane apresentou a comunicação "The dual use of short stories in teacher Education", inserida no tema "Different Approaches, Different Genres", um dos poucos trabalhos brasileiros aceitos para o evento.

Além da apresentação, a professora participou do minicurso "Special Topics in Applied Linguistics and Discourse Studies: Recent and Current Research in Genre Studies", com a instrutora Natalia (Natasha) Artemeva, nos dias 25 e 30 de junho.

Entre os palestrantes do evento, destaque para Charles Bazerman (University of California, Santa Bárbara, EUA), Vijay Bhatia e Ken Hyland (University of Hong Kong, China), James Martin (University of Sydney, Austrália), Carolyn Miller (North Carolina State University, EUA), David Russell (Iowa State University, EUA), Catherine Schryer (Ryerson University, Canadá), John Swales (University of Michigan at Ann Arbor, EUA).

 

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Como uma biblioteca virtual, Portal disponibiliza o melhor da produção científica nacional e internacional,

cobrindo todas as áreas do conhecimento.
A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) conquistou acesso parcial ao Portal de Periódicos da Capes. A liberação, formalizada segunda-feira, 2 de julho, em reunião realizada em Brasília (DF), entre o vice-reitor da UENP, professor-doutor Rinaldo Bernardelli Junior, e a coordenadora-geral do Portal de Periódicos, Elenara Chaves Edler de Almeida, irá beneficiar professores, acadêmicos, pesquisadores, técnicos e funcionários vinculados à Instituição com acervo de publicações nacionais e internacionais com texto completo, além de livros, enciclopédias e obras de referência as quais cobrem todas as áreas do conhecimento.periodicos-capes

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza revistas científicas brasileiras, bases de dados referenciais, bases de dados de patentes com cobertura internacional, livros, teses e dissertações, arquivos abertos e redes de e-prints, dados estatísticos, normas Técnicas, materiais audiovisuais e fontes referenciais diversas. Todo o conteúdo do Portal é divido em sete grandes áreas do conhecimento, subdivido em 130 bases referenciais, dez dedicadas a patentes, disponibilizadas a instituições de ensino e pesquisa no Brasil.
Sobre a conquista tão expressiva e aguardada pela UENP, fato que permitirá melhor qualificação de atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito institucional, Bernardelli, salienta que: "Nós sabemos que as bibliotecas, as quais estão sob nossa responsabilidade, são ponto nefrálgico da UENP, e, por isso, nós estamos envidando todos os esforços possíveis para melhorar o acesso às informações. Já foram realizadas reuniões com diretores de Campus, de Centro e bibliotecárias, e está sendo construído um regulamento único para todas as bibliotecas. Criamos um sítio para pesquisa científica, o que já alavancou as possibilidades de acesso às informações. Com o Portal Capes, melhoramos ainda mais a possibilidade de consulta bibliográfica. Fica claro que esta administração está se empenhando para fazer da UENP uma Universidade cada vez melhor".
Em ofício enviado à UENP, Adalberto Grassi Carvalho, diretor da CAPES do núcleo de Programas e Bolsas no País, parabeniza a Universidade pela conquista e explica: "Parabenizo a Instituição pelos resultados alcançados em seus programas de pós-graduação stricto sensu e no Índice Geral de Cursos – IGC, do INEP/MEC [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação], resultados que a qualificam a merecer o apoio da CAPES quanto à concessão do acesso parcial e gratuito ao Portal de Periódicos, a partir deste ano". Ele ainda acrescenta que: "A parceria entre a CAPES e a UENP, com certeza, promoverá benefícios para toda comunidade acadêmica, contribuindo para o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural do País".
Para acesso as bases de dados, que estarão disponíveis em cerca de 30 dias, o usuário deverá acessar o tutorial de configurações da UENP no endereço eletrônico da Instituição (www.uenp.edu.br). Quando a pesquisa for feita de fora dos campi da Universidade, haverá necessidade da senha e do login do usuário.

Neste ano, o JOIC realizará coleta de equipamentos elétricos e eletrônicos. A Jornada, em consonância com princípios éticos de respeito e responsabilidade, além de se atentar para a legislação ambiental vigente, recolherá resíduos eletrônicos como aparelho de DVD, de fax, notebooks, monitores, placas eletrônicas, celulares com e sem bateria, carregador de celular, fontes de energia, vídeo cassete, telefone e outros aparelhos, além de pilhas e canetas. Os equipamentos recolhidos, durante o evento, serão destinados à reciclagem, ou, em alguns casos, poderão servir de ferramenta para o ensino, promovendo, dessa forma, o desenvolvimento sustentável, protegendo o meio ambiente da poluição.

O grupo de estudos em "Treinamento com Pesos e Performance Humana" do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), avaliou, de 7 a 22 de junho, cerca de 220 crianças de escolas de Jacarezinho. O projeto, coordenado pelo professor Claudinei Ferreira dos Santos e realizado pelos estagiários da disciplina de Medidas e Avaliação em Educação Física do 3º ano do curso, atendeu a meninos e meninas de 7 a 14 anos.

O estudo foi realizado com alunos da Escola Municipal Ismênia de Lima Peixoto que tem como diretora a professora Patrícia Martoni. A iniciativa para a realização dos trabalhos foi do professor de Educação Física da escola, Wagner Fernandes Pinto, que procurou o CCS para orientações sobre avaliação física de seus alunos. O intuito foi de acompanhar o crescimento e desenvolvimento das crianças. Wagner teve apoio do também professor de Educação Física da Escola, Luiz Alberto de Araújo.

As variáveis avaliadas foram: peso e estatura, composição corporal (percentual de gordura, massa magra e massa gorda), circunferências corporais, agilidade, flexibilidade e, ainda, força e resistência abdominal e de membros superiores, potência de membros inferiores (impulsão horizontal) e resistência aeróbia.

"A partir dos resultados dessa avaliação, os professores da escola poderão detectar problemas relacionados ao desempenho motor deficitário, obesidade e desnutrição e, caso necessário, chamarão os pais para orientação", salienta o coordenador do grupo de estudos, professor Claudinei. Ele conclui: "Dessa forma, a UENP cumpre com uma de suas obrigações que é se inserir na comunidade, auxiliando conforme as possibilidades".

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

  • TORNA PÚBLICO o resultado do processo seletivo para concessão de bolsas de Doutorado custeada pela CAPES e pela Fundação Araucária

  • TORNA PÚBLICO o resultado da matrícula dos Alunos da Turma 6 (2019-2021) do PROFLETRAS/UENP, referente Edital 001/2018 Exame Nacional de Acesso – PROFLETRAS NACIONAL.

  • Institui obrigatoriedade de apresentação de Certidão de Quitação de Obrigações com a Biblioteca para agendamento de defesa pública de teses e dissertações.

  • TORNA PÚBLICA, com fundamento no artigo 13, inciso VI, do Regulamento do Programa de Mestrado, a relação dos projetos de pesquisa, acompanhada dos respectivos orientadores, para a 16ª Turma

  • TORNA PÚBLICA, de acordo com a decisão da Comissão de Seleção, a relação dos projetos de pesquisa,acompanhado dos respectivos orientadores, para a 4ª Turma de Doutorado