Ingressantes 2025

Mestrado em Ensino

Apresentação

A partir da criação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em 2006, emergiu a perspectiva de fortalecimento da área de Ensino nessa Instituição, que oferece cursos de licenciatura em seus três campi. Desde a integração das Faculdades Estaduais isoladas do Norte do Paraná, sua transformação em UENP e a efetivação de novos docentes, diálogos interdisciplinares foram estabelecidos no sentido de pensar a criação de um programa de formação stricto sensu voltado às demandas regionais de qualificação de professores da Educação Básica e do Ensino Superior. 

Nesse sentido, docentes dos colegiados de Ciências Biológicas e de Matemática do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE), do campus de Cornélio Procópio (CCP), propuseram a criação do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) – Mestrado Profissional, uma proposta interdisciplinar de formação docente que fora aprovada em 29 de outubro de 2015 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC), homologada na 160ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES).

A área de “Ensino” foi constituída por decisão do Conselho Superior da CAPES em 2011 e está inserida na grande área Multidisciplinar. Foi nucleada na antiga área de Ensino de Ciências e Matemática, da qual guarda as principais referências de organização e avaliação de Programas de Pós-Graduação no Brasil. Com tradição de uma década e meia, esses programas atuam principalmente na pesquisa e em produções didático-pedagógicas voltadas ao ensino de conteúdos específicos, promovendo interlocuções entre esses conteúdos e os conhecimentos pedagógicos para seu ensino.

Nesse contexto, o PPGEN/UENP foi configurado com o compromisso de promover uma aproximação entre a academia e o contexto profissional da docência, cujas necessidades didático-pedagógicas enfrentam constantes transformações, visando a qualificação de profissionais que possam contribuir para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem nos diferentes níveis educacionais. Essa aproximação inclui considerar a participação de estudantes oriundos ou não de cursos de licenciatura, como, por exemplo, egressos das áreas de Enfermagem, Administração e Informática. Isso se justifica pelo fato de muitos docentes e egressos se interessarem pela docência em cursos técnicos profissionalizantes, necessitando de maior formação didático-pedagógica. Além disso, evidencia-se que tais cursos pertencem à Educação Básica e têm sua oferta estimulada cada vez mais por políticas públicas.

Como área de concentração, o PPGEN/UENP sustenta-se no tripé “Ensino, Ciência e Tecnologia” que se desdobra em duas linhas de pesquisa: “Ensino e Aprendizagem em Ciências Naturais e Matemática” e “Formação Docente, Recursos Tecnológicos e Linguagens”, ambas destinadas à qualificação de profissionais que queiram atuar como professores (Educação Básica e Ensino Superior), mediante o desenvolvimento de pesquisas e propostas pedagógicas voltadas à prática docente em distintas áreas do conhecimento, incluindo espaços formais e não formais de aprendizagem.

Finalmente, o Programa de Pós-Graduação em Ensino apresenta-se como um importante componente de verticalização para a UENP, respondendo a demandas locais, regionais e nacionais de capacitação docente e proporcionando, por meio de pesquisas direcionadas, diálogos multi e interdisciplinares entre a Universidade e as salas de aula, a fim de promover formação reflexiva, crítica e inovadora de profissionais da docência.

Coordenação:

Prof. Dr. Rudolph dos Santos Gomes Pereira
 

Vice-coordenação:

Prof. Dr. Lucken Bueno Lucas
 

Secretária:

Thaynara Aparecida Machado

Comissão Coordenadora

Profa. Dra. Priscila Caroza Frasson Costa
 

Prof. Dr. Daniel Trevisan Sanzovo


Profa. Dra. Simone Luccas


Profa. Dra. Marília Bazan Blanco


Suplentes

Profa. Dra. Barbara Nivalda Palharini Alvim Sousa
Prof. Dr. Rodrigo de Souza Poletto

Representação Discente

Eduardo Matheus Cisz (9ª turma / Mestrado)


Luciana Souza Carvalho (1ª turma / Doutorado)
 

Suplentes

Fabiula Venilze Pereira (9ª turma / Mestrado)
Rogério Campos (1ª turma / Doutorado)

 

Além da participação nos 04 macroprojetos, os docentes do PPGEN também atuam em projetos individuais, muitos deles financiados por agências estaduais ou federais de fomento.

  • Projeto de Extensão Universidade Sem Fronteira (2017/2018): coordenado pela docente Marília Bazan Blanco, intitulado “Laboratório de atendimento psicopedagógico para crianças com dificuldade de aprendizagem em Cornélio Procópio”. Valor: R$ 82.500,00 (bolsistas: 1 coordenador/orientador, 1 recém-formado e 4 bolsistas de graduação). Fonte: Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior SETI - Fundo Paraná.
  • Projeto de Extensão Universidade Sem Fronteira (2018/2019): coordenado pela docente Roberta Negrão de Araújo, intitulado “Laboratório de atendimento psicopedagógico para crianças com dificuldade de aprendizagem em Cornélio Procópio” (Continuidade do projeto especificado no item a). Valor: R$ 82.500,00 (bolsistas: 1 coordenador/orientador, 1 recém-formado e 4 bolsistas de graduação). Fonte: Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior SETI - Fundo Paraná.
  • Projeto de Extensão Universidade Sem Fronteira (aprovado em 2018): coordenado pelo docente João Coelho Neto, intitulado “Autismo e discalculia: formação de professores de escolas de baixo IDEB para o uso das tecnologias da informação e comunicação”. Valor: R$ 82.500,00 (bolsistas: 1 coordenador/orientador, 1 recém-formado e 4 bolsistas de graduação). Fonte: Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior SETI - Fundo Paraná.
  • Projeto de Extensão Universidade Sem Fronteira (aprovado em 2018): coordenado pelo docente Carlos Cesar Freitas, intitulado “Capacitação Tecnológica da Agricultura Familiar”. Valor: R$ 84.400,00 (bolsistas: 1 coordenador/orientador, 1 recém-formado e 4 bolsistas de graduação, diárias e equipamentos). Fonte: Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior SETI - Fundo Paraná.
  • Programa Bolsa Sênior. Projeto aprovado pela Profa. Marinez Meneghello Passos (com duração até 2020), Ato da Diretoria 095/2015, referente à Chamada Pública 09/2015-Programa Bolsa-Sênior. Projeto intitulado “Análises Qualitativas: Possibilidades de Aplicação nas pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática”. Valor: R$ 144.000,00 (duração de 04 anos). Fonte: Fundação Araucária (Paraná).
  • Bolsa de Produtividade. Projeto aprovado pela Profa. Marilúcia dos santos Domingos Striquer. Ato da Diretoria 105/2018, referente à Chamada Pública 15/2017 - Programa de Bolsa Produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico/extensão. Projeto: Gêneros discursivos/textuais: dos documentários prescritivos à sala de aula. Valor R$ 24.000,00 (duração de 02 anos). Fonte: Fundação Araucária (Paraná).
  • Bolsa de Produtividade. Projeto aprovado pelo Prof. Sergio de Mello Arruda. CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (2020-2024). Valor R$ 43.200,00 (36 meses). Fonte: CNPq.
  • Bolsa de Produtividade. Projeto aprovado pela Profa Marinez Meneghello Passos. Vigência 2020-2024 - CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (2020-2024). Valor R$ 39.600,00 (duração de 04 anos). Fonte: CNPq.
  • Bolsa de Produtividade. Projeto aprovado pela Profa. Lourdes Maria Werle de Almeida. CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (2020-2024). Valor R$ 39.600,00 (36 meses). Fonte: CNPq.
  • Edital de verticalização UENP UNESPAR, Projeto aprovado pela Profa Eliana Merlin Deganutti de Barros. Chamada pública 011/2017, Edital n. 035/2017 PROPG/UENP, convênio 150/2017, intitulado “Apoio para o fortalecimento da produção científica, tecnológica e de inovação dos docentes e discentes do Mestrado Profissional em Letras da UENP”. Valor R$ 80.495,00 (para pesquisa) e R$ 34.440,00 (para internacionalização). Fonte: Fundação Araucária (Paraná).
  • Edital 42/2017– PROPG/UENP - PROGRAMA INSTITUCIONAL BOLSA-TÉCNICO da Universidade Estadual do Norte do Paraná- UENP, considerando o disposto na Chamada Pública Nº 12/2017 da Fundação Araucária, aprovado pela Profa Eliana Merlin Deganutti de Barros. Valor R$ 36.000,00 (bolsa técnico, 18 meses de duração). Fonte: Fundação Araucária.
  • Chamada Pública 20/2018, com publicação do resultado e início das atividades no ano de 2020. Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA) (resultado publicado em 2020): Programa de Infraestrutura para Jovens Pesquisadores Programa Primeiros Projetos, PPP (Acordo CNPq/FA), aprovado pelo Prof. Lucken Bueno Lucas. Valor R$ 11.000,00. Fonte: Fundação Araucária.
  • Projeto de apoio à proposição do curso de Doutorado Profissional no Programa Stricto Sensu de PósGraduação em Ensino da UENP, conforme o Edital no 01/2020 PROPG/UENP. Chamada Pública no 18/2019 da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (FA), aprovado pela profa. Simone Luccas. Valor R$ 27.700,00. Fonte: Fundação Araucária.
  • Projeto de apoio à proposição do curso de Doutorado Profissional no Programa Stricto Sensu de PósGraduação em Ensino da UENP, conforme o Edital no 01/2020 PROPG/UENP. Chamada Pública no 18/2019 da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (FA), aprovado pela profa. Simone Luccas. Valor R$ 42.700,00. Fonte: Fundação Araucária.

A partir dos Editais CAPES nº 06/2018 e 07/2018 (Programa de Residência Pedagógica e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID), houve a participação dos seguintes docentes do PPGEN:

  • Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa Robim – (coordenadora Institucional da Residência Pedagógica UENP/CCP). Valor de R$ 27.000,00 em bolsa. Fonte: CAPES.
  • Rodrigo de Souza Poletto – docente permanente (coordenador da Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas UENP/CCP). Valor de R$ 239.310,00 em bolsas para estudantes de graduação, professores da educação básica e coordenação, por 18 meses. Fonte: CAPES.
  • Eliana Merlin Deganutti de Barros – docente permanente (coordenador da Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Língua Portuguesa UENP/CCP). Valor de R$ 239.310,00 em bolsas para estudantes de graduação, professores da educação básica e coordenação, por 18 meses. Fonte: CAPES.
  • Priscila Caroza Frasson Costa – docente permanente (coordenadora da Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas UENP/Campus Luiz Meneghel). Valor de R$ 239.310,00 em bolsas para estudantes de graduação, professores da educação básica e coordenação, por 18 meses. Fonte: CAPES.
  • Lucken Bueno Lucas – docente permanente (coordenador do subprojeto PIBID do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas UENP/CCP). Valor de R$ 239.310,00 em bolsas para estudantes de graduação, professores da educação básica e coordenação, por 18 meses. Fonte: CAPES.
  • João Coelho Neto – docente permanente. Projeto de Desenvolvimento Tecnológico. Edital MEC/SEB/FNDE - Guia de Evidências Educacionais - Realização de Revisão Sistemática da Literatura na área de Tecnologias Educacionais Aplicadas à Educação Básica. Bolsa R$ 9.000,00 - Recurso MEC/UFAL.

Ao todo, entre os Projetos de verticalização do Ensino Superior, Internacionalização, Extensão Universidade Sem Fronteira, Bolsa Pesquisador Sênior, Programa Residência Pedagógica e PIBID, os docentes acima mencionados captaram mais de R$ 1.847,875,00 (um milhão, oitocentos e quarenta e sete mil, oitocentos e setenta e cinco reais).

No que diz respeito ao pagamento de bolsas de Iniciação Científica, sejam elas do CNPq, Fundação Araucária ou bolsa Institucional UENP, em 2017, 2018, 2019 e 2020 os seguintes docentes possuíram projetos contemplados:

- Annecy Tojeiro Giordani (9 bolsas)

- Antonio Stabelini Neto (04 bolsas)

- Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa Robim (02 bolsas)

- Carlos Cesar Garcia Freitas (02 bolsas)

- Daniel Trevisan Sanzovo (03 bolsas)

- Eliana Merlin Deganutti de Barros (09 bolsas)

- Hilda Helena Sovierzoski (02 bolsas)

- João Coelho Neto (04 bolsas)

- Letícia Jovelina Storto (05 bolsas)

- Lourdes Maria Werle de Almeida (01 bolsa)

- Lucken Bueno Lucas (03 bolsas)

- Maria José Quina Galdino (07 bolsas)

- Marilia Bazan Blanco (06 bolsas)

- Marilúcia dos Santos Domingos Striquer (10 bolsas)

- Priscila Caroza Frasson Costa (01 bolsa)

- Roberta Negrão de Araujo (12 bolsas)

- Rodrigo de Souza Poletto (02 bolsas)

- Rudolph dos Santos Gomes Pereira (05 bolsas)

- Selma dos Santos Rosa (03 bolsas)

- Simone Luccas (07 bolsas)

- William Junior do Nascimento (01 bolsa)

No total, foram 98 bolsas PIBIC de R$ 400,00 cada, com duração de 12 meses, totalizando uma captação de R$ 470.400,00 (quatrocentos e setenta mil e quatrocentos reais).

 

 

Para envio de requerimentos à secretaria, os estudantes do Porgrama de Pós-Graduação em Ensino PPGEN/UENP deverão utilizar a Central de Serviços do SUAP (Sistema Acadêmico). No menu do SUAP, selecionar a opção: Central de Serviços -> Abrir Chamado -> Secretaria de Pós-Graduação - Campus de Cornélio Procópio.

Qualquer dúvida sobre como abrir um chamado no SUAP, você poderá utilizar o "Tutorial para Abertura e Acompanhamento de Chamado".

 

Maiores Informações:

Secretaria do Programa de Pós-graduação em Ensino – UENP.
E-mail:

PPGEN - FORMULÁRIOS E MODELOS PARA DISCENTES

 

 

A oferta de vagas para o Mestrado Profissional em Ensino será anual. A primeira seleção, em 2016, disponibilizará até 13 vagas. Dessa forma, seguindo uma distribuição equitativa, o corpo docente permanente do Programa possuirá contingente compatível com a demanda da proposta. Quanto ao número máximo de orientações, serão obedecidas as normatizações da CAPES. 

 

MESTRADO

 

DOUTORADO

Por se tratar de um Programa Profissional, os estudantes deverão desenvolver um Trabalho de Conclusão do Mestrado, contendo uma produção técnica acompanhada de um relato substanciado (teórico-metodológico), conforme indicado em documento da área de Ensino (APCN). Essa produção compreende produtos e processos educacionais que possam ser utilizados por professores e outros profissionais envolvidos com o ensino. Podem ser mídias educacionais (vídeos, simulações, animações, experimentos virtuais, áudios, objetos de aprendizagem, aplicativos de modelagem, aplicativos de aquisição e análise de dados, ambientes de aprendizagem, páginas de internet e blogs, jogos educacionais, jogos eletrônicos educacionais etc.); protótipos educacionais e materiais para atividades experimentais; propostas de ensino (sugestões de experimentos e outras atividades práticas, sequências didáticas, propostas de intervenção etc.); material textual (manuais, guias, textos de apoio, livros didáticos e paradidáticos, histórias em quadrinhos e similares); materiais interativos (jogos, kits e similares); atividades de extensão (exposições científicas, cursos, oficinas, ciclos de palestras, exposições, atividades de divulgação científica e outras). De acordo com a natureza da área e a finalidade do curso, outros formatos podem ser admitidos, desde que previamente propostos e aprovados pela CAPES.