Chamada para Seleção de Projetos
Objetivo: Apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, em qualquer área do conhecimento.

Inscrições: 24/05/2012 a 02/07/2012

Maiores informações acessem:

http://www.cnpq.br/web/guest/geral/chamadasabertas

“ensaios filosóficos: antropologia, neurociência, linguagem e educação”


O curso de Filosofia da UENP e a direção do Centro de Ciências Humanas e da Educação promovem no próximo dia 05/06, às 20 h no Auditório Nobre do CCHE/UENP-CJ o II COLÓQUIO DO CURSO DE FILOSOFIA com o título "Ensaios filosóficos: antropologia, neurociência, linguagem e educação". O coordenador do curso, Prof. Dr. José Carlos da Silva, ressalta que com a maturação do curso de filosofia, formação de sua primeira turma, "buscamos integrar novas modalidades de atividades que venham ao encontro de um currículo dinâmico para o curso de filosofia que possibilite o debate e interação de idéias e posicionamentos".

Na ocasião será lançado livro de nome homônimo com autoria dos professores do curso em parceria com nove outras instituições. No prefácio de "ENSAIOS FILOSÓFICOS: ANTROPOLOGIA, NEUROCIÊNCIA, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO", Prof. Dr. Kleber Bez Birolo Candiotto ( professor do doutorado em filosofia da PUC PR)assim pronuncia-se: "A obra Ensaios filosóficos: antropologia, neurociência, linguagem e educação é o vívido exemplo do ato de fazer filosofia. Os excelsos textos nela contidos traduzem o caráter interdisciplinar da filosofia, bem como professam sua natureza contemplativa e inquietante. Ao consultar a obra, o leitor será instigado pelos constantes e profundos questionamentos oriundos das diversas temáticas abordadas pelos autores, muito bem organizada por Fábio Antonio Gabriel e Gustavo Luiz Gava, com exímia apresentação de José Carlos da Silva."Para o coordenador do curso de filosofia, Prof. Dr. José Carlos da Silva, na apresentação do livro enfatiza: "As reflexões do livro Ensaios filosóficos: antropologia, neurociência, linguagem e educação e seus desdobramentos querem ajudar a formar o homem integral na atual conjuntura em que vivemos. Quanto mais integração houver, mais possibilidade terá o homem de ser cidadão emancipado e capaz de lutar por uma qualidade de vida mais humana, justa e digna do ser humano."
O diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação, Prof. Dr. Antônio Carlos de Souza, um dos autores do livro, ressalta que o livro completa o projeto dos professores do curso de filosofia UENP em parceria com diversos professores de outras instituições de uma triologia, a saber, Filosofia e educação: um diálogo necessário (Multifoco, 2011); Filosofia e educação: um diálogo entre saberes na contemporaneidade ( Multifoco 2012) e ENSAIOS FILOSÓFICOS: ANTROPOLOGIA, NEUROCIÊNCIA, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO.

PROGRAMAÇÃO DO II COLÓQUIO DE FILOSOFIA UENP

05/06 – 20 h. – Salão Nobre do Centro de Ciências Humanas e da Educação

Apresentação do livro e moderação do Colóquio: Prof. Dr. José Carlos da Silva

NEURÔNIOS ESPELHOS: UMA PERSPECTIVA PARA O ESTUDO DA NEUROBIOLOGIA DA MENTE - Ari Alex Ramos

FILOSOFIA DA NEUROCIÊNCIA: UMA PROPOSTA EPISTEMOLÓGICA TRANSDISCIPLINAR - Gustavo Luiz Gava

KARL MARX: CRÍTICA À TRADIÇÃO FILOSÓFICA BURGUESA E O PROJETO DE UMA FILOSOFIA REVOLUCIONÁRIA – Antonio Carlos de Souza

CIÊNCIA E ÉTICA: HANS JONAS E O RESTABELECIMENTO DO EQUILÍBRIO
ECOLÓGICO E SOCIAL - Silvia Cadenassi/ Fábio Antonio Gabriel / Odirlei
Silva de Souza/

CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS PARA PENSAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL SÓCIO
HISTÓRICA: ALGUMAS APROXIMAÇÕES Jorge Sobral da Silva Maia / Lucas
Andre Teixeira

LITERATURA E CINEMA: PERSPECTIVAS PARA UMA LEITURA COMPARATIVA ENTRE
ROMANCE E FILME – Eva Cristina Francisco

 

 

 

EVENTO ACONTECEU NO PRÉDIO DA REITORIA

A Comissão de Avaliação do Processo Seletivo da UENP, instituída pela Portaria nº 163, de 10 de maio de 2012, realizou no dia 17 de maio, entre 09h30m e 12h15m, na Sala de Reuniões do Gabinete da Reitoria, em Jacarezinho. Sua primeira reunião teve a finalidade de estabelecer as diretrizes e os encaminhamentos de suas atividades, que se estenderão até o dia 27 de julho de 2012 quando a Comissão deverá entregar um relatório com os resultados de seus estudos para deliberação dos conselhos superiores.

A reunião foi presidida pela professora Ana Rita Levandovski, Pró-Reitora de Graduação, e contou com a presença de todos os integrantes da Comissão: o professor Maurício de Aquino, da Divisão de Suporte Acadêmico da PROGRAD; as professoras Teresinha Esteves da Silveira Reis e Carla Gomes de Araújo, do Campus Luiz Meneghel; a professora Vanderléia da Silva Oliveira e o professor Sérgio Roberto Ferreira, do Campus Cornélio Procópio; a professora Taíse Ferreira da Conceição Nishikawa, e os professores Júlio Alberto Agantes Fernandes e Luiz Fernando Kasmierczak, do Campus Jacarezinho.

A Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP – representada pelo Vice-Reitor Prof. Dr. Rinaldo Bernardelli Jr, esteve na reunião mensal do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais (Cruep) em Curitiba, dia 15, para debater o papel das universidades estaduais ao Sistema Esportivo Estadual. A Rede Seti Esporte, da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, integra iniciativas relacionadas à atividade física, saúde, qualidade de vida e esportes e coordena parcerias com secretarias, instituições ligadas à Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas e Paraolimpíadas 2016.conselho-dos-reitores

"Com esse projeto estamos mudando a história do esporte no Paraná", afirmou Alípio Leal, secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Para o secretário do Esporte, Evandro Rogério Roman, o Paraná dará exemplo com a gestão pública do esporte. "Estaremos entre os cinco estados que mais aproveitarão o legado esportivo deixado pelos grandes eventos".
Participam as sete universidades estaduais do Norte do Paraná (UENP); de Londrina (UEL); de Maringá (UEM); de Ponta Grossa (UEPG); do Oeste do Paraná (Unioeste); do Centro-Oeste (Unicentro); do Paraná (Unespar).
O secretário do Esporte informou que 13 escritórios regionais funcionarão nas universidades estaduais. "Os principais laboratórios estão nas universidades, assim como os mestres e doutores que poderão contribuir para a definição da política esportiva estadual", disse.
Fonte: http://www.aen.pr.gov.br

Representantes de secretarias municipais de Educação e técnicos de 24 Núcleos Regionais de Educação participaram, em Curitiba, do encontro de formação do Projeto Trilhas. O evento aconteceu de 07 a 10 de maio, e foi dividido em três etapas para melhor atender os participantes.

A Secretaria de Estado da Educação (SEED) desenvolve um trabalho de articulação entre o Ministério da Educação (MEC) e os municípios que fazem parte do programa. "As crianças precisam estar alfabetizadas e letradas até o 3º ano do ensino fundamental e o projeto contribui para essa inserção na cultura escrita", afirmou Edilson José Krupec, responsável pelo projeto na SEED.

Como representante de todas as universidades públicas do Paraná está o Professor Flavio Rodrigo Furlanetto - Formador Estadual - da UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná - "O projeto TRILHAS é uma parceria da SEED/MEC/Instituto Natura e tem como objetivo desenvolver uma política pública com orientações organizadas para ações de leitura com os alunos de municípios que apresentaram baixo índice do IDEB, bem como, com os alunos dos grandes municípios paranaenses".

De acordo com o Professor Flávio, o diferencial do projeto está na proposta de como realizar a intervenção com o aluno para que desenvolva o gosto pela leitura. "O projeto ainda qualifica a prática docente", complementou.

O Trilhas complementa outros programas já desenvolvidos pelo MEC e favorece a sistematização de conteúdos trabalhados nos três primeiros anos da educação básica. "O material pode ser utilizado com crianças de até oito anos.

Todos os livros são títulos escolhidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação", explicou Leila Cristina Mettei Cirino, técnica pedagógica de Educação Infantil e Anos Iniciais do Departamento de Educação Básica (DEB) da SEED.

O Projeto Trilhas é uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC), o Instituto Natura e a Cedac, destinado a crianças de seis anos e elaborado para apoiar o trabalho de professores no campo da leitura, escrita e oralidade.

A intenção é contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem das crianças bem como para melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Os encontros de formação foram realizados nos dias 07e 08 de maio (com a primeira turma); 09 e 10 (com a segunda turma). A próxima etapa do evento acontece nos dias 21 e 22 de maio (com a terceira turma) em Curitiba.

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