Efeitos de diferentes tipos de treinamento sobre as respostas psicofisiológicas em adultos

Docente Responsável: Kleverton Krinski

Linha de Pesquisa: Aspectos funcionais e psicofisiológicos associados ao desempenho humano

JUSTIFICATIVA: Nos últimos anos, estudos têm demonstrado que o exercício físico (treinamento aeróbio intervalado de alta intensidade - TAIAI e o treinamento com pesos -TP) promovem uma série de benefícios à saúde física e mental. Entretanto, alguns componentes do TAIAI e TP tais como a intensidade, intervalo de recuperação e número de séries, realizados de forma aguda e subaguda, podem contribuir com uma resposta estressora negativa ao sistema cardiorrespiratório, muscular, eixo imuno-neuro-endócrino e nos aspectos psicológicos. Torna-se importante destacar, que o desequilíbrio deste conjunto de fatores previamente descritos, desencadeiam prejuízos ao desempenho humano e, consequentemente, a adesão inicial ao exercício. De forma aguda, um aspecto que tem sido valorizado recentemente, são as respostas psicológicas ao exercício, principalmente à valência afetiva (sensação de prazer/desprazer), pois estratégias agradáveis e prazerosas tem maior potencial para adesão e aderência em longo prazo. Portanto, se torna relevante a investigação das respostas fisiológicas e psicológicas, agudas e subagudas, nos modelos de exercício TAIAI e TP recomendados para população adulta.

OBJETIVO: O presente projeto tem por objetivo investigar os efeitos agudos e subagudos de diferentes tipos de treinamento (TAIAI e TP) sobre as respostas psicofisiológicas em adultos.

METODOLOGIA: O projeto será conduzido mediante ensaios controlados e randomizados, em adultos de ambos os sexos, com diferentes faixas de idade, saudáveis, classificados em ativos e insuficientemente ativos. As variáveis fisiológicas consideradas serão: cardiorrespiratórias, hormonais, inflamatórias e relacionadas ao dano muscular. As variáveis psicológicas consideradas durante as sessões experimentais serão percepção subjetiva do esforço (PSE) e valência afetiva (sensação de prazer/desprazer) e após as sessões serão dor muscular (limiar e tolerância à dor), e episódios de infecção do trato respiratório superior (ITRS), sendo analisadas nos mesmos momentos das variáveis fisiológicas. Análise estatística dos diferentes subprojetos vinculados a este projeto maior envolverá principalmente ANOVA com medidas repetidas para comparar as respostas psicológicas e fisiológicas entre os grupos.

RESULTADOS ESPERADOS: Os resultados deste projeto deverão ampliar o entendimento fisiológico e psicofisiológico integrado sobre as respostas agudas e subagudas ao TAIAI e TP em indivíduos adultos, o que possibilitará nortear/otimizar a prescrição de exercício direcionado para esta população. Os métodos/protocolos mais eficientes em relação a adesão e aderência ao exercício deverão ser disponibilizados aos profissionais por intermédio de cartilhas informativas e aplicativos especificamente desenvolvidos para esta finalidade.

 

Efeitos de recursos ergogênicos associados ao exercício físico sobre o desempenho humano

Docente Responsável: Claudinei Ferreira dos Santos

Linha de Pesquisa: Aspectos funcionais e psicofisiológicos associados ao desempenho humano

JUSTIFICATIVA: Em busca de melhora no desempenho físico, diversos praticantes dos mais diferentes esportes recorrem frequentemente a recursos ergogênicos. Dentre os recursos mais utilizados, destacam-se recursos ergogênicos nutricionais relacionados ao retardo da fadiga muscular, aumento do desempenho anaeróbio, força mental, e os que auxiliam no processo de ganho de massa muscular e perda de gordura corporal. Aliada a crescente competitividade, aumenta também a oferta e comercialização dos mais variados recursos ergogênicos. Porém, alguns deles não contam com um respaldo científico que garantam sua efetividade, particularmente devido à grande variedade de modalidades esportivas e protocolos de suplementação empregados. Destacam-se as modalidades corrida, ciclismo e treinamento com pesos como sendo as mais praticadas e estudadas quando o objetivo é encontrar efeitos ergogênicos de diferentes recursos nutricionais.

OBJETIVO: Verificar os efeitos de diferentes protocolos de exercícios físicos, aliados a diferentes estratégias de utilização de recursos ergogênicos nutricionais sobre o desempenho humano.

MÉTODOS: Serão realizados ensaios clínicos randomizados e controlados, com adultos saudáveis, praticantes de corrida, ciclismo ou treinamento com pesos, com idades entre 18 e 45 anos. Diferentes dosagens e tempos de administração de cafeína, suplementos nutricionais proteicos, creatina, sucos naturais e bebidas isotônicas serão realizadas. Atreladas a essas administrações serão mensuradas variáveis relacionadas a força e potência muscular como pico de torque (PT), trabalho total (TT) e índice de fadiga muscular (IF), utilizando dinamômetro isocinético. Modificações na composição corporal serão mensuradas mediante técnicas antropométricas (dobras cutâneas) e análise de imagem dos diferentes tecidos biológicos humanos (absorciometria por dupla emissão de raios-X ou impedância bioelétrica). O desempenho aeróbio será verificado com a análise do consumo máximo de oxigênio (VO2máx) por método direto (espirometria) e métodos indiretos (fórmulas preditivas) em cicloergometro e em esteira elétrica multiprogramável. Para análise direta do VO2máx será utilizado um analisador de gases metabólicos. Após coleta e tabulação dos dados, serão aplicados testes para verificação da normalidade dos mesmos e posteriormente teste de inferência estatística de acordo com a característica dos protocolos experimentais utilizados.

RESULTADOS ESPERADOS: Os diferentes subprojetos aliados a este estudo maior, subsidiarão profissionais da área das Ciências do Movimento Humano, quanto aos efeitos de diferentes recursos ergogênicos aliados ao exercício físico sobre o desempenho humano, de forma a impactar na definição de protocolos de intervenção.

  

Exercício físico, indicadores da aptidão física e respostas psicofisiológicas em diferentes faixas etárias

Docente Responsável: Raphael Gonçalves de Oliveira

Linha de Pesquisa: Aspectos funcionais e psicofisiológicos associados ao desempenho humano

JUSTIFICATIVA: Indicadores da aptidão física são determinantes sobre o desempenho humano, impactando na realização das diferentes tarefas do cotidiano, fazendo com que sejam realizadas com maior ou menor vigor, assim como, maior ou menor eficiência e gasto energético. Para modular os níveis dos indicadores de aptidão física, a prática contínua e sistematizada de exercício físico encontra-se em destaque, variando conforme as competências exigidas em cada modalidade. Além disso, diferentes respostas psicofisiológicas podem impactar a longo prazo na continuidade e descontinuidade aos programas de exercício físico. Com isso, existe a necessidade de se investigar os efeitos dos diferentes programas de exercícios sobre estas variáveis. No que se refere aos instrumentos de avaliação sobre estes indicadores, novas possibilidades podem ser criadas e dentre aqueles já disponíveis, alguns necessitam de maior investigação, para que sejam determinadas suas propriedades psicométricas, principalmente para instrumentos com bom custo-efetividade.

OBJETIVOS: Primário – identificar os efeitos de diferentes modalidades e protocolos de exercícios físicos sobre indicadores da aptidão física e respostas psicofisiológicas em diferentes faixas etárias; Secundário – determinar as propriedades psicométricas de instrumentos de medida acessíveis e de baixo custo para avaliação de indicadores da aptidão física.

MÉTODOS: Serão conduzidos ensaios clínicos randomizados e controlados, além de revisões sistemáticas com meta-análise para identificar os efeitos agudos e crônicos das diferentes modalidades de exercícios físicos sobre indicadores da aptidão física e variáveis psicofisiológicas em diferentes faixas etárias. Serão considerados diferentes indicadores de aptidão física (ex.: aptidão cardiorrespiratória, composição corporal, flexibilidade, agilidade, equilíbrio/controle postural, força, potência e resistência muscular) e variáveis psicofisiológicas (ex.: percepção subjetiva de esforço e valência afetiva). Questionários serão utilizados para triagem funcional e determinação da qualidade de vida. Para os estudos de determinação das propriedades psicométricas de novos instrumentos de medida relacionados com aptidão física, instrumentos padrão ouro (ex.: dinamômetro isocinético e plataforma de força) serão utilizados como referência. Em relação aos estudos de revisão sistemática e meta-análise, serão sempre realizadas buscas com as palavras-chave de interesse em bases de dados específicas. Neste caso, como intervenção serão consideradas diferentes modalidades de exercício físico, e como desfecho, os estudos deverão ter utilizado ao menos uma medida relacionada com indicadores de aptidão física ou variável psicofisiológica. A estatística dos ensaios clínicos deverá considerar principalmente análise de covariância com ajustes para os dados da avaliação inicial, enquanto a determinação das propriedades psicométricas dos instrumentos de avaliação por intermédio do coeficiente de correlação intraclasse e plotagem de Bland-Altman. Por fim, os cálculos da meta-análise serão realizados através da diferença de média ponderada ou padronizada entre os grupos intervenção e controle, para os diferentes desfechos observáveis.

RESULTADOS ESPERADOS: Os resultados deste projeto deverão ampliar a compreensão de quais modalidades e protocolos de exercício físico são mais eficientes sobre os indicadores da aptidão física em diferentes faixas etárias, com impacto no desempenho humano, assim como, identificar as propriedades psicométricas de novos instrumentos de medida, acessíveis e de baixo custo para avaliação dos diferentes indicadores da aptidão física. Será possível identificar ainda, a influência de curto e longo prazo do exercício físico sobre respostas psicofisiológicas que determinam e impactam na adesão às diferentes modalidades.

 

Intervenções sobre o desempenho físico-funcional e aspectos psicofisiológicos em diferentes populações

Docente Responsável: Laís Campos de Oliveira

Linha de Pesquisa: Aspectos funcionais e psicofisiológicos associados ao desempenho humano

JUSTIFICATIVA: Aspectos físico-funcionais e psicofisiológicos podem ser afetados por uma série de fatores ao longo da vida. Períodos específicos, como por exemplo,  pré e pós-parto, menopausa e o processo de envelhecimento, tipicamente acarretam declínio no desempenho funcional, ocasionado por diversos fatores, como: a diminuição de força e resistência muscular, menor controle/equilíbrio postural, redução da agilidade, dentre outros, comprometendo a execução de diferentes tarefas do cotidiano e impactando negativamente na qualidade de vida. Para atenuar estes fatores, diferentes possibilidades de intervenções têm sido consideradas, com destaque para o exercício físico e uso de dispositivos variados. Contudo, muitas das possibilidades de intervenções carecem de maior investigação. Além disso, diferentes aspectos psicofisiológicos, como auto-eficácia, valência afetiva e percepção subjetiva de esforço podem impactar nos resultados observáveis, e poucos estudos têm considerado estes fatores. Ainda, existe a necessidade de desenvolver/validar novas tecnologias que possam contribuir com a melhora da autonomia funcional desta população, com impacto sobre a qualidade de vida.

OBJETIVO: Identificar os efeitos de diferentes intervenções sobre aspectos físico-funcionais e psicofisiológicos e validar novas tecnologias para avaliação/gestão da autonomia funcional em diferentes populações.

MÉTODOS: Serão realizados ensaios clínicos randomizados e controlados, além de revisões sistemáticas com ou sem meta-análise. Conforme cada subprojeto específico, serão realizados testes físico-funcionais para identificar variáveis como: força e resistência muscular; equilíbrio postural estático e dinâmico; amplitude de movimento articular; coordenação motora e agilidade. Em relação as variáveis psicofisiológicas, a depender de cada subprojeto, serão consideradas escalas para avaliar: auto eficácia, valência afetiva, percepção subjetiva de esforço, dentre outras. A triagem funcional será realizada por questionários, visando avaliar: qualidade de vida, sexual, incontinência urinária, sono, fenótipo de fragilidade, medo de quedas e sua incidência, dentre outros, a depender do subprojeto. Por outro lado, para os estudos de revisão sistemática, serão sempre realizadas buscas com as palavras-chave de interesse em bases de dados específicas, considerando como variável de exposição o exercício e como desfecho, variáveis físico-funcionais ou psicofisiológicas. A validação de novos instrumentos para avaliação/gestão da autonomia funcional se dará pela utilização de instrumentos padrão ouro como referência. A estatística dos ensaios clínicos deverá considerar principalmente análise de covariância na comparação entre grupos com ajustes para os dados iniciais, enquanto a validação de instrumentos ocorrerá por intermédio de medidas de associação.

RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se contribuir com novas evidências em relação a utilização de formas contemporâneas de intervenção sobre diferentes aspectos físico-funcionais e psicofisiológicos em diferentes populações. Ainda, espera-se, que novos instrumentos sejam desenvolvidos e possam auxiliar na avaliação e gestão de variáveis físico-funcionais que impactam na realização de atividades do cotidiano.

 

Impacto de atividades esportivas e recreativas sobre o desempenho físico e competência motora

Docente Responsável: Carla Cristiane da Silva

Linha de Pesquisa: Aspectos funcionais e psicofisiológicos associados ao desempenho humano

JUSTIFICATIVA: É amplamente reconhecido que na infância e adolescência ocorre um déficit nos valores recomendados de aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho humano. Além disso, nota-se que atrelado à diminuição do nível de aptidão física em crianças e adolescentes, observam-se baixos escores de competência motora, esta que por sua vez está relacionada com a proficiência de habilidades de locomoção e controle de objetos. Este cenário gera um ciclo negativo que se retroalimenta, ou seja, baixos níveis de aptidão física potencializam baixos níveis de competência motora e essa por sua vez incide no desengajamento em atividades motoras. Por outro lado, em estudos prévios, observou-se que crianças inseridas em ambientes onde há uma prática esportiva e/ou recreativa organizada, apresentaram melhores níveis de aptidão física e competência motora quando comparadas com crianças que não estavam inseridas em tais práticas, refletindo positivamente sobre diferentes parâmetros relacionados com estas variáveis.

OBJETIVO: Verificar os efeitos de intervenções com treinamento físico, atividades esportivas e recreativas sobre o desempenho físico, competência motora e parâmetros imunológicos e autonômicos em crianças e adolescentes.

MÉTODOS: Os diferentes subprojetos vinculados a este projeto maior serão conduzidos mediante estudos de revisão sistemática e ensaios clínicos randomizados e controlados. Nos estudos de intervenção, a amostra será sempre composta por escolares de ambos os sexos, com faixa etária variando entre 2 a 19 anos. Os voluntários serão submetidos a avaliações nos momentos pré, pós-intervenção e acompanhamento (follow-up). Serão avaliadas a massa corporal, estatura, índice de massa corporal, dobras cutâneas e circunferências corporais como indicadores de crescimento físico e de composição corporal. Serão aplicados os testes motores para avaliação da aptidão física, e para investigar a competência motora. A atividade autonômica será avaliada por meio da variabilidade da frequência cardíaca e alfa-amilase salivar. O estado imunológico será avaliado por análise da concentração da imunoglobulina A secretora (sIgA). A variabilidade da frequência cardíaca será investigada em repouso por 10 minutos na posição supina e amostras salivares serão coletadas de forma não-estimulada. Os diferentes protocolos de intervenção associados a este projeto maior ocorrerão no espaço físico das próprias escolas onde as crianças e adolescentes já estão inseridos, com frequência semanal e duração variando em cada subprojeto conforme objetivos específicos. Serão organizadas sessões de treinamento físicos específicos, atividades esportivas e/ou recreativas envolvendo atividades locomotoras (corridas, saltos, deslocamentos); manipulativas com bolas (chutes, arremessos, rolamentos, pegadas) e de estabilização (equilíbrio dinâmico). As atividades serão realizadas de forma combinada, de maneira com que as crianças apliquem em jogos pré-desportivos, brincadeiras recreativas (pega-pegas, estafetas, circuitos). As análises estatísticas deverão considerar principalmente a interação entre os grupos intervenção e controle ao longo do tempo por análise de variância com medidas repetidas.

RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se que seja possível identificar modificações potenciais nos níveis de aptidão física e competência motora, com impacto no estado imunológico e autonômico de crianças e adolescentes, contribuindo com a prática profissional no que diz respeito a escolha de atividades nesta faixa etária. Além disso, com base nos resultados observáveis pretende-se desenvolver ferramentas, como aplicativos de smartphones, que possam ser utilizados para monitoramento da aptidão física de escolares, dotados de pontos-de-corte específicos para cada teste, que possam ser utilizados como referência por profissionais da saúde que trabalham com esta população.

 

Análise dos parâmetros da impedância bioelétrica (BIA) e de indicadores de desempenho e saúde em diferentes populações

Docente Responsável: Ezequiel Moreira Gonçalves

Linha de Pesquisa: Aspectos funcionais e psicofisiológicos associados ao desempenho humano

JUSTIFICATIVA: A análise de impedância bioelétrica (BIA) é amplamente utilizada na prática clínica, particularmente para avaliar a composição corporal, status de hidratação, nutrição e como prognóstico de doenças. A partir da determinação dos parâmetros da BIA, resistência (relacionada a hidratação celular) e reactância (relacionada a integridade da membrana) pode se determinar o ângulo de fase e realizar a análise vetorial da BIA (BIVA). O ângulo de fase é amplamente utilizado como indicador da qualidade, função e integridade celular. Já a BIVA, se baseia na interpretação dos dados a partir do gráfico do vetor resultante, considerando os valores da resistência e da reactância e tem sido muito utilizada para analisar o estado de hidratação, a massa celular e avaliar alterações típicas de compartimentos corporais nos processos de crescimento e envelhecimento, assim como dos efeitos do exercício físico e do esporte, sobre esses compartimentos. Adicionalmente, estudos vem demonstrando a aplicabilidade da BIA para detectar lesão muscular no âmbito esportivo. Medições localizadas de BIA em grupos musculares, permitem a detecção prática de lesão, isso porque a BIA é sensível para detectar mudanças na hidratação do tecido magro, bem como integridade e estrutura da membrana celular em uma área específica.

OBJETIVO: Analisar a relação dos parâmetros da BIA com marcadores de desempenho e de saúde em diferentes populações.

MÉTODOS: Serão realizados ensaios clínicos randomizados e controlados, estudos observacionais e de validação de métodos, com atletas de diferentes modalidades e indivíduos saudáveis, de diferentes faixas etárias e de ambos os sexos. Para a determinação dos parâmetros da BIA, será utilizado um aparelho tetrapolar e unifrequência (50kHz). Serão determinados marcadores de desempenho, como força e potência muscular, utilizando dinamômetro isocinético, plataforma de força e por meio de testes motores; a aptidão aeróbia, utilizando a análise de gases (espirometria) e métodos indiretos (fórmulas preditivas) em cicloergômetro. Além de outros indicadores de aptidão física como: flexibilidade, velocidade, agilidade, equilíbrio, potência anaeróbia (Teste de Wingate) e composição corporal (medidas antropométricas, ultrassom, BIA e DXA) e também marcadores bioquímicos (lactato, cortisol, proteína C reativa, glicemia, etc). Para análise dos dados dos ensaios clínicos deverá ser utilizado análise de variância (com ajustes para as variáveis quando necessário), nos estudos observacionais analise descritiva e de regressão linear e nos estudos de validação de instrumentos de avaliação, por meio da regressão linear multivariada, coeficiente de correlação intraclasse e plotagem de Bland-Altman.

RESULTADOS ESPERADOS: Os resultados deste projeto deverão ampliar a compreensão sobre a possível relação sobre indicadores de desempenho e parâmetros da BIA relacionados a integridade celular. Verificando quais modalidades esportivas e tipos de exercício físico são mais eficientes ou prejudiciais na integridade e hidratação da célula. Além de desenvolver novas ferramentas para acompanhamento do desempenho e de possíveis lesões, utilizando os parâmetros da BIA, com amostras multiétnica de crianças, adultos e idosos, com diferentes níveis de aptidão física.

 

Impacto de recursos ergogênicos isolados ou associados ao exercício físico sobre aspectos psicofisiológicos e morfofuncionais associados ao desempenho humano

Docente Responsável: Andreo Fernando Aguiar

Linha de Pesquisa: Aspectos funcionais e psicofisiológicos associados ao desempenho humano

JUSTIFICATIVA: O constructo ‘desempenho humano’ abrange de modo interdependente aspectos psicofisiológicos e os componentes da aptidão física relacionados à saúde (força/resistência muscular, resistência cardiorrespiratória, flexibilidade e composição corporal) e desempenho motor (potência/força explosiva, velocidade, agilidade, coordenação e equilíbrio). O aprimoramento destes componentes pode ser obtido com a prática isolada de exercício físico ou a sua combinação com recursos ergogênicos farmacológicos (exemplo: esteróides anabolizantes) e não farmacológicos, incluindo: os equipamentos esportivos, as técnicas psicológicas, a suplementação nutricional, a terapia de fotobiomodulação, dentre outros. Todavia, a maioria dos recursos ergogênicos supracitados não apresenta confirmação científica quanto ao protocolo, segurança e efetividade em diferentes populações associadas à saúde e desempenho físico; além disso, seus efeitos combinados aos diversos tipos e protocolos de exercício físico permanecem pouco esclarecidos. Assim, estudos adicionais são necessários para investigar o impacto de diferentes recursos ergogênicos isolados ou combinados a diferentes modelos de exercício físico sobre os aspectos psicofisiológicos e morfofuncionais associados ao desempenho humano.

OBJETIVO: Investigar o impacto de recursos ergogênicos isolados ou associados ao exercício físico sobre aspectos psicofisiológicos e morfofuncionais associados ao desempenho humano.

MÉTODOS: Serão realizados estudos agudos e crônicos, envolvendo adultos jovens (18-65 anos) e idosos (≥ 65 anos) com diferentes níveis de aptidão física (treinados ou não treinados). Todos os estudos serão previamente aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição e os Ensaios Clínicos serão devidamente registrados no site https://clinicaltrials.gov/q. Os critérios de elegibilidade para recrutamento da amostra, bem como os procedimentos e protocolos experimentais de exercício físico (tipo de teste/exercício, equipamento, frequência, intensidade, volume, etc.) e recursos ergogênicos (dose, duração, timing, etc.) serão determinados conforme a necessidade e característica de cada estudo. As variáveis dependentes deste projeto serão associadas aos aspectos psicofisiológicos e morfofuncionais do desempenho humano, com ênfase no aprimoramento da aptidão neuromuscular. Os dados obtidos serão submetidos a análise estatística apropriada, incluindo análise baseada em inferência estatística e relevância clínica.

RESULTADOS ESPERADOS: No contexto prático, espera-se que os resultados deste projeto possam fornecer subsídios teórico-práticos para profissionais da área de Ciências do Movimento Humano que atuam em programas de aprimoramento do desempenho humano. No contexto acadêmico-científico, este projeto deverá contemplar a formação de vários alunos de iniciação científica e mestrado, além de ampliar a disseminação de trabalhos em eventos científicos da área e a publicação de artigos científicos de elevado fator de impacto.

 

Estilo de vida e fatores de risco cardiometabólicos em crianças e adolescentes

Docente Responsável: Antonio Stabelini Neto

Linha de Pesquisa: Aspectos preventivos e terapêuticos da atividade física nas doenças crônicas

JUSTIFICATIVA: Atividade física tem um papel importante na diminuição do tamanho das células adiposas, homeostase da glicose, regulação lipídica e normalização da pressão arterial, sendo considerada uma medida profilática para prevenir diversas condições e doenças crônicas como obesidade; diabetes tipo 2; doenças cardiovasculares; câncer; osteoporose, doença autoimune e asma desde a idade jovem. Entre estas condições, as doenças cardiovasculares destacam-se como a principal causa de morte, havendo a necessidade de motinoramento e intervenção precoce, como forma de diminuir o risco cardiometabólico. Neste sentido, há necessidade de desenvolver intervenções e ferramentas que resultem em mudança sustentada para comportamentos saudáveis desde a juventude, sendo a prática de atividade física um dos meios mais efetivos.

OBJETIVO: Realizar um acompanhamento longitudinal para analisar os efeitos da interação entre a prática de atividade física e do comportamento sedentário sobre os fatores de risco cardiometabólicos em adolescentes, bem como aplicar programas de intervenção e desenvolver ferramentas baseadas nas teorias de mudança do comportamento.

MÉTODOS: Trata-se de um projeto maior, ao qual estarão vinculados diferentes subprojetos, com distribuição aleatória de voluntários entre grupos intervenção e controle, envolvendo a população de crianças e adolescentes, entre 10 a 18 anos de idade, matriculados na rede pública de ensino das cidades do Norte Pioneiro do Paraná. Para mensuração da prática de atividade física será utilizado pedômetro digital e para avaliação do comportamento sedentário será utilizado o método auto reportado. Os fatores de risco cardiometabólicos avaliados serão: circunferência de cintura; pressão arterial; glicose, insulina e triglicerídeos em jejum. Os sujeitos serão avaliados periodicamente ao longo do tempo. Em relação aos programas de intervenção, os mesmos serão desenvolvidos de acordo com a Teoria do Comportamento Planejado (AJZEN) e da Teoria Social Cognitiva (BANDURA). Para o incentivo à mudança de comportamento para um estilo de vida ativo, será testado ainda, novos recursos tecnológicos, principalmente por intermédio de aplicativos de smartphones desenvolvidos especificamente para os subprojetos. As características gerais dos sujeitos serão apresentadas em média e desvio-padrão ou mediana e amplitude interquartílica para as variáveis numéricas, e distribuição de frequências para as variáveis categóricas. Os efeitos das intervenções experimentais serão analisados através da análise de variância para medidas repetidas, considerando-se os fatores (controle x intervenção) e tempo (pré e pós).

RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se que as diferentes intervenções multidisciplinares e ferramentas desenvolvidas reduzam a incidência dos fatores de risco cardiometabólicos nos sujeitos investigados. Desta forma, ressalta-se que os resultados obtidos a partir deste projeto podem fornecer informações valiosas para os posicionamentos relacionados às políticas de promoção à saúde de crianças e adolescentes, além da geração de recursos tecnológicos que poderão ser utilizados nestas intervenções.

 

Fatores de risco cardiometabólicos e programas de exercício físico em adultos

Docente Responsável: Rui Gonçalves Marques Elias

Linha de Pesquisa: Aspectos preventivos e terapêuticos da atividade física nas doenças crônicas

JUSTIFICATIVA: As doenças crônicas não transmissíveis são a principal causa de morte em todo o mundo, com destaque para doenças cardiometabólicas. Os fatores de risco para o desenvolvimento destas doenças possuem uma alta prevalência na população mundial. Além da predisposição genética, a principal causa associada ao aparecimento e desenvolvimento de doenças cardiometabólicas são os fatores de risco adquiridos ao longo da vida, como maus hábitos alimentares, inatividade física e excesso de peso corporal. Os fatores de risco podem ser prevenidos ou modificados através de alterações no estilo de vida, sendo a prática regular e sistemática de exercícios físicos uma das ações mais eficazes que interferem nessas condições, podendo evitar aproximadamente 80% das mortes prematuras oriundas de cardiopatias e derrame cerebral.

OBJETIVO: Analisar os fatores associados as doenças cardiometabólicas ao longo do tempo, assim como verificar os efeitos de diferentes programas de intervenção com exercício físico em adultos, sobre fatores de risco para o aparecimento e desenvolvimento de doenças cardiometabólicas.

MÉTODOS: Os subprojetos vinculados a este projeto maior serão realizados com população adulta, de diferentes faixas etárias e de ambos os sexos, distribuída aleatoriamente entre os grupos intervenção e controle. Serão coletados dados referentes a caracterização dos participantes e realizadas aferições de peso, estatura, circunferências e percentual de gordura corporal. Os níveis de pressão arterial sistólica e diastólica serão aferidos de forma direta. Coleta sanguínea será realizada para identificar diferentes variáveis, como: taxas de colesterol   total   e   frações, glicemia de jejum, triglicerídeos, insulina, dosagens de fator de necrose tumoral, interleucina 6, proteína C-reativa e adipocinas. Serão realizados diferentes programas de intervenção com exercícios físicos, como: exercícios aeróbios e exercícios combinados, incluindo caminhada e corrida, atividades utilizando peso corporal e treinamento com pesos. As análises estatísticas envolverão análise de trajetória, e comparação entre grupos experimentais e controle por intermédio de análise de variância com medidas repetidas.

RESULTADOS ESPERADOS: Os resultados deste projeto deverão oferecer subsídios para identificar a eficácia de diferentes programas de exercícios físicos em relação à prevenção e controle de fatores de risco cardiometabólicos na população adulta. Os protocolos mais eficientes deverão ser disponibilizados por intermédio de aplicativos para smartphones, de forma a auxiliar profissionais ligados a prescrição de exercícios físic

 

Comportamentos de promoção da saúde em adolescentes: atividade física, tempo de tela, consumo alimentar, sono e marcadores cardiometabólicos

Docente Responsável: Dartagnan Pinto Guedes

Linha de Pesquisa: Aspectos preventivos e terapêuticos da atividade física nas doenças crônicas

JUSTIFICATIVA: Conciliar o avanço tecnológico e a modernidade dos dias atuais com a adoção de comportamentos direcionados à promoção da saúde é um dos grandes desafios enfrentados pela sociedade contemporânea. Evidências disponibilizadas na literatura mostram que as principais causas de morbidades e mortes prematuras estão diretamente relacionadas aos comportamentos de risco modificáveis, como é o caso de hábitos alimentares inadequados, inatividade física, uso de tabaco, consumo de bebida alcoólica, entre outros. A maioria dos comportamentos de risco inicia em idades precoces, especialmente durante a adolescência. Por consequência, a experimentação e a consolidação dos comportamentos de risco neste período de desenvolvimento comprometem fortemente a saúde dos jovens, com graves repercussões ao longo de toda a vida e com poucas chances de reversão de seus malefícios. Neste particular, além da adolescência ser marcada por profundas transformações físicas, cognitivas e emocionais em consequência do processo de maturação biológica, os jovens ainda experimentam um conjunto de situações estressoras e alterações bruscas de conduta, resultado da interação entre contexto social, relação com pares e ambiente em que vive, o que solicita consideração especial. Baseando-se no pressuposto de que a promoção de comportamentos saudáveis em populações jovens pode auxiliar na redução de aparecimento e desenvolvimento de doenças não-transmissíveis na idade adulta, existe necessidade de dispor de dados validos e confiáveis capazes de identificar e monitorar os comportamentos de promoção da saúde em adolescentes.

OBJETIVO: verificar a influência de prática de atividade física, consumo alimentar, tempo de tela e duração de sono sobre marcadores cardiometabólicos em adolescentes.

MÉTODOS: Serão realizados estudos transversais envolvendo adolescentes escolares de ambos os sexos. A coleta de dados deverá considerar dados sociodemográficos, atividade física, consumo alimentar, tempo de tela, duração de sono, medidas antropométricas, dosagens de lipídeos plasmáticos, glicemia circulante, proteína C-Reativa, insulina e pressão arterial sistólica e diastólica. Os dados serão tratados mediante análises de variância multivariada (MANOVA) e univariada (ANOVA). Capacidades preditivas, sensibilidade e especificidade dos comportamentos de promoção da saúde para identificar presença de síndrome metabólica, proteína C-Reativa e Homa-IR comprometidas serão definidas por curva ROC.

RESULTADOS ESPERADOS: Considerando que: (a) o acompanhamento de comportamentos associados ao estilo de vida na população jovem é uma das tarefas mais significativas no campo da saúde pública; (b) a proposição e o desenvolvimento de programas de intervenção quanto ao acompanhamento de comportamentos de saúde dependem da existência de informações reconhecidamente representativas e atualizadas; (c) a dificuldade em identificar estudos relativos aos comportamentos de saúde e seus fatores associados que possam preencher os requisitos exigidos para intervenção obriga, muitas vezes, o profissional de saúde recorrer a informações provenientes de casuísticas étnicas, sociais e culturalmente distantes de sua realidade; e (d) os levantamentos populacionais realizados periodicamente podem auxiliar na monitoração das eventuais alterações de indicadores associados ao comportamento de saúde, contribuindo dessa forma para avaliação do impacto de possíveis intervenções específicas em saúde dos integrantes daquela população. Acredita-se que a proposta de pesquisa possa oferecer importantes informações quanto aos indicadores associados à promoção da saúde de adolescentes escolares, o que poderá contribuir de forma significativa para a ampliação de novos conhecimentos na área, tornando-se uma nova opção no auxílio de futuros estudos sobre o tema, além de auxiliar em ações de intervenção que favoreçam a promoção/educação em saúde em idade jovem.

 

Atividade física e sedentarismo: aspectos preventivos e ações sobre doenças crônicas em diferentes faixas etárias

Docente Responsável: Luciana da Silva Lirani

Linha de Pesquisa: Aspectos preventivos e terapêuticos da atividade física nas doenças crônicas

JUSTIFICATIVA: A prática insuficiente de atividade física (AF) é um crescente problema de saúde pública. O sedentarismo está associado a 3,2 milhões de mortes/ano em todo o mundo. Uma parcela deste quadro de inatividade está associada às comodidades tecnológicas ofertadas durante o lazer, transporte ou trabalho. Apesar de pesquisas já terem demonstrado à importância da prática de AF para manutenção da saúde e prevenção de doenças, existe por parte da população em geral, uma redução dos níveis de AF ao longo dos últimos anos. AF regular contribui para o adequado desenvolvimento da saúde na infância e juventude, com os benefícios persistindo na idade adulta, impactando positivamente no condicionamento físico, gerando um efeito protetor contra o desenvolvimento de doenças crônicas. Dentre as possibilidades de estímulo para a prática de AF estão o uso de incrementos de base tecnológica (aplicativos, wearable e gadgets), capazes de tornar a prática de AF diária mais interessante por meio de automonitoramento, capacidade de interação e estabelecimento de metas tangíveis.

OBJETIVOS: a) verificar o impacto da atividade/inatividade física e comportamento sedentário sobre fatores de risco para o aparecimento e desenvolvimento de doenças crônicas em diferentes faixas etárias; b) investigar a atividade/inatividade física e comportamento sedentário sobre a qualidade de vida e desenvolvimento de doenças crônicas no trabalho na população economicamente ativa.

MÉTODOS: Trata-se de um projeto maior, que a depender de cada subprojeto, deverá ser executado com crianças e adolescentes ou população adulta. Para tal, serão realizados estudos observacionais, ensaios clínicos, revisões sistemáticas e de validação psicométrica de instrumentos. Para a identificação das variáveis de interesse, serão aplicados questionários, medidas diretas e incrementos de base tecnológica, visando identificar: atividade/inatividade física, comportamento sedentário, qualidade de vida, hábitos alimentares, risco cardiovascular, fumo, álcool, sono e percepção de estresse. Poderão ser realizadas ainda, avaliações de medidas antropométricas, pressão arterial, exames sanguíneos, bem como, a mensuração da AF e testes motores. Os indivíduos pesquisados serão subdivididos em grupos de comparação de acordo com as variáveis de exposição. As doenças crônicas e o comportamento de risco associado a baixa AF serão identificados por intermédio de critérios de consenso de entidades nacionais e internacionais. Análise estatística envolverá análise descritiva, teste de normalidade, testes paramétricos e não paramétricos adequados de acordo as variáveis envolvidas nos estudos.

RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se que o presente projeto contribua no que diz respeito às relações existentes entre AF, comportamento sedentário e risco para o desenvolvimento de doenças crônicas em diferentes faixas etárias. Atualmente, existe um número reduzido de pesquisas sobre a efetividade do uso de incrementos tecnológicos visando o aumento da AF e redução do comportamento sedentário. Desta forma, há necessidade de estudos envolvendo intervenções de base tecnológica para grupos-alvo específicos (crianças-adolescentes-adultos), no intuito de obter evidências das relações existentes entre AF e estratégias de intervenção que motivem sua prática constante

 

Relação da atividade física e estilo de vida na saúde de pacientes com doenças crônico transmissíveis e não transmissíveis

Docente Responsável: Débora Alves Guariglia

Linha de Pesquisa: Aspectos preventivos e terapêuticos da atividade física nas doenças crônicas

JUTIFICATIVA: As doenças crônicas são caracterizadas por apresentarem uma ou mais das seguintes características: 1) são permanentes, 2) deixam incapacidade residual, 3) são causadas por alteração patológica não reversível, 4) requerem treinamento especial do paciente para reabilitação, 5) requerer um longo período de supervisão, observação ou cuidado. Nesse sentido, fatores como atividade física insuficiente, tabagismo, alimentação não saudável e uso nocivo de álcool são apontados como os principais fatores de risco modificáveis para o desenvolvimento de doenças crônicas no Brasil. Dessa forma, o entendimento das barreiras e facilitadores de acesso aos fatores de risco, a monitoração e intervenções para modificação dos fatores de risco são fundamentais para melhoria da saúde nas doenças crônicas.

OBJETIVOS: a) Avaliar o estilo de vida em paciente com doenças crônico transmissíveis ou não transmissíveis, como pessoas vivendo com HIV/aids, hepatite e pacientes oncológicos; b) Identificar barreiras, facilitadores de indicadores do estilo de vida em pessoas diagnosticadas com doenças crônicas; c) Realizar o acompanhamento de pessoas vivendo com HIV/aids, câncer, hepatite, entre outras na mesorregião do Norte Pioneiro do Paraná em relação a prática de atividade física e diferentes indicadores de saúde; d) Comparar o efeito de estratégias de modificação do estilo de vida em pessoas diagnosticadas com doenças crônicas.

MÉTODOS: Por meio deste projeto serão derivados estudos observacionais e ensaios clínicos para atender aos objetivos previstos. Serão convidados para se voluntariar pessoas em tratamento de doenças crônicas da região, por meio de divulgações em unidades de saúde que atendem essa população e distribuem a medicação. Como desfechos primários serão avaliados o estilo de vida e barreiras e facilitadores relacionados a eles. Como desfechos secundários serão avaliados parâmetros de saúde extraídos dos prontuários médicos, informações clínicas e avaliação dos indicadores da síndrome metabólica como circunferência abdominal, pressão arterial, exames laboratoriais de glicemia de jejum, HDL-colesterol e triglicerídeos. Em relação aos subprojetos que envolverão intervenção, as mesmas avaliações serão consideradas. Neste caso, as intervenções deverão envolver programas de atividade física presenciais, atividades educacionais como palestras, cartilhas e dinâmicas em grupo para estimular melhores hábitos de vida e verificar o impacto destas nos desfechos observáveis. As análises estatísticas deverão considerar o modelo de cada subprojeto, envolvendo principalmente: medidas de associação nos estudos observacionais; e análise de variância com medidas repetidas nos estudos de intervenção.

RESULTADOS ESPERADOS: É esperado que seja possível traçar um panorama da condição de saúde e do tratamento de pessoas com doenças crônico transmissíveis e não transmissíveis na região Norte Pioneiro do Paraná, bem como os hábitos, barreiras e facilitadores para prática de atividade física. Por fim, espera-se elaborar estratégias que possam atingir essa população, impactando em indicadores de atividade física e saúde, contribuindo para melhor qualidade de vida e condições de tratamento dessa população.

 

Atividade física como estratégia de cessação tabágica, prevenção e tratamento de doenças crônicas relacionadas ao tabaco

Docente Responsável: Mahara Daian Garcia Lemes Proença

Linha de Pesquisa: Aspectos preventivos e terapêuticos da atividade física nas doenças crônicas

JUSTIFICATIVA: Fumar é caracterizado como intensa dependência química à nicotina, sendo classificado como doença pela Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10) da Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo o código F17.  Os efeitos negativos do tabagismo sobre a saúde causam aumento da morbimortalidade em todo o mundo, sendo também fator  de risco para diversas doenças crônicas como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), hipertensão, doença cardiovascular, aterosclerose, diabetes, obesidade, diferentes tipos de câncer e infecções microbianas (infecções do trato respiratório, meningite bacteriana),  o que gera sobrecarga dos órgãos de saúde, custos econômicos elevados e problemas sociais. As crescentes doenças crônicas relacionadas ao tabaco (DCT) são incentivo aos programas de cessação, pois comprovadamente indivíduos com DCT possuem maior prevalência de parar de fumar. O Brasil é considerado referência mundial no combate ao tabagismo por desenvolver políticas e ações governamentais eficientes para o controle desta doença. O reconhecimento de que atividade física regular pode prevenir ou atrasar o aparecimento de diferentes doenças crônicas tem respaldo científico sólido e é estimulado em ampla escala por políticas de saúde no Brasil. Particularmente em tabagistas, a atividade física regular auxilia, em curto prazo, na redução dos sintomas de abstinência, fissura e ansiedade, melhora a falta de concentração e sintomas relacionados ao sono, controle de ganho de peso, o que facilita as tentativas de cessação; além de estar associada, a longo prazo, a menor risco de desenvolvimento de doenças crônicas. Portanto, assim como na cessação do tabagismo, iniciativas que visem promover atividade física regular são fundamentais no sentido de prevenir os efeitos deletérios da combinação entre tabagismo, inatividade física e o avanço progressivo de doenças crônicas nessa população. Ainda, tendo em vista as diferentes limitações apresentadas por esse grupo, faz-se necessário a criação ou adaptação de instrumentos para avaliação e/ou intervenção em indivíduos com estas condições.

OBJETIVOS: Primário – Avaliar a eficácia, à curto, médio e longo prazo, de programas de promoção à atividade física no processo de cessação tabágica, assim como, na prevenção e tratamento de doenças crônicas relacionadas ao tabaco; Secundário – desenvolver e validar instrumentos de avaliação e/ou tratamento para reabilitação de pacientes com doenças crônicas relacionadas ao tabaco.

MÉTODOS: Trata-se de um estudo maior, do qual serão derivados diferentes ensaios clínicos randomizados. Amostra será composta por indivíduos tabagistas, ou ex-tabagistas, pouco ativos (<7500 passos/dia), confirmados por meio de pedômetro. Serão realizadas diferentes avaliações, como: dependência a nicotina (Teste de Fagerström), síndrome de abstinência (Questionnaire of Smoking Urges – WSWS), qualidade de vida (Medical Outcomes Study 36 - Item Short - Form Health Survey), sintomas de ansiedade e depressão (Inventário de Depressão de Beck), qualidade do sono (Índice de gravidade de insônia, Índice da qualidade do sono de Pittsburgh, escala de sonolência de Epworth e Mini Sleep Questionnaire), funcionalidade (Short Physical Performance Battery e Teste de Caminhada de 6 minutos), questionários para avaliar a situação de saúde de indivíduos com diabetes e hipertensão arterial sistêmica (Questionário Curto para Avaliar Conhecimento de Pacientes com Doenças Cardiovasculares - CADEQ SV); Questionário de Qualidade de Vida em Hipertensão Arterial - MINICHAL);  equilíbrio (escala de equilíbrio de Berg), monoximetria para análise do monóxido de carbono do ar exalado, espirometria para análise da função pulmonar, dinamômetria para verificação da força muscular periférica. As intervenções envolverão incremento crescente de passos/dia, terapia cognitiva comportamental e terapia medicamentosa. Após a identificação de tabagistas ou ex-tabagistas com DCT prevalentes, em parceria com órgãos de saúde básica serão encaminhados a atenção primária de saúde além de oferecimento de reabilitação física. Para os estudos que deverão determinar a validade de novos instrumentos relacionados com a condição de saúde e nível de atividade física de tabagistas ou ex-tabagistas, instrumentos considerados padrão ouro serão utilizados como referência. Em relação à análise dos dados serão aplicados testes de acordo com a característica de cada protocolo de estudo utilizado.

RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se que os resultados dos diferentes subprojetos possibilitem identificar os efeitos das intervenções sobre a abstinência ao tabaco a curto e médio prazo, e cessação tabágica a longo prazo, subsidiando, desta forma, profissionais em relação as estratégias de intervenção por intermédio da atividade física para indivíduos fumantes, e na reabilitação daqueles com DCT já instalada. Além disso, espera-se que os resultados derivados dos estudos relacionados com a validação de novos instrumentos de medida, possam proporcionar possibilidades inovadoras para avaliação e intervenção em pacientes com DCT.

 

Aspectos terapêuticos da atividade física em pessoas com dor crônica

Docente Responsável: Fabrício José Jassi

Linha de Pesquisa: Aspectos preventivos e terapêuticos da atividade física nas doenças crônicas

JUSTIFICATIVA: A dor crônica é caracterizada como uma doença por si só, definida como aquela que dura para além do tempo normal de cicatrização do tecido, sendo tipicamente considerado o período de três meses, acarretando um importante fator de risco para incapacidade física, distúrbios do sono e depressão, com consequente impacto negativo sobre a qualidade de vida. Durante algum tempo, as recomendações para tratamento incluíam repouso e inatividade física, no entanto, atualmente, diferentes estudos tem demonstrado que manter-se ativo, em especial por intermédio da prática de exercício físico, tem grande potencial para o tratamento desta condição, sendo necessário estabelecer de maneira mais clara a eficácia e a segurança de algumas intervenções. Além disso, torna-se necessário o estabelecimento de intervenções e protocolos inovadores no âmbito do exercício físico para o tratamento da dor crônica.

OBJETIVO: Verificar os efeitos de diferentes protocolos de intervenção com exercícios físicos e o impacto da inatividade física em pessoas com dor crônica e fatores a ela relacionados.

MÉTODOS: Serão realizados estudos de revisão sistemática, estudos observacionais e ensaios clínicos randomizados e controlados, em indivíduos de diferentes faixas etárias, de ambos os sexos, com dor crônica. Dependendo do subprojeto, as seguintes condições de dor crônica serão consideradas: com causa específica ou inespecífica. As avaliações deverão envolver instrumentos para avaliação da intensidade da dor e incapacidade, além de diferentes testes físicos e motores. Em relação às intervenções, serão considerados, por exemplo: exercícios de estabilização segmentar, exercícios multicomponentes, além da testagem de novas técnicas e protocolos de exercícios. As diferentes formas de intervenção com exercícios físicos serão comparadas entre si, ou com outras técnicas tipicamente utilizadas para tratamento da dor crônica, como: fisioterapia convencional, terapia manual e bandagem elástica. Nos estudos observacionais e de revisão sistemática, serão consideradas como variáveis de exposição, a inatividade física e/ou diferentes formas de exercício físico e como desfecho, diferentes condições envolvendo a dor crônica. Em relação aos procedimentos estatísticos dos ensaios clínicos, será utilizada principalmente análise de variância com medidas repetidas, comparando-se os grupos de intervenção e controle ao longo do tempo. Para os estudos observacionais, medidas de associação serão utilizadas para verificar o impacto das variáveis de exposição (ex.: atividade física, inatividade física e comportamento sedentário) sobre os desfechos de interesse (ex.: dor e incapacidade).

RESULTADOS ESPERADOS: O presente projeto possui potencial para determinar a eficácia e segurança dos programas de exercício físico e impacto da inatividade física sobre a dor crônica em diferentes populações, de forma a contribuir com a literatura sobre a temática e com a tomada de decisões no âmbito da prática profissional. Terá a capacidade ainda, de apresentar aos profissionais ligados à área do exercício físico, possibilidades inovadoras de intervenção em pessoas com diferentes condições de dor crônica.