Programa de Pós-Graduação em Ensino
Mestrado e Doutorado Profissionais em Ensino
A partir da criação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em 2006, emergiu a perspectiva de fortalecimento da área de Ensino nessa Instituição, que oferece cursos de licenciatura em seus três campi. Desde a integração das Faculdades Estaduais isoladas do Norte do Paraná, sua transformação em UENP e a efetivação de novos docentes, diálogos interdisciplinares foram estabelecidos no sentido de pensar a criação de um programa de formação stricto sensu voltado às demandas regionais de qualificação de professores da Educação Básica e do Ensino Superior.
Nesse sentido, docentes dos colegiados de Ciências Biológicas e de Matemática do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE), do campus de Cornélio Procópio (CCP), propuseram a criação do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN), Mestrado Profissional, uma proposta interdisciplinar de formação docente aprovada em 29 de outubro de 2015 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC), homologada na 160ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES).
A área de "Ensino" foi constituída por decisão do Conselho Superior da CAPES em 2011 e está inserida na grande área Multidisciplinar. Foi nucleada na antiga área de Ensino de Ciências e Matemática, da qual guarda as principais referências de organização e avaliação de Programas de Pós-Graduação no Brasil. Com tradição de uma década e meia, esses programas atuam principalmente na pesquisa e em produções didático-pedagógicas voltadas ao ensino de conteúdos específicos, promovendo interlocuções entre esses conteúdos e os conhecimentos pedagógicos para seu ensino.
Nesse contexto, o PPGEN/UENP foi configurado com o compromisso de promover uma aproximação entre a academia e o contexto profissional da docência, cujas necessidades didático-pedagógicas enfrentam constantes transformações, visando a qualificação de profissionais que possam contribuir para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem nos diferentes níveis educacionais. Essa aproximação inclui considerar a participação de estudantes oriundos ou não de cursos de licenciatura, como, por exemplo, egressos das áreas de Enfermagem, Administração e Informática. Isso se justifica pelo fato de muitos docentes e egressos se interessarem pela docência em cursos técnicos profissionalizantes, necessitando de maior formação didático-pedagógica. Além disso,
evidencia-se que tais cursos pertencem à Educação Básica e têm sua oferta estimulada cada vez mais por políticas públicas.
Como área de concentração, o PPGEN/UENP sustenta-se no tripé “Ensino, Ciência e Tecnologia” que se desdobra em duas linhas de pesquisa: “Ensino e Aprendizagem em Ciências Naturais e Matemática” e “Formação Docente, Recursos Tecnológicos e Linguagens”; ambas destinadas à qualificação de profissionais que queiram atuar como professores (Educação Básica e Ensino Superior), mediante o desenvolvimento de pesquisas e propostas pedagógicas voltadas à prática docente em distintas áreas do conhecimento, incluindo espaços formais e não formais de aprendizagem.
Todavia, com a aprovação do curso de Doutorado Profissional em Ensino da UENP, a partir da 221ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), ao final de 2023, toda a estrutura curricular do programa precisou ser renovada, como previsto no Planejamento Estratégico do quadriênio 2021-2024. Assim, o PPGEN conservou sua área de concentração, mas ampliou suas linhas de pesquisa e os macroprojetos a elas vinculados, assumindo uma nova configuração a partir de 2025:
Área de concentração: Ensino, Ciência e Tecnologia.
Linha de Pesquisa 1 - Ensino e Formação de Professores: que contempla estudos voltados à formação de professores e à produção de materiais pedagógicos para o ensino.
Linha de Pesquisa 2 – Aprendizagem de conteúdos (Inter)disciplinares, Tecnologias e Inovação: que abrange os processos de ensino e de aprendizagem, em diferentes campos disciplinares, seus fundamentos histórico-filosóficos e sua relação com a educação escolar/universitária.
Com a aprovação do curso, o PPGEN ganhou destaque nos cenários regional, estadual e nacional, evidenciando o comprometimento de uma equipe de pesquisadores de altíssimo nível e estudantes dedicados. Esse foi o ponto alto de uma trajetória de muito trabalho ao longo de 8 anos de existência do programa.
Ancorados nas linhas de pesquisa do PPGEN estão 4 macroprojetos. Eles têm a função de orientar e subsidiar o desenvolvimento das teses, dissertações e produções técnicas do programa. Portanto, os docentes, seus respectivos orientandos e as pesquisas em desenvolvimento encontram-se vinculados a tais projetos, sendo eles:
- Produtos Educacionais voltados à Formação de Professores (L1)
- Produtos Educacionais voltados ao Ensino (L1)
- Produtos Educacionais voltados à aprendizagem na Educação Básica (L2)
- Produtos Educacionais voltados à aprendizagem no Ensino Superior (L2)
Mediante tal constituição, a MISSÃO do PPGEN/UENP consiste em promover a formação continuada de professores, assumindo a pesquisa em Ensino como elemento central para a elaboração de produtos e processos educacionais pautados em conhecimento teórico, metodológico e tecnológico de alto nível, voltado aos diferentes segmentos e contextos educativos, com vistas à melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem.
Como VISÃO, o programa estabelece o compromisso de promover a formação de professores para a Educação Básica e para o ensino superior, em nível de excelência, priorizando a reflexão sobre as problemáticas da prática docente, a fim de investigá-la e transformá-la, mediante a realização de pesquisa qualificada, crítica e inovadora, dotada de responsabilidade ética e sensível aos direitos de aprendizagem dos alunos, atendendo aos diferentes campos disciplinares, níveis escolares e configurações de aprendizagem.
Já os VALORES cultivados no programa refletem seu compromisso com o desenvolvimento humano e social. São seus valores gerais: Ética, Sustentabilidade, Preservação do Meio Ambiente, Responsabilidade Socioambiental, Solidariedade, Justiça, Democracia, Diversidade, Inovação, Inclusão Social, Cordialidade, Reconhecimento e Trabalho para a Formação Profissional da Docência de Alto Nível.
Finalmente, o Programa de Pós-Graduação em Ensino apresenta-se como um importante componente de verticalização para a UENP, respondendo a demandas locais, regionais e nacionais de capacitação docente e proporcionando, por meio de pesquisas direcionadas, diálogos multi e interdisciplinares entre a universidade e as salas de aula, a fim de promover formação reflexiva, crítica e inovadora de profissionais da docência.
Coordenação:
Prof. Dr. Rudolph dos Santos Gomes Pereira
coord [DOT] ppgen [AT] uenp [DOT] edu [DOT] br
Vice-coordenação:
Prof. Dr. Lucken Bueno Lucas
coord [DOT] ppgen [AT] uenp [DOT] edu [DOT] br
Secretária:
Thaynara Aparecida Machado
sec [DOT] ppgen [AT] uenp [DOT] edu [DOT] br
Comissão Coordenadora
Profa. Dra. Priscila Caroza Frasson Costa
priscila [AT] uenp [DOT] edu [DOT] br
Prof. Dr. Daniel Trevisan Sanzovo
dsanzovo [AT] uenp [DOT] edu [DOT] br
Profa. Dra. Simone Luccas
simoneluccas [AT] uenp [DOT] edu [DOT] br
Profa. Dra. Marília Bazan Blanco
mariliabazan [AT] uenp [DOT] edu [DOT] br
Suplentes
Profa. Dra. Barbara Nivalda Palharini Alvim Sousa
Prof. Dr. Rodrigo de Souza Poletto
Representação Discente
Eduardo Matheus Cisz (9ª turma / Mestrado)
eduardocisz [AT] hotmail [DOT] com
Luciana Souza Carvalho (1ª turma / Doutorado)
lucianacarvalho [AT] smeourinhos [DOT] sp [DOT] gov [DOT] br
Suplentes
Fabiula Venilze Pereira (9ª turma / Mestrado)
Rogério Campos (1ª turma / Doutorado)