Área de Concentração e Linhas de Pesquisa
O Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN), configura-se por uma área de concentração e duas linhas de pesquisa, as quais são caracterizadas pelo tipo de produção científica apresentada pelos professores que compõem o corpo docente.
Área de Concentração: Ensino, Ciência e Tecnologia.
Novas Linhas de Pesquisa (a partir do quadriênio 2025-2028):
L1 - Ensino e Formação de Professores: Contempla estudos voltados à formação de professores e à produção de materiais pedagógicos para o ensino. São considerados os conhecimentos fundamentais da prática docente, como as abordagens metodológicas de ensino, as didáticas específicas, as modalidades e instrumentos avaliativos, o desenvolvimento epistêmico e pedagógico das aulas, a gestão de classe e do conteúdo. Subsidia a investigação de produtos educacionais (PE) com o objetivo de contribuir para a prática pedagógica fundamentada na pesquisa e em aportes teóricos, metodológicos, tecnológicos e de inovação que atendam diversos campos disciplinares, modalidades de ensino, níveis escolares, diversidades e configurações de aprendizagem.
L2 – Aprendizagem de conteúdos (Inter)disciplinares, Tecnologias e Inovação: Orienta pesquisas voltadas ao desenvolvimento de materiais didáticos que contribuam para a aprendizagem dos conteúdos científicos de diferentes campos (inter)disciplinares, considerando fundamentos histórico-filosóficos e sua relação com a educação escolar/universitária. Abrange aspectos metodológicos, tecnológicos e de inovação didática, as diferentes modalidades de ensino, diversidades, níveis escolares e configurações de aprendizagem.
Linhas de Pesquisa até 2024:
Linha de pesquisa 1: Ensino e Aprendizagem em Ciências Naturais e Matemática
Abrange os processos de ensino e de aprendizagem em Ciências Naturais e Matemática, seus fundamentos histórico-filosóficos e sua relação com a educação escolar. No âmbito dos ensinos formal e não formal, investiga os fundamentos teórico-metodológicos dos processos de ensino e de aprendizagem e as modalidades e instrumentos avaliativos. As pesquisas devem possibilitar o desenvolvimento e a utilização de materiais didáticos e midiáticos que contribuam para a prática educativa em favor da aprendizagem efetiva dos conteúdos científicos.
Linha de pesquisa 2: Formação Docente, Recursos Tecnológicos e Linguagens
Prioriza estudos voltados à formação de professores. São considerados os conhecimentos fundamentais da prática docente, como as abordagens metodológicas de ensino, as didáticas específicas, as modalidades e instrumentos avaliativos, o desenvolvimento epistêmico e didático-pedagógico das aulas, a gestão de classe e dos conteúdos científicos e as práticas do cotidiano da escolarização. Incluem-se as formas de linguagens presentes nos processos educativos, bem como estudos de leitura, escrita, alfabetização científica e tecnológica, educação a distância, inclusão digital e aprendizagem em rede com destaque aos processos de comunicação, interação e mediação.
Distribuição dos Docentes por Linhas de Pesquisa do PPGEN/UENP
ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
- Barbara Nivalda Palharini Alvim Sousa Robim
- Daniel Trevisan Sanzovo
- João Coelho Neto
- Lourdes Maria Werle de Almeida
- Lucken Bueno Lucas
- Marilia Bazan Blanco
- Marinez Meneghello Passos
- Priscila Caroza Frasson Costa
- Roberta Negrão de Araújo
- Rodrigo de Souza Poletto
- Rudolph dos Santos Gomes Pereira
- Sergio de Mello Arruda
- Simone Luccas
FORMAÇÃO DOCENTE, RECURSOS TECNOLÓGICOS E LINGUAGENS
- Carlos César Freitas
- Eliana Merlin Deganutti de Barros
- João Coelho Neto
- Letícia Jovelina Storto
- Maria Jose Quina Galdino
- Marilia Bazan Blanco
- Marilucia dos Santos Domingos Striquer
- Pedro Henrique Carnevalli Fernandes
- Roberta Negrao de Araujo
- Rudolph dos Santos Gomes Pereira
- Simone Luccas
- Vanessa Maria Ludka
Professores que participaram das Linhas de Pesquisa
PPGEN/UENP no Quadriênio 2021-2024
- Hilda Helena Sovierzoski
Professores que participaram das Linhas de Pesquisa
PPGEN/UENP no Quadriênio 2017-2020
ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
- Hilda Helena Sovierzoski
- Marlize S. Bernardelli
- Willian Junior do Nascimento
FORMAÇÃO DOCENTE, RECURSOS TECNOLÓGICOS E LINGUAGENS
- Annecy Tojeiro Giordani
- Antonio Stabelini Neto
- Selma dos Santos Rosa