Ingressantes 2025

Mestrado em Ensino

Mestrado e Doutorado Profissionais em Ensino

A partir da criação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em 2006, emergiu a perspectiva de fortalecimento da área de Ensino nessa Instituição, que oferece cursos de licenciatura em seus três campi. Desde a integração das Faculdades Estaduais isoladas do Norte do Paraná, sua transformação em UENP e a efetivação de novos docentes, diálogos interdisciplinares foram estabelecidos no sentido de pensar a criação de um programa de formação stricto sensu voltado às demandas regionais de qualificação de professores da Educação Básica e do Ensino Superior. 

Nesse sentido, docentes dos colegiados de Ciências Biológicas e de Matemática do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE), do campus de Cornélio Procópio (CCP), propuseram a criação do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN), Mestrado Profissional, uma proposta interdisciplinar de formação docente aprovada em 29 de outubro de 2015 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC), homologada na 160ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES).

A área de "Ensino" foi constituída por decisão do Conselho Superior da CAPES em 2011 e está inserida na grande área Multidisciplinar. Foi nucleada na antiga área de Ensino de Ciências e Matemática, da qual guarda as principais referências de organização e avaliação de Programas de Pós-Graduação no Brasil. Com tradição de uma década e meia, esses programas atuam principalmente na pesquisa e em produções didático-pedagógicas voltadas ao ensino de conteúdos específicos, promovendo interlocuções entre esses conteúdos e os conhecimentos pedagógicos para seu ensino.

Nesse contexto, o PPGEN/UENP foi configurado com o compromisso de promover uma aproximação entre a academia e o contexto profissional da docência, cujas necessidades didático-pedagógicas enfrentam constantes transformações, visando a qualificação de profissionais que possam contribuir para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem nos diferentes níveis educacionais. Essa aproximação inclui considerar a participação de estudantes oriundos ou não de cursos de licenciatura, como, por exemplo, egressos das áreas de Enfermagem, Administração e Informática. Isso se justifica pelo fato de muitos docentes e egressos se interessarem pela docência em cursos técnicos profissionalizantes, necessitando de maior formação didático-pedagógica. Além disso,
evidencia-se que tais cursos pertencem à Educação Básica e têm sua oferta estimulada cada vez mais por políticas públicas.

Como área de concentração, o PPGEN/UENP sustenta-se no tripé “Ensino, Ciência e Tecnologia” que se desdobra em duas linhas de pesquisa: “Ensino e Aprendizagem em Ciências Naturais e Matemática” e “Formação Docente, Recursos Tecnológicos e Linguagens”; ambas destinadas à qualificação de profissionais que queiram atuar como professores (Educação Básica e Ensino Superior), mediante o desenvolvimento de pesquisas e propostas pedagógicas voltadas à prática docente em distintas áreas do conhecimento, incluindo espaços formais e não formais de aprendizagem.

Todavia, com a aprovação do curso de Doutorado Profissional em Ensino da UENP, a partir da 221ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), ao final de 2023, toda a estrutura curricular do programa precisou ser renovada, como previsto no Planejamento Estratégico do quadriênio 2021-2024. Assim, o PPGEN conservou sua área de concentração, mas ampliou suas linhas de pesquisa e os macroprojetos a elas vinculados, assumindo uma nova configuração a partir de 2025:

Área de concentração: Ensino, Ciência e Tecnologia.

Linha de Pesquisa 1 - Ensino e Formação de Professores: que contempla estudos voltados à formação de professores e à produção de materiais pedagógicos para o ensino.

Linha de Pesquisa 2 – Aprendizagem de conteúdos (Inter)disciplinaresTecnologias e Inovação: que abrange os processos de ensino e de aprendizagem, em diferentes campos disciplinares, seus fundamentos histórico-filosóficos e sua relação com a educação escolar/universitária.

Com a aprovação do curso, o PPGEN ganhou destaque nos cenários regional, estadual e nacional, evidenciando o comprometimento de uma equipe de pesquisadores de altíssimo nível e estudantes dedicados. Esse foi o ponto alto de uma trajetória de muito trabalho ao longo de 8 anos de existência do programa.

Ancorados nas linhas de pesquisa do PPGEN estão 4 macroprojetos. Eles têm a função de orientar e subsidiar o desenvolvimento das teses, dissertações e produções técnicas do programa. Portanto, os docentes, seus respectivos orientandos e as pesquisas em desenvolvimento encontram-se vinculados a tais projetos, sendo eles:

- Produtos Educacionais voltados à Formação de Professores (L1)

- Produtos Educacionais voltados ao Ensino (L1)

- Produtos Educacionais voltados à aprendizagem na Educação Básica (L2)

- Produtos Educacionais voltados à aprendizagem no Ensino Superior (L2)

Mediante tal constituição, a MISSÃO do PPGEN/UENP consiste em promover a formação continuada de professores, assumindo a pesquisa em Ensino como elemento central para a elaboração de produtos e processos educacionais pautados em conhecimento teórico, metodológico e tecnológico de alto nível, voltado aos diferentes segmentos e contextos educativos, com vistas à melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem.

Como VISÃO, o programa estabelece o compromisso de promover a formação de professores para a Educação Básica e para o ensino superior, em nível de excelência, priorizando a reflexão sobre as problemáticas da prática docente, a fim de investigá-la e transformá-la, mediante a realização de pesquisa qualificada, crítica e inovadora, dotada de responsabilidade ética e sensível aos direitos de aprendizagem dos alunos, atendendo aos diferentes campos disciplinares, níveis escolares e configurações de aprendizagem.

Já os VALORES cultivados no programa refletem seu compromisso com o desenvolvimento humano e social. São seus valores gerais: Ética, Sustentabilidade, Preservação do Meio Ambiente, Responsabilidade Socioambiental, Solidariedade, Justiça, Democracia, Diversidade, Inovação, Inclusão Social, Cordialidade, Reconhecimento e Trabalho para a Formação Profissional da Docência de Alto Nível.

Finalmente, o Programa de Pós-Graduação em Ensino apresenta-se como um importante componente de verticalização para a UENP, respondendo a demandas locais, regionais e nacionais de capacitação docente e proporcionando, por meio de pesquisas direcionadas, diálogos multi e interdisciplinares entre a universidade e as salas de aula, a fim de promover formação reflexiva, crítica e inovadora de profissionais da docência.

Coordenação:

Prof. Dr. Rudolph dos Santos Gomes Pereira
coord [DOT] ppgen [AT] uenp [DOT] edu [DOT] br 

Vice-coordenação:

Prof. Dr. Lucken Bueno Lucas
coord [DOT] ppgen [AT] uenp [DOT] edu [DOT] br 

Secretária:

Thaynara Aparecida Machado
sec [DOT] ppgen [AT] uenp [DOT] edu [DOT] br

Comissão Coordenadora

Profa. Dra. Priscila Caroza Frasson Costa
priscila [AT] uenp [DOT] edu [DOT] br 

Prof. Dr. Daniel Trevisan Sanzovo
dsanzovo [AT] uenp [DOT] edu [DOT] br

Profa. Dra. Simone Luccas
simoneluccas [AT] uenp [DOT] edu [DOT] br

Profa. Dra. Marília Bazan Blanco
mariliabazan [AT] uenp [DOT] edu [DOT] br

Suplentes

Profa. Dra. Barbara Nivalda Palharini Alvim Sousa
Prof. Dr. Rodrigo de Souza Poletto

Representação Discente

Eduardo Matheus Cisz (9ª turma / Mestrado)
eduardocisz [AT] hotmail [DOT] com

Luciana Souza Carvalho (1ª turma / Doutorado)
lucianacarvalho [AT] smeourinhos [DOT] sp [DOT] gov [DOT] br 

Suplentes

Fabiula Venilze Pereira (9ª turma / Mestrado)
Rogério Campos (1ª turma / Doutorado)

 

Além da participação nos 04 macroprojetos, os docentes do PPGEN também atuam em projetos individuais, muitos deles financiados por agências estaduais ou federais de fomento.

Projetos com fomento quadriênio 2021-2024

  • Chamada Pública 19/2023 - Programa de apoio a ambientes promotores de inovação no Paraná edição instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTS): projeto coordenado pelo docente João Coelho Neto, intitulado “Espaço Maker Campus Cornélio Procópio” (duração de 03 anos). Valor: R$ 100.000,00. Fonte: Fundação Araucária.
  • Projeto de pesquisa coordenado pela docente Marilia Bazan Blanco, intitulado “NEADE TEA - NÚCLEO DE ESTUDOS, PESQUISAS E AÇÕES FRENTE À DIVERSIDADE EDUCACIONAL: UM OLHAR PARA O TEA” (duração de 02 anos). Valor: R$ 101.744,00. Fonte: Fundo Paraná.
  • Projeto de extensão coordenado pelas docentes Marilia Bazan Blanco e Roberta Negrão de Araújo, intitulado “LABORATÓRIO DE ATENDIMENTO PARA CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO MUNICÍPIO DE CORNÉLIO PROCÓPIO” (duração de 01 ano). Valor: R$ 180.366,00. Fonte:  Fundo Paraná.
  • Bolsa de produtividade. Projeto aprovado pela docente Marinez Meneghello Passos, intitulado “Experiências metacognitivas para a aprendizagem de Ciências e Matemática” (2023-2026). Valor: R$ 69.600,00. Fonte: CNPq.
  • Projeto de pesquisa coordenado pelo docente Pedro Henrique Carnevalli Fernandes, intitulado “Cidades pequenas, dinâmicas socioespaciais e desenvolvimento regional no Brasil” (duração de 1 ano e meio). Valor: R$ 78.900,00. Fonte: CNPq
  • Projeto de pesquisa coordenado pela docente Priscila Caroza Frasson Costa, intitulado “Quintas da Ciência da UENP” (2024-2026). Valor: R$ 99.360,50. Fonte: Fundação Araucária.
  • Bolsa Produtividade. Projeto aprovado pelo docente Sergio de Mello Arruda, intitulado “Ação docente, ação discente e suas conexões” (fase I e fase II). Valor: R$ 211.200,00 (2020-2024). Fonte: CNPq.
  • Projeto de extensão: coordenado pela docente Vanessa Maria Ludka, intitulado “Rede de fortalecimento da autonomia das mulheres procopenses por meio do fomento da capacitação para o trabalho voltados à inclusão tecnológica, produtiva, mercantil e do combate ao empobrecimento e à fome” (2022-2024). Valor: R$ 32.983,00. Fonte: Fundação Araucária.
  • Projeto de Pesquisa coordenado pelos docentes Lourdes Maria Werle, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa, Lucken Bueno Lucas e Rudolph dos Santos Gomes, intitulado “Caracterizando dimensões da construção de significado na sala de aula: o caso de atividades de modelagem matemática”. Valor: R$ 230.000,00. Fonte: CNPq.
  • Projeto de pesquisa coordenado pelo docente Lucken Bueno Lucas, intitulado “Rede Paraná Faz Ciência - Clubes de Ciências/UENP” (Projeto vinculado aos Núcleos Regionais de Educação de Cornélio Procópio, Ibaiti, Jacarezinho e Wenceslau Braz). Valor: R$ 541.500,00. Fonte: Fundação Araucária.
  • Projeto de pesquisa coordenado pelos docentes Lucken Bueno Lucas e Simone Luccas, intitulado “Avaliação da aprendizagem no Ensino de Ciências a partir da Axiologia”. Valor: R$ 69.600,00. Fonte: CNPq.
  • Projeto de pesquisa coordenado pelo docente Lucken Bueno Lucas, intitulado “Mapeamento de pesquisas sobre as possíveis contribuições dos planetários como espaços de alfabetização científica, junto à UENP” (2023-2025). Valor: R$ 468.294,00. Fonte: SETI/Fundo Paraná.
  • Em editais institucionais (internos da UENP) o PPGEN aprovou recursos provenientes de emendas governamentais vinculadas à SETI/FUNDO PARANÁ, no valor de R$ 134.799,00, quantia empregada na aquisição de equipamentos eletrônicos e no pagamento de bolsas para os alunos do programa.

Por fim, cabe evidenciar que ao menos 70% dos docentes permanentes do PPGEN aprovaram projetos institucionais de iniciação científica, vinculados aos cursos de graduação, com fomento junto ao CNPq e à Fundação Araucária. Também, os docentes Priscila Caroza Frasson Costa, Roberta Negrão de Araújo e Rodrigo de Souza Poletto atuaram nos programas PIBID e Residência Pedagógica, vinculando UENP (cursos de graduação) e educação básica.

Assim, como informado anteriormente, os docentes permanentes do PPGEN/UENP captaram mais de 2 milhões e trezentos mil reais no quadriênio avaliado, por meio de projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Projetos com fomento quadriênio 2017-2020

  • Projeto de Extensão Universidade Sem Fronteira (2017/2018): coordenado pela docente Marília Bazan Blanco, intitulado “Laboratório de atendimento psicopedagógico para crianças com dificuldade de aprendizagem em Cornélio Procópio”. Valor: R$ 82.500,00 (bolsistas: 1 coordenador/orientador, 1 recém-formado e 4 bolsistas de graduação). Fonte: Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior SETI - Fundo Paraná.
  • Projeto de Extensão Universidade Sem Fronteira (2018/2019): coordenado pela docente Roberta Negrão de Araújo, intitulado “Laboratório de atendimento psicopedagógico para crianças com dificuldade de aprendizagem em Cornélio Procópio” (Continuidade do projeto especificado no item a). Valor: R$ 82.500,00 (bolsistas: 1 coordenador/orientador, 1 recém-formado e 4 bolsistas de graduação). Fonte: Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior SETI - Fundo Paraná.
  • Projeto de Extensão Universidade Sem Fronteira (aprovado em 2018): coordenado pelo docente João Coelho Neto, intitulado “Autismo e discalculia: formação de professores de escolas de baixo IDEB para o uso das tecnologias da informação e comunicação”. Valor: R$ 82.500,00 (bolsistas: 1 coordenador/orientador, 1 recém-formado e 4 bolsistas de graduação). Fonte: Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior SETI - Fundo Paraná.
  • Projeto de Extensão Universidade Sem Fronteira (aprovado em 2018): coordenado pelo docente Carlos Cesar Freitas, intitulado “Capacitação Tecnológica da Agricultura Familiar”. Valor: R$ 84.400,00 (bolsistas: 1 coordenador/orientador, 1 recém-formado e 4 bolsistas de graduação, diárias e equipamentos). Fonte: Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior SETI - Fundo Paraná.
  • Programa Bolsa Sênior. Projeto aprovado pela Profa. Marinez Meneghello Passos (com duração até 2020), Ato da Diretoria 095/2015, referente à Chamada Pública 09/2015-Programa Bolsa-Sênior. Projeto intitulado “Análises Qualitativas: Possibilidades de Aplicação nas pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática”. Valor: R$ 144.000,00 (duração de 04 anos). Fonte: Fundação Araucária (Paraná).
  • Bolsa de Produtividade. Projeto aprovado pela Profa. Marilúcia dos santos Domingos Striquer. Ato da Diretoria 105/2018, referente à Chamada Pública 15/2017 - Programa de Bolsa Produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico/extensão. Projeto: Gêneros discursivos/textuais: dos documentários prescritivos à sala de aula. Valor R$ 24.000,00 (duração de 02 anos). Fonte: Fundação Araucária (Paraná).
  • Bolsa de Produtividade. Projeto aprovado pelo Prof. Sergio de Mello Arruda. CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (2020-2024). Valor R$ 43.200,00 (36 meses). Fonte: CNPq.
  • Bolsa de Produtividade. Projeto aprovado pela Profa Marinez Meneghello Passos. Vigência 2020-2024 - CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (2020-2024). Valor R$ 39.600,00 (duração de 04 anos). Fonte: CNPq.
  • Bolsa de Produtividade. Projeto aprovado pela Profa. Lourdes Maria Werle de Almeida. CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (2020-2024). Valor R$ 39.600,00 (36 meses). Fonte: CNPq.
  • Edital de verticalização UENP UNESPAR, Projeto aprovado pela Profa Eliana Merlin Deganutti de Barros. Chamada pública 011/2017, Edital n. 035/2017 PROPG/UENP, convênio 150/2017, intitulado “Apoio para o fortalecimento da produção científica, tecnológica e de inovação dos docentes e discentes do Mestrado Profissional em Letras da UENP”. Valor R$ 80.495,00 (para pesquisa) e R$ 34.440,00 (para internacionalização). Fonte: Fundação Araucária (Paraná).
  • Edital 42/2017– PROPG/UENP - PROGRAMA INSTITUCIONAL BOLSA-TÉCNICO da Universidade Estadual do Norte do Paraná- UENP, considerando o disposto na Chamada Pública Nº 12/2017 da Fundação Araucária, aprovado pela Profa Eliana Merlin Deganutti de Barros. Valor R$ 36.000,00 (bolsa técnico, 18 meses de duração). Fonte: Fundação Araucária.
  • Chamada Pública 20/2018, com publicação do resultado e início das atividades no ano de 2020. Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA) (resultado publicado em 2020): Programa de Infraestrutura para Jovens Pesquisadores Programa Primeiros Projetos, PPP (Acordo CNPq/FA), aprovado pelo Prof. Lucken Bueno Lucas. Valor R$ 11.000,00. Fonte: Fundação Araucária.
  • Projeto de apoio à proposição do curso de Doutorado Profissional no Programa Stricto Sensu de PósGraduação em Ensino da UENP, conforme o Edital no 01/2020 PROPG/UENP. Chamada Pública no 18/2019 da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (FA), aprovado pela profa. Simone Luccas. Valor R$ 27.700,00. Fonte: Fundação Araucária.
  • Projeto de apoio à proposição do curso de Doutorado Profissional no Programa Stricto Sensu de PósGraduação em Ensino da UENP, conforme o Edital no 01/2020 PROPG/UENP. Chamada Pública no 18/2019 da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (FA), aprovado pela profa. Simone Luccas. Valor R$ 42.700,00. Fonte: Fundação Araucária.

A partir dos Editais CAPES nº 06/2018 e 07/2018 (Programa de Residência Pedagógica e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID), houve a participação dos seguintes docentes do PPGEN:

  • Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa Robim – (coordenadora Institucional da Residência Pedagógica UENP/CCP). Valor de R$ 27.000,00 em bolsa. Fonte: CAPES.
  • Rodrigo de Souza Poletto – docente permanente (coordenador da Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas UENP/CCP). Valor de R$ 239.310,00 em bolsas para estudantes de graduação, professores da educação básica e coordenação, por 18 meses. Fonte: CAPES.
  • Eliana Merlin Deganutti de Barros – docente permanente (coordenador da Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Língua Portuguesa UENP/CCP). Valor de R$ 239.310,00 em bolsas para estudantes de graduação, professores da educação básica e coordenação, por 18 meses. Fonte: CAPES.
  • Priscila Caroza Frasson Costa – docente permanente (coordenadora da Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas UENP/Campus Luiz Meneghel). Valor de R$ 239.310,00 em bolsas para estudantes de graduação, professores da educação básica e coordenação, por 18 meses. Fonte: CAPES.
  • Lucken Bueno Lucas – docente permanente (coordenador do subprojeto PIBID do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas UENP/CCP). Valor de R$ 239.310,00 em bolsas para estudantes de graduação, professores da educação básica e coordenação, por 18 meses. Fonte: CAPES.
  • João Coelho Neto – docente permanente. Projeto de Desenvolvimento Tecnológico. Edital MEC/SEB/FNDE - Guia de Evidências Educacionais - Realização de Revisão Sistemática da Literatura na área de Tecnologias Educacionais Aplicadas à Educação Básica. Bolsa R$ 9.000,00 - Recurso MEC/UFAL.

Ao todo, entre os Projetos de verticalização do Ensino Superior, Internacionalização, Extensão Universidade Sem Fronteira, Bolsa Pesquisador Sênior, Programa Residência Pedagógica e PIBID, os docentes acima mencionados captaram mais de R$ 1.847,875,00 (um milhão, oitocentos e quarenta e sete mil, oitocentos e setenta e cinco reais).

No que diz respeito ao pagamento de bolsas de Iniciação Científica, sejam elas do CNPq, Fundação Araucária ou bolsa Institucional UENP, em 2017, 2018, 2019 e 2020 os seguintes docentes possuíram projetos contemplados:

- Annecy Tojeiro Giordani (9 bolsas)

- Antonio Stabelini Neto (04 bolsas)

- Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa Robim (02 bolsas)

- Carlos Cesar Garcia Freitas (02 bolsas)

- Daniel Trevisan Sanzovo (03 bolsas)

- Eliana Merlin Deganutti de Barros (09 bolsas)

- Hilda Helena Sovierzoski (02 bolsas)

- João Coelho Neto (04 bolsas)

- Letícia Jovelina Storto (05 bolsas)

- Lourdes Maria Werle de Almeida (01 bolsa)

- Lucken Bueno Lucas (03 bolsas)

- Maria José Quina Galdino (07 bolsas)

- Marilia Bazan Blanco (06 bolsas)

- Marilúcia dos Santos Domingos Striquer (10 bolsas)

- Priscila Caroza Frasson Costa (01 bolsa)

- Roberta Negrão de Araujo (12 bolsas)

- Rodrigo de Souza Poletto (02 bolsas)

- Rudolph dos Santos Gomes Pereira (05 bolsas)

- Selma dos Santos Rosa (03 bolsas)

- Simone Luccas (07 bolsas)

- William Junior do Nascimento (01 bolsa)

No total, foram 98 bolsas PIBIC de R$ 400,00 cada, com duração de 12 meses, totalizando uma captação de R$ 470.400,00 (quatrocentos e setenta mil e quatrocentos reais). 

 

Para envio de requerimentos à secretaria, os estudantes do Porgrama de Pós-Graduação em Ensino PPGEN/UENP deverão utilizar a Central de Serviços do SUAP (Sistema Acadêmico). No menu do SUAP, selecionar a opção: Central de Serviços -> Abrir Chamado -> Secretaria de Pós-Graduação - Campus de Cornélio Procópio.

Qualquer dúvida sobre como abrir um chamado no SUAP, você poderá utilizar o "Tutorial para Abertura e Acompanhamento de Chamado".

 

Maiores Informações:

Secretaria do Programa de Pós-graduação em Ensino – UENP.
E-mail: sec [DOT] ppgen [AT] uenp [DOT] edu [DOT] br

PPGEN - FORMULÁRIOS E MODELOS PARA DISCENTES

 

 

A oferta de vagas para do Programa de Pós-Graduação em Ensino será anual. Para o curso de Mestrado serão disponibilizadas 28 vagas e para o curso de doutorado, serão ofertadas 12 vagas. Dessa forma, seguindo uma distribuição equitativa, o corpo docente permanente do Programa possuirá contingente compatível com a demanda da proposta. Quanto ao número máximo de orientações, serão obedecidas as normatizações da CAPES.

 

MESTRADO

 

DOUTORADO

Por se tratar de um Programa Profissional, os estudantes deverão desenvolver um Trabalho de Conclusão do Mestrado, contendo uma produção técnica acompanhada de um relato substanciado (teórico-metodológico), conforme indicado em documento da área de Ensino (APCN). Essa produção compreende produtos e processos educacionais que possam ser utilizados por professores e outros profissionais envolvidos com o ensino. Podem ser mídias educacionais (vídeos, simulações, animações, experimentos virtuais, áudios, objetos de aprendizagem, aplicativos de modelagem, aplicativos de aquisição e análise de dados, ambientes de aprendizagem, páginas de internet e blogs, jogos educacionais, jogos eletrônicos educacionais etc.); protótipos educacionais e materiais para atividades experimentais; propostas de ensino (sugestões de experimentos e outras atividades práticas, sequências didáticas, propostas de intervenção etc.); material textual (manuais, guias, textos de apoio, livros didáticos e paradidáticos, histórias em quadrinhos e similares); materiais interativos (jogos, kits e similares); atividades de extensão (exposições científicas, cursos, oficinas, ciclos de palestras, exposições, atividades de divulgação científica e outras). De acordo com a natureza da área e a finalidade do curso, outros formatos podem ser admitidos, desde que previamente propostos e aprovados pela CAPES.